Como a Bíblia fala sobre o tempo?

Recentemente, eu estava lendo um livro que discutia nossa noção moderna de tempo. O escritor disse que começamos a ver o tempo como um recurso que possuímos. Tratamos os minutos do nosso dia da mesma forma que tratamos os dólares que temos no bolso, considerando como podemos gastar o que confundimos ser nosso.

O escritor diz que isto produziu “uma espécie de escravidão ao relógio”. [1]

Mas o que as Escrituras têm a dizer sobre isso? Que tipo de linguagem a Palavra de Deus usa a respeito do tempo?

Os dias são maus

Observem então com cuidado como vocês andam, não como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo o tempo, porque os dias são maus. (Efésios 5:16–17)

Em sua carta aos Efésios, Paulo nos encoraja a fazer “o melhor uso” do tempo. Isso é tão crucial porque os dias em si são maus. O que isso significa? Pode significar que o mundo em que vivemos é propenso ao mal. Também pode significar que, sem nenhuma atividade redentora, o período de tempo de um dia em si não leva ninguém a Cristo.

E qual é então o melhor uso do nosso tempo?

Deus nos confia o tempo

“Quem é então o servo fiel e prudente, a quem o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para lhes dar o alimento no devido tempo? (Mateus 24:45)

Antes de falar sobre o melhor uso do nosso tempo, preciso apontar de onde vem o tempo. Eu associei tempo com dinheiro no começo deste artigo, e essa é uma boa maneira de pensar sobre isso. Sabemos que o dinheiro é um recurso confiado a nós pelo próprio Deus. Por que o tempo deveria ser diferente?

No versículo acima, vemos que há um mestre da casa que confia em seu servo fiel e sábio. A confiança aqui não é apenas para dar a comida, mas também para dar a comida no momento apropriado . O mestre da casa concede a seu servo o poder de decidir quando fazer as coisas.

Nós também devemos ver nosso tempo como confiado a nós pelo próprio Deus. Ele nos deu essas coisas e espera que façamos o melhor uso delas. Então, qual é o melhor uso do tempo que nos foi dado?

O tempo é cumprido em Jesus Cristo

“O tempo está cumprido e o reino de Deus está próximo; arrependa-se e creia no evangelho.” (Marcos 1:15)

Embora os dias sejam maus, o tempo pode ser cumprido e redimido. Como? Pelo arrependimento e pela crença no evangelho de Jesus Cristo.

Por que? Porque o passado profetizou Cristo (e o nosso passado incluiu a encarnação, a vida, a morte e a ressurreição de Cristo), o futuro tem tudo a ver com a glória e o reinado de Cristo, e por isso o presente deve seguir o exemplo e ter tudo a ver com Cristo.

Portanto, “fazer o melhor uso do tempo” significa glorificar Jesus Cristo e trazer outros a Ele!

A noite está chegando

“Devemos fazer as obras daquele que me enviou enquanto é dia; a noite está chegando, quando ninguém pode trabalhar.” (João 9:4)

O que quero destacar neste versículo é a sensação de que algum novo tipo de tempo está se aproximando. Jesus se refere a isso como “noite”, o que é assustador se você considerar que Jesus é a luz do mundo. Portanto, “noite” implica algum novo tipo de tempo onde os dias não são apenas maus, mas completamente escuros.

A diferença que estou tentando transmitir é que na primeira categoria o mal pode ser transformado em bem, enquanto na segunda categoria a escuridão é incapaz de qualquer mudança. Ouça as palavras de Paulo em 2 Timóteo:

Eu te conjuro, diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino: prega a palavra, está preparado a tempo e fora de tempo, repreende, repreende e exorta, com toda a paciência e doutrina. Pois vem o tempo em que não suportarão a sã doutrina . (2 Timóteo 4:1–3, itálicos acrescentados)

Portanto, devemos trabalhar para trazer as pessoas a Cristo agora! E esperamos que o trabalho seja muito difícil porque os “dias são maus”.

Fique acordado

“Mas vigiem em todo o tempo, orando, para que vocês possam escapar de todas essas coisas que devem acontecer e estar em pé diante do Filho do Homem.” (Lucas 21:36)

Acho que esta progressão é uma imagem muito útil da história do tempo a partir de uma perspectiva bíblica. É dia, mas os dias são maus. O que vem depois do dia? Noite. E o que acontece com as pessoas à noite? Eles ficam cansados ​​e adormecem.

Não há nada de errado em dormir bem! Jesus certamente não está defendendo que passemos a noite toda como se fôssemos estudantes do ensino médio carregados de bebidas energéticas. Isto é figurativo falando sobre como as coisas mudarão em relação ao relacionamento do mundo com Deus. Os dias são ruins, mas ainda é possível trabalhar. A noite está chegando, onde nenhum trabalho pode ser feito.

Para o cristão individual, Jesus está nos exortando a não cairmos presas dessa mudança nos tempos. Ele diz: “fiquem acordados em todos os momentos ”. Ou seja, mesmo que o mundo inteiro ao seu redor tenha abandonado a verdade do evangelho, siga a Cristo de qualquer maneira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *