A fé é como um músculo e precisa ser exercitada

A fé é como um músculo – se não for usado, vai atrofiar.

Alguns de nós gastamos tempo todos os dias exercitando certos músculos que queremos desenvolver. Você diz: “Faz uma semana que não corro e sinto a diferença”. Da mesma forma, se passar uma semana sem exercer fé, você notará a diferença. Quanto mais tempo você ficar sem usar a fé, maior o perigo de você esquecer como usar a fé completamente.

Se você já quebrou uma perna e não conseguiu usá-la por um tempo, sabe que precisa trabalhar duro para reconstruir o músculo enfraquecido pela inatividade prolongada. O fisioterapeuta trabalhará com você para reconstruir o que foi perdido por falta de uso.

Então, a fé é como um músculo e precisa ser exercitada.

A fé é dom de Deus. Não é de nós mesmos; nós a recebemos Dele. É o trabalho especial do Espírito Santo abrir nossos olhos para quem Jesus é e nos mostrar nossa necessidade Dele e criar dentro de nós a capacidade de confiar Nele. Ele lhe dá um novo coração, o dom da fé.

Mas a pergunta de Jesus em Lucas 8:25 deixa claro que você pode ter esse dom da fé e nunca usá-lo. “Onde está a sua fé?” Ele pergunta aos discípulos, depois que uma tempestade explodiu enquanto eles remavam no lago. Jesus estava dormindo na parte de trás do barco e os discípulos entraram em pânico! Mas Jesus acorda, acalma a tempestade e então pergunta: “Onde está a sua fé?” Em outras palavras: “Por que você não está exercendo a fé que dei a você?”

Com esse relato, aprendemos três maneiras de exercer fé.

Fatores de fé na capacidade de Deus

Os discípulos já haviam presenciado notáveis ​​demonstrações do poder de Jesus Cristo. Eles haviam visto Seu poder sobre doenças, demônios e morte. O problema era que, embora conhecessem o poder de Deus, eles não conseguiam fazer uma conexão entre a capacidade de Deus e a situação que estavam enfrentando. O olhou para a situação em termos puramente seculares.

Onde você precisa considerar a capacidade de Deus? É solidão? Cegueira espiritual de um membro da sua família? Um problema de saúde? Casado? A batalha de viver uma vida cristã autêntica? O medo de ser diferente?

O problema é que você avalia o problema em termos puramente seculares. Mas você já considerou a capacidade de Deus?

O Deus vivo é o Deus da situação impossível. Com Deus tudo é possivel. Fatores de fé na capacidade de Deus. Onde está sua fé?

A fé se submete à soberania de Deus

Assim que falamos sobre a capacidade de Deus, enfrentamos algumas questões sérias.

Regozijamo-nos com as histórias da intervenção milagrosa de Deus na vida das pessoas para trazer salvação, libertação e cura. Sabemos que Deus é capaz de fazer essas coisas. Nossa pergunta é por que, se Ele tem a capacidade, não o faz sempre?

A fé influencia a capacidade de Deus, mas faz mais do que isso. Também se submete à soberania de Deus. E se você considerar a capacidade de Deus sem se submeter à soberania de Deus, logo se encontrará em todos os tipos de confusão.

Deus nunca prometeu uma vida livre de tempestades. De quem foi a ideia de ir para o outro lado do lago? “Um dia Jesus disse aos discípulos: ‘Vamos para a outra margem do lago’” (Lucas 8:22).

Seguir a ordem de Jesus os levou direto para uma tempestade! Às vezes será assim. Existem muitas situações em que a vida seria mais fácil se não fosse por Jesus. Cristo nunca prometeu um bom tempo navegando, apenas que chegaríamos ao destino.

Algumas pessoas têm grandes dificuldades aqui sobre toda a questão da oração pela cura. Eles imaginam que, de alguma forma, temos que nos persuadir de que a cura acontecerá. Essa é a diferença entre a fé bíblica e a psicologia do pensamento positivo. Alguns cristãos confundem completamente essas duas coisas.

O pensamento positivo tem tudo a ver com a mente sobre a matéria. O poder vem de dentro de mim. Eu faço a mudança.

A fé bíblica é sobre o poder de Deus sobre a matéria. O poder vem de Deus. Deus faz a mudança.

É por isso que a fé bíblica deve se submeter à soberania de Deus porque nenhum poder no mundo vai fazer Deus fazer o que Ele não quer fazer!

A fé bíblica considera a capacidade de Deus, para quem todas as coisas são possíveis, mas ao mesmo tempo se submete à soberania de Deus, que faz tudo o que lhe agrada, e há um lugar em Seu plano para tempestades, bem como para águas calmas.

A fé confia intencionalmente na bondade de Deus

Eu quero enfatizar esta palavra intencionalmente . A fé não é algo que funciona automaticamente.

Muita gente tem a ideia de que a fé é como um termostato, que funciona automaticamente. Sentimos que, se tivermos fé, quando surgir uma grande crise, nossa fé deve surgir automaticamente.

Agora você só precisa olhar para esta história para perceber que esta é uma falácia completa. Se a fé funcionasse automaticamente, ela teria surgido quando a tempestade explodiu no lago, e os discípulos nunca teriam tido dificuldades.

Mas quando Jesus lhes pergunta: “Onde está a vossa fé?” Sua pergunta deixa bem claro que a fé funciona manualmente. Você tem que colocá-lo em operação. Quando isso acontecer, o mundo começará a se perguntar o que o torna diferente.

A receita da fé

Qual é a receita para a pessoa cujas dúvidas surgem por não exercer fé? Há apenas uma resposta para essa condição, que é a disciplina espiritual do serviço.

Alguns de nós temos mergulhado nas águas rasas da fé por muito tempo e, mais do que qualquer outra coisa, você precisa de um desafio do tamanho de um homem ou uma mulher que o estenda além de seus limites, empurre-o para fora de sua zona de conforto e dê a você algo em que você precisa confiar em Deus como nunca antes!

Cristo pergunta: “Onde está a sua fé?” Se sua resposta for: “Não estou sendo exercitado”, então é hora de você fazer a pergunta: “Senhor, o que você quer que eu faça?”

Tenho uma carta que guardarei por toda a minha vida. Foi escrito por um tutor da faculdade, que estava me aconselhando quando, aos vinte e dois anos, fui convidado para ser pastor da igreja que minha esposa e eu servimos por dezesseis anos em Londres. Pedi-lhe um conselho, e foi isso que ele escreveu:

Se você assumir essa tarefa, descobrirá que está fora de seu alcance e descobrirá que prova a Deus de maneiras que nunca imaginou serem possíveis.

Cristo nos chama para fora de nossas profundezas. Ele nos convida a lançar-nos ao mar alto. A tempestade pode estar forte, mas se você está onde Cristo o chamou para estar e está fazendo o que Ele o chamou para fazer, Ele o guiará pela fé.

One Comment on “A fé é como um músculo e precisa ser exercitada”

  1. bom dia a alguns anos venho acompanhando esse maravilhoso aplicativo,tem servido de Benção em minha vida,mensagens edificantes que nos ajudam a alentar os dias difíceis aos quais vivemos,estou esperando uma porta de emprego se abrir para mim,creio que na hora certa se abrirá,obrigado pelo trabalho importantíssimo que vocês realizam, um excelente dia na Paz de Cristo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *