Busca pela alegria

Você sabia que Deus ordena que sejamos alegres?

“Deleite-se no Senhor e ele atenderá aos desejos do seu coração.” ( Salmo 37:4 )

1) Deus nos criou para sua glória

“Traga meus filhos de longe e minhas filhas dos confins da terra, … que criei para minha glória.” ( Isaías 43:6-7 )

Então, Deus nos fez para ampliar sua grandeza – da mesma forma que os telescópios ampliam as estrelas. Ele nos criou para mostrar sua bondade, verdade, beleza, sabedoria e justiça. A maior demonstração da glória de Deus vem do profundo deleite em tudo o que ele é. Isso significa que Deus recebe o louvor e nós o prazer. Deus nos criou para que ele seja mais glorificado em nós quando estivermos mais satisfeitos nele.

2) Todo ser humano deve viver para a glória de Deus

“Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus”. ( 1 Coríntios 10:31 )

Sendo assim, Deus nos fez para sua glória, é claro que devemos viver para sua glória. Nosso dever vem de seu projeto. Portanto, nossa primeira obrigação é mostrar o valor de Deus por estarmos satisfeitos com tudo o que ele é para nós. Esta é a essência de amar a Deus ( Mateus 22:37 ) e confiar nele ( 1 João 5:3-4 ) e ser grato a ele ( Salmo 100:2-4 ). ( Colossenses 1:4-5 ).

3) Todos nós falhamos em glorificar a Deus como deveríamos

“Todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus.” ( Romanos 3:23 )

É isso que significa “ficar destituído da glória de Deus?” Significa que nenhum de nós confiou e valorizou Deus da maneira que deveríamos. Não ficamos satisfeitos com sua grandeza e andamos em seus caminhos. Buscamos nossa satisfação em outras coisas e as tratamos como mais valiosas do que Deus, que é a essência da idolatria ( Rm 1:21-23 ). Desde que o pecado entrou no mundo, todos nós temos sido profundamente resistentes a ter Deus como nosso tesouro que tudo satisfaz ( Efésios 2:3 ). Esta é uma ofensa terrível à grandeza de Deus.

4) Todos nós estamos sujeitos à justa condenação de Deus

“O salário do pecado é a morte…” ( Romanos 6:23 )

Todos nós menosprezamos a glória de Deus. Como? Preferindo outras coisas acima dele. Pela nossa ingratidão, desconfiança e desobediência. Então, Deus está apenas nos afastando do gozo de sua glória para sempre. “Eles sofrerão o castigo da destruição eterna e exclusão da presença do Senhor e da glória do seu poder” ( 2 Tessalonicenses 1:9 ).

A palavra “inferno” é usada no Novo Testamento catorze vezes 1 — doze vezes pelo próprio Jesus. Não é um mito criado por pregadores sombrios e raivosos. É uma advertência solene do Filho de Deus que morreu para livrar os pecadores de sua maldição. Nós o ignoramos com grande risco.

Se a Bíblia parasse aqui em sua análise da condição humana, estaríamos condenados a um futuro sem esperança. No entanto, não é aqui que pára…

5) Deus enviou seu único filho Jesus para dar vida eterna e alegria

“Aqui está uma palavra confiável que merece total aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores…” ( 1 Timóteo 1:15 )

Assim, a boa notícia é que Cristo morreu por pecadores como nós. E ele ressuscitou fisicamente dos mortos para validar o poder salvador de sua morte e para abrir as portas da vida eterna e da alegria ( 1 Coríntios 15:20 ). Isso significa que Deus pode absolver pecadores culpados e ainda ser justo ( Romanos 3:25-26 ). “Porque Cristo morreu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus” ( 1 Pedro 3:18 ). Voltar para casa para Deus é onde toda satisfação profunda e duradoura é encontrada.

6) Os benefícios adquiridos pela morte de Cristo pertencem àqueles que se arrependem e confiam nele

“Arrependei-vos, pois, e voltai-vos para Deus, para que sejam apagados os vossos pecados” ( Atos 3:19 ). “Crê no Senhor Jesus e serás salvo” ( Atos 16:31 ).

Então “Arrepender-se” significa abandonar todas as promessas enganosas do pecado. “” significa estar satisfeito com tudo o que Deus promete ser para nós em Jesus. “Aquele que crê em mim”, diz Jesus, “nunca terá sede” ( Jo 6:35 ). Nós não ganhamos nossa salvação. Não podemos merecer ( Romanos 4:4-5 ). É pela graça por meio da fé ( Efésios 2:8-9 ). É um dom gratuito ( Romanos 3:24 ). Nós a teremos se a estimarmos acima de todas as coisas ( Mateus 13:44 ). Quando fazemos isso, o objetivo de Deus na criação é alcançado: Ele é glorificado em nós e nós estamos satisfeitos nele – para sempre.

Isso faz sentido para você?

Portanto você deseja o tipo de alegria que vem de estar satisfeito com tudo o que Deus é para você em Jesus? Se sim, então Deus está trabalhando em sua vida.

O que você deveria fazer?

Então, afaste-se das promessas enganosas do pecado. Invoque Jesus para salvá-lo da culpa, punição e escravidão. “Todos os que invocarem o nome do Senhor serão salvos” ( Romanos 10:13 ). Comece a depositar sua esperança em tudo o que Deus é para você em Jesus. Quebre o poder das promessas do pecado pela fé na satisfação superior das promessas de Deus. Comece a ler a Bíblia para encontrar suas preciosas e grandiosas promessas, que podem libertá-lo ( 2 Pedro 1:3-4 ). Encontre uma igreja que creia na Bíblia e comece a adorar e crescer junto com outras pessoas que valorizam Cristo acima de todas as coisas ( Filipenses 3:7 ).

Assim, a melhor notícia do mundo é que não há conflito necessário entre nossa felicidade e a santidade de Deus. Então, estar satisfeito com tudo o que Deus é para nós em Jesus o engrandece como um grande tesouro.

“Você me fez conhecer o caminho da vida; você me encherá de alegria em sua presença, com prazeres eternos à sua mão direita”. ( Salmo 16:11 )

One Comment on “Busca pela alegria”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *