A fé é para os pais falhos de hoje

Agora o SENHOR disse a Abrão: “Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E farei de ti uma grande nação, e te abençoarei, e engrandecerei o teu nome, e serás uma bênção. Abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te desonrarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gênesis 12:1-3).

Quando você pensa sobre a vida familiar, você carrega em sua mente uma imagem retocada de outras pessoas. Você assume que outros maridos estão desfrutando de intimidade amorosa com suas esposas, e que outras esposas estão desfrutando do apoio engajado de maridos que as entendem profundamente. Além disso, você pode assumir que os filhos de outras pessoas amam e respeitam seus pais, e buscam seus conselhos enquanto seguem alegremente seus exemplos.

No entanto, não existem famílias perfeitas. Se alguém tentasse escrever um livro chamado Model Families of the Bible , seria um livro muito curto, de fato.

A fé é para pais falhos

O livro de Gênesis não nos fala sobre uma família modelo, mas sobre um pai falho. Agora, Abraão foi um grande homem de fé e grandemente abençoado por Deus. Mas os homens no seu melhor são apenas a matéria-prima na qual Deus pode começar uma obra de graça. Os melhores cristãos, incluindo aquele sentado ao seu lado, são pecadores em processo de redenção. Deus coloca sua graça em vasos de barro. A Bíblia deixa isso muito claro na história de Abraão.

A história começa quando Deus chama Abraão para partir em uma jornada de fé e “assim Abrão foi” (Gn 1:4). Essa é a obediência da fé — fazer o que Deus diz. Abraão era uma pessoa notável, um homem de fé e um homem respeitado com ampla influência — diríamos “liderança”. Ele era um homem de oração e um homem de experiência espiritual notável. Que bênção para Sara se casar com ele, você não acha? Sério, isso não parece a lista de desejos de uma mulher cristã? O que mais você poderia querer em um marido? “Senhor, se você me desse um homem de fé, que fosse um líder espiritual, que assumisse a liderança em nosso lar, um homem que orasse e que te conhecesse…”

Mas até Abraão tinha pés de barro, e a Bíblia não esconde isso de nós. A fé não é para santos retocados; é para o mundo real de pais falhos e famílias fraturadas.

Embora Abraão obedientemente tenha partido para a Terra Prometida, sua fé foi testada pela decepção (Gn 12:10), e seu casamento foi marcado pelo fracasso (Gn 12:13). Ele logo se viu envergonhado, impotente e alienado de sua esposa (Gn 12:15). O homem de fé, influência, oração e experiência espiritual notável se viu desesperadamente necessitado da graça de Deus. Todo marido cristão sabe como é se encontrar ali.

Sarah também se viu impotente e vulnerável, pensando: “Eu me casei com um homem de fé, influência, oração e experiência espiritual. Como diabos eu vim parar aqui?” Ela descobriu que era casada com um homem profundamente falho. Toda esposa cristã sabe o que é se encontrar ali.

Não deve ter sido fácil para Abraão olhar sua esposa nos olhos, sentindo que não tinha mais direito ao respeito dela e havia perdido a confiança em sua própria capacidade de liderar. Deus lhe devolveu sua esposa, mas para onde eles poderiam ir a partir daqui?

A fé é para enfrentar as falhas

Aprenda com Abraão. Aprenda com a experiência de um colega marido e pai falho como enfrentar as fraturas em sua própria família. Aqui estão quatro ações que a fé toma.

1. Pare com as decepções.
É tão fácil vagar pela vida com decepções e pecados secretos. Se houver qualquer decepção em sua vida, pare com ela hoje. Elas nunca funcionam. Você se safa de algo que sabe que é errado e, depois de um tempo, se convence de que sempre conseguirá. Nada de ruim vai acontecer. Mas algo vai sair disso. Todo pecado traz seu salário.

Se você tem um pecado secreto que você abrigou e ninguém sabe, renuncie a ele hoje. Deus, como se estivesse diante de você hoje, ele está lhe dizendo: “Acabe com isso, antes que traga destruição para você e para outros que Deus colocou ao seu redor.”

2. Pare de pensar em si mesmo.
Este era o problema de Abraão: “Sara, quando virem quão bonita você é, eles me matarão” (Gn 12:12-13). Ele estava preocupado consigo mesmo. Abraão está tão focado em se proteger que ele realmente não pensou sobre como o que ele está fazendo pode afetar Sara. É tudo sobre ele.

Se ao menos Abraão tivesse parado de pensar em si mesmo e começado a pensar em sua esposa! Quanta dor poderia ter sido evitada se ele tivesse feito isso? Quanta dor poderia ter sido evitada, se nós, pais de hoje, pensássemos menos em nós mesmos e mais em nossas esposas?

3. Enfrente seus medos.
Não sei se alguém no Egito teria tentado matar Abraão, para ficar com Sara, mas claramente ele pensou que isso era possível. O medo estava na raiz da loucura de Abraão, e está tão frequentemente na raiz de tantas escolhas tolas hoje.

Você tem medo de perder a face, medo de não corresponder às expectativas e medo do que pode acontecer. O que você pode fazer sobre isso? Enfrente seus medos com fé em Cristo. Desembuche em oração. Diga a ele do que você tem medo. Isso fará um grande bem para sua alma.

4. Persevere em seu chamado.
Quando você falha feio, a coisa mais fácil do mundo é desistir do seu casamento, desistir de si mesmo, desistir de Deus e se esgueirar para desperdiçar o resto da sua vida. Abraão não fez isso. Deus havia prometido abençoá-lo.

Abraão deu um passo em obediência de fé, e depois de todas as provações e traumas no Egito, ele simplesmente continuou (Gn 13:1). É isso que você precisa fazer quando sentir seu fracasso, bagunçar seu testemunho e trazer dor para a vida dos outros. Você simplesmente avança na humildade que toma posse da graça de Deus, e Deus o abençoará.

A fé é para abraçar Jesus Cristo

Quem é como Jesus na história de Abraão? Certamente não é Abraão. A resposta aqui é Sara, a bela e piedosa mulher que é um presente para seu marido. Ele não a estima. Em vez disso, como um tolo, ele a desiste. Mas então lemos “Por amor dela, [o rei] tratou bem a Abraão” (Gn 1:16). Por amor daquela que ele deveria ter honrado, o rei tratou bem a Abraão.

Deus enviou Seu Filho ao mundo, o presente de todos os presentes, Jesus Cristo. Devemos apreciá-Lo. Mas aqui estamos nós, tolos que não percebem o presente que nos foi dado. Cuidando mais de nós mesmos do que de Cristo, nós O entregamos. Lá está Ele na cruz, carregando o pecado, mas por amor a Cristo o Rei lidará bem conosco.

Por mais falha e fraturada que sua vida esteja hoje, abrace a Cristo, retorne a Ele, ame-O, confie Nele e ande com Ele. Ele o receberá com graça e, por amor a Ele, Deus lidará bem com você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *