A dolorosa consequência da raiva contra Jesus

Ele veio para o que era seu e os seus não o receberam. (João 1:11, NVI)

Jesus saiu de Nazaré e nunca mais voltou. Pobre Nazaré! Nenhuma obra poderosa foi feita ali. Nenhuma paz com Deus foi encontrada lá. As pessoas que estavam zangadas com Jesus passaram o resto das suas vidas sem ele.

Pense nas pessoas desta cidade. Suas dívidas para com Deus não foram canceladas. A herança perdida não foi restaurada. Eles permaneceram dominados pela sua própria hostilidade – zangados com um Jesus distante.

Essa é a história de Nazaré. E é a história do nosso mundo. Você não consegue entender a história do Natal ou o nosso mundo hoje sem esta peça: “Ele veio para o que era seu e os seus não o receberam”.

Os níveis crescentes de raiva são uma marca definidora da nossa frágil cultura. Você vê que é a nossa política, nas nossas estradas e nos nossos tribunais. Você vê isso entre filhos e pais, esposas e maridos.

Uma senhora de nossa congregação falou comigo durante nossa série sobre as bem-aventuranças . Ela achou a mensagem sobre mansidão útil e disse: “Eu lidero um estudo bíblico para mulheres e há muita raiva”.

De vez em quando, a hostilidade que reside no coração humano irrompe numa onda de violência, como aconteceu na sexta-feira, e todos dizemos: “Como é que isso pôde ter acontecido?”

A natureza pecaminosa é hostil a Deus, e se você for hostil a Deus, também será hostil aos outros. Somente quando temos paz  com Deus podemos começar a experimentar a paz de  Deus.

As pessoas que ficaram tão zangadas com Jesus eram pessoas que O conheciam bem. Alguns de vocês são estudantes. Seus pais levam você à igreja.

Eles amam a Cristo, mas você não. Em seu coração você está zangado com Deus. Seu coração é hostil a Ele. Se você seguir o seu caminho atual, toda a sua vida e toda a sua eternidade estarão fora da bênção de Deus.

Alguns de vocês são pais. Você tem um filho ou uma filha, ou um cônjuge que ama a Cristo. Mas você não. Em seu coração você está zangado com Deus. Seu coração é hostil a Ele. Se você  seguir o seu caminho atual, toda a sua vida e toda a sua eternidade estarão fora da bênção de Deus.

O Natal chega e o Natal vai, e você permanece resistente à reivindicação de Jesus Cristo sobre sua vida. Há uma consequência real nisso.

Cristo veio a Nazaré, mas nenhuma obra poderosa foi realizada lá. Não deixe que isso seja dito da sua vida!

A única cura para a raiva contra Jesus

A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isso foi obra do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos. (Mateus 21:42, NVI)

Jesus está falando sobre si mesmo. Ele é a pedra rejeitada e fala de algo que Deus faria e que seria maravilhoso aos olhos das pessoas fiéis: a pedra rejeitada se tornaria a pedra angular.

Este rejeitou Jesus, foi caçado em Belém, expulso de Nazaré, expulso dos gerasenos, ameaçado de apedrejamento em Jerusalém pelos funcionários e pelas pessoas comuns e, por fim, crucificado fora da cidade.

Este Jesus é a peça central de toda a obra redentora de Deus. Deus exaltou este Jesus rejeitado ao lugar mais alto. A única cura para a raiva contra Jesus é fazer da pedra na qual você tropeçou a pedra angular da sua vida.

Isso significa que você tem que se arrepender. Você tem que dar uma volta completa em relação a Jesus, em vez de se ofender com o que Jesus diz sobre Sua glória única, sua necessidade desesperada e a liberdade soberana de Deus. Faça dessas verdades, nas quais você tropeçou uma vez, a pedra angular da sua vida.

Uma vez que você se ressentiu das reivindicações únicas de Jesus Cristo. Agora você se curva diante dele como Tomé e O confessa como seu Senhor e Salvador.

Uma vez você se ofendeu por ser chamado de “pecador”. Agora você confessa sua necessidade e pede a Ele que o purifique e lhe dê paz com Deus.

Uma vez você se ressentiu da reivindicação de Deus sobre sua vida. “Essa é a minha vida!” Agora você entrega essa vida a Ele com alegria e liberdade, enquanto pede a Ele que o salve e o redima.

A pedra que você uma vez rejeitou se torna a pedra angular da sua vida: “Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e uma rocha de escândalo; e todo aquele que nele crê não será envergonhado” (Romanos 9:33, NVI).

O Natal nos diz que Deus veio ao mundo em Jesus Cristo. Ele é a pedra de tropeço para alguns; Ele é a pedra angular para os outros. De qualquer forma, a vida e a eternidade de cada pessoa são, em última análise, determinadas pela nossa resposta a Ele.

Ele veio para os seus e os seus não o receberam, mas a todos quantos o receberam, a eles deu o direito de serem chamados filhos de Deus. (João 1:11-12, NVI)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *