A Bíblia possui erros? Podemos confiar na Bíblia?

Os 2 termos mais questionados quando se trata da bíblia são, infalibilidade e inerrante.

A palavra infalível significa “incapaz de erro.” Se algo é infalível , nunca estará errado e, portanto, absolutamente confiável. Da mesma forma, a palavra inerrante , também aplicado às Escrituras , significa ” livre de erro . ” Simplesmente, a Bíblia nunca falha e nunca erra.

A Bíblia afirma ser infalível em 2 Pedro 1:19, “E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.” Pedro continua com uma descrição de como a Escritura veio a ser: ” Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.
Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” ( 2 Pedro 1:20-21 ) .

Além disso, vemos infalibilidade implícita em 2 Timóteo 3:16-17 : ” Toda a Escritura é inspirada por Deus , ” e tem o efeito de produzir servos de Deus que são ” perfeitamente habilitado para toda boa obra. ” O fato de que Deus ” inspirou ” a Escritura garante que a Bíblia é infalível, simplesmente porque Deus não pode errar. O fato de que a Bíblia equipa servos de Deus ” completamente ” para o serviço mostra que nos guia para a verdade , e não para o erro.

Se Deus é infalível , então assim será também a Sua Palavra. A doutrina da infalibilidade das Escrituras é baseada em uma compreensão da perfeição do caráter de Deus. A Palavra de Deus é ” perfeita e refrigera a alma” ( Salmos 19:7 ), porque o próprio Deus é perfeito . Teologicamente , Deus está intimamente associado com a Sua Palavra , o Senhor Jesus é chamado de ” a Palavra ” (João 1:14).

Note-se que a doutrina da infalibilidade apenas diz respeito aos documentos originais. Erros de tradução , erros de impressão, são erros humanos óbvios e são facilmente identificáveis ​​, na maioria das vezes . No entanto, o que os escritores bíblicos escreveram originalmente era completamente livre de erro ou omissão , conforme o Espírito os supervisionou em sua tarefa. Deus é verdadeiro e perfeitamente confiável (João 14:6 ; 17:3) , e assim é a Sua Palavra (João 17:17) .

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. – Hebreus 4:12

A Bíblia é a única fonte objetiva de tudo o que Deus nos deu sobre Ele e Seu plano para a humanidade. Como a infalível Palavra de Deus, a Bíblia é inerrante e autoritária , confiável e suficiente para atender as nossas necessidades.

One Comment on “A Bíblia possui erros? Podemos confiar na Bíblia?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *