A luz que precisamos ver: Como Cristo Dissipa a Escuridão Espiritual

Em uma manhã recente, eu estava lendo o Salmo 36 e saboreando uma das doxologias mais doces da Bíblia:

Quão precioso é o seu amor constante, ó Deus!
     Os filhos da humanidade refugiam-se à sombra das tuas asas.
Eles se banqueteiam com a abundância da tua casa,
     e tu lhes dás de beber do rio das tuas delícias.
Pois contigo está a fonte da vida;
     em sua luz vemos a luz. ( Salmo 36:7-9 )

Eu amo a maneira como Davi empilha maravilhas sobre maravilhas: a proteção das asas de Deus, o banquete abundante na casa de Deus, o rio refrescante das delícias de Deus, a fonte da vida de Deus.

Mas essa última frase me fez parar: “na sua luz vemos a luz”. Não é como se eu não tivesse notado antes. Amo a frase há anos. É tão poeticamente belo quanto perspicaz. Mas naquela manhã a profundidade disso me prendeu.

Pense nisso por um momento: em sua luz vemos a luz . Você sabe o que Davi quer dizer? Foi o que eu me perguntei. O que é essa “luz”? E qual é a escuridão correspondente? E que luz vemos na luz de Deus?

1 – Mais do que se vê

Sabemos que Davi está usando a luz solar natural como uma metáfora para a luz divina ou espiritual, uma imagem usada inúmeras vezes nas Escrituras – embora também seja verdade dizer que a luz natural é uma espécie de representação metafórica de Deus, já que ele é a “verdadeira luz”. ” ( João 1:9 ). De qualquer forma, quando perguntamos o que é a luz, natural ou divina, logo descobrimos que não é simples.

Achamos que sabemos o que é a luz até sermos forçados a defini-la. Se nos perguntarem, podemos ser capazes de lidar com algo como: “A luz natural na Terra é a radiância eletromagnética do sol”. Mas além disso, a maioria de nós começaria a tropeçar. Quanto mais a ciência mergulha na natureza da luz, mais complexidade descobrimos. Há muito mais na luz do que aparenta.

O mesmo acontece com a luz divina. A Bíblia o descreve como o próprio esplendor da glória de Deus (veja Apocalipse 21:23 ). Se nos pedirem para definir essa luz divina, podemos ser capazes de falar algo como: “A luz da glória de Deus é o brilho da ‘beleza e grandeza infinitas das múltiplas perfeições de Deus’”. novamente, além disso, a maioria de nós teria dificuldade em dar uma resposta articulada. Há muito mais na luz de Deus do que aparenta.

2 – Luz e vida

No reino natural, dependemos da luz do sol para iluminação. Nossos corpos físicos têm olhos e, portanto, precisamos de luz para nos mostrar onde estamos e para onde precisamos ir. Também precisamos dele para nos ajudar a ver e evitar ou iludir a miríade de perigos ao nosso redor. Temos boas razões para ter um medo natural do escuro, porque esconde esses perigos. A escuridão encobre criaturas, objetos inanimados e ambientes que podem nos ferir gravemente ou nos matar. E no escuro, não sabemos o caminho a seguir.

Mas o sol também literalmente dá vida aos nossos corpos. Para sobreviver, comemos plantas que se alimentam da luz, ou comemos animais que comem plantas que se alimentam da luz. Nossos corpos também absorvem nutrientes vitais diretamente da luz solar e não seriam capazes de sobreviver sem o efeito de aquecimento que essa radiação eletromagnética produz.

Assim, a luz natural nos mostra o caminho que devemos seguir, revela o que é verdadeiro sobre nosso entorno e literalmente dá e sustenta nossas vidas corporais.

O mesmo é verdade para a luz espiritual divina a que Davi se refere no Salmo 36:9 , a luz que Deus é ( 1 João 1:5 ) e a luz que Deus dá ( Apocalipse 21:23-25 )

3 – Luz que é escuridão

Davi não menciona explicitamente “escuridão” no Salmo 36 , a oposição espiritual à luz de Deus. Mas ele abre o salmo com uma descrição:

A transgressão fala ao ímpio
     no fundo de seu coração;
não há temor de Deus
     diante de seus olhos.
Pois ele se lisonjeia aos seus próprios olhos.
     que sua iniqüidade não pode ser descoberta e odiada.
As palavras de sua boca são confusão e engano;
     ele deixou de agir com sabedoria e fazer o bem.
Ele planeja problemas enquanto está na cama;
     ele se coloca de uma maneira que não é boa;
     ele não rejeita o mal. ( Salmo 36:1-4 )

A escuridão que preocupa Davi é o “coração insensato obscurecido” ( Romanos 1:21 ) do “ímpio” cuja mente “o deus deste mundo cegou” para impedi-lo de ver a luz de Deus ( 2 Coríntios 4:3 ). E é uma escuridão terrível. Veja como Jesus descreve isso:

O olho é a lâmpada do corpo. Então, se seu olho estiver saudável, todo o seu corpo estará cheio de luz, mas se seu olho estiver ruim, todo o seu corpo estará cheio de escuridão. Se então a luz em você é escuridão, quão grande é a escuridão! ( Mateus 6:22-23 )

Parte do que torna essa escuridão terrível é que ela se disfarça de luz. Você acha que sabe onde está e para onde está indo, mas não sabe. Você acha que vê o que é verdade sobre seu ambiente espiritual, mas não vê. Você pensa que está totalmente vivo, mas não está. A luz em você é escuridão, e nessa “luz”, você não vê luz.

Luz de todos os mundos

No entanto, para todos aqueles que vivem em tal escuridão, há notícias incrivelmente boas. Para Jesus, “a verdadeira luz, que ilumina a todos, [veio] ao mundo” precisamente para dissipar esta grande escuridão ( Jo 1:9 ). E ele diz,

Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida. ( João 8:12 )

Leia isso novamente com atenção. Agora leia isto: “Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens” ( João 1:4 ). O que você vê? O que você está olhando quando você olha para Jesus é a encarnação do Salmo 36:9 : “na tua luz vemos a luz”.

Jesus é a luz da vida ( João 8:12 ) e a vida da luz ( João 1:4 ). Ele incorpora tudo o que sabemos que a luz espiritual é e faz. Ele é “o caminho” e nos mostra o caminho a seguir; ele é “a verdade” e revela a verdade do nosso ambiente espiritual; e ele é “a vida” e nos dá vida – ele é a luz da qual derivamos nossa própria vida ( Jo 14:6 ). E em sua luz, não apenas vemos a luz, mas nos tornamos “luz no Senhor” ( Efésios 5:8 ) e, portanto, nos tornamos “a luz do mundo” ( Mateus 5:14 ).

Jesus é o “esplendor da glória de Deus” personificado e encarnado ( Hebreus 1:3 ). Ele é a “verdadeira luz” deste mundo, e ele será a verdadeira luz do mundo vindouro ( Apocalipse 21:23 ). O que significa que Jesus é a verdadeira luz de todos os mundos.

Davi não sabia de tudo isso quando escreveu o Salmo 36:9 . Mas ele conhecia a Deus. Ele sabia que Deus era “a verdadeira luz, que ilumina todo aquele” que crê nele ( Jo 1:9 ). Ele sabia que a escuridão era grande, mas que a luz de Deus “brilha nas trevas, e as trevas não a venceram” ( João 1:5 ). Ele sabia que Deus era a luz vivificante do mundo. E assim, de seu coração adorador e cheio de fé fluiu esta doxologia bela, profunda e poética:

Pois contigo está a fonte da vida;
     em sua luz vemos a luz.

One Comment on “A luz que precisamos ver: Como Cristo Dissipa a Escuridão Espiritual”

  1. excelente, magnífico!!!
    Sempre amei este versículo, e o máximo que consegui chegar foi que a luz é figura de entendimento, ideia, raciocínio e, coisas do tipo. você foi além.
    Que DEUS continue te usando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *