Como e quando Deus perdoa

O perdão é fruto da vida em Cristo. Esta é uma marca distintiva de todos os que estão em Cristo, por isso o Senhor nos ensina a orar no Pai Nosso: “Perdoa-nos os nossos pecados, assim como nós perdoamos aos que pecam contra nós” (Mateus 6:12).  

Com isso em mente, pense comigo por um momento sobre como e quando Deus perdoa. Deus perdoa: 

1. onde o mal foi cometido 
2. quando o arrependimento começa 
3. porque a expiação foi feita 

1. Deus perdoa onde o mal foi cometido. 

Se eu lhe dissesse: “Eu te perdôo”, você diria razoavelmente: “Para quê? Eu não fiz nada para você perdoar! O perdão só é apropriado, só tem sentido, quando um erro foi cometido.

Quando Deus nos perdoa, significa que o ofendemos. Cada pecado na sua vida e na minha é uma ofensa pessoal contra Deus. Saulo de Tarso estava em uma campanha na qual feriu as pessoas, e o Cristo ressuscitado apareceu-lhe na estrada para Damasco e disse: “Saulo, Saulo, por que você me persegue?”

O perdão só pode acontecer quando um erro foi cometido. Nós ofendemos a Deus. Graças a Deus, Ele perdoa. 

2. Deus perdoa onde o mal foi cometido, quando o arrependimento começa. 

A história do filho pródigo deixa isso claro. O filho parte em uma jornada de rebelião e, quando recupera o juízo, diz para si mesmo: “Irei para meu pai”. 

O menino muda de idéia e começa a longa jornada para casa. Lembre-se do que acontece: o pai o vê de longe e sai correndo ao seu encontro. Em vez de esperar, ele corre até ele. Por que? Deus nos abraça com misericórdia e perdão ao primeiro sinal  de arrependimento. 

O arrependimento é um processo que todo crente começa, mas nenhum de nós completa nesta vida. Nosso arrependimento para com Deus é, na melhor das hipóteses, uma pequena parte do que deveria ser. Graças a Deus, Ele perdoa quando nosso arrependimento começa, não quando está completo. Sem isso nenhum de nós jamais seria perdoado.

Mas amigos, lembrem-se disto: não há perdão sem arrependimento. 

Não há perdão sem arrependimento. Deus  não perdoa pecadores impenitentes. Ele os ama, e é isso que Ele nos chama a fazer: “Amai os vossos inimigos, orai por aqueles que vos perseguem”.

Por que ele diz isso? Porque é assim que Deus ama os pecadores. Deus não diz: “Perdoe seus inimigos”. Ele diz: “Ame-os. Ore por eles.” Porque é isso que o próprio Deus faz. Ele deu Sua vida por nós quando ainda éramos pecadores (Romanos 5:8). 

“Perdoar a pessoa impenitente” 

Muitas vezes você ouve cristãos falarem sobre “perdoar a pessoa impenitente”. Eles dizem: “Você deve fazer isso para seu próprio bem, para que sua vida não seja controlada por outra pessoa”. 

Mas ao pedir que você perdoe a pessoa impenitente, eles estão pedindo que você faça algo que o próprio Deus nunca faz e, no processo, estão mudando a natureza do que é o arrependimento. O perdão de Deus sempre produz um relacionamento restaurado. 

O perdão envolve a reconciliação de duas pessoas – uma que se arrepende e outra que perdoa. Acredito, como pastor, que é um grande erro dizer às pessoas que elas devem perdoar onde não há arrependimento. 

Deus perdoa ao primeiro sinal de nosso arrependimento, e onde o perdão e o arrependimento se encontram, o relacionamento é restaurado. Ele não nos diz “Perdoe seus inimigos”. Ele nos diz: “Amai os vossos inimigos”. 

3. Deus perdoa onde o mal foi cometido, quando o arrependimento começa, porque a expiação foi feita. 

Em certo sentido, Deus é o único ser no universo que não consegue perdoar. Para nós, pecadores, é razoável sermos indulgentes, tolerantes e perdoadores para com os outros cujos erros podem não ser muito diferentes dos nossos. 

Mas Deus é santo. Deus vê o pecado em toda a feiúra que ele é. Deus é luz e Nele não há escuridão alguma. Cada vez que alguém diz: “Sei que Deus me perdoou, mas não consigo me perdoar”, tenho vontade de perguntar: “Você está dizendo que é mais fácil para Deus perdoar você do que para você perdoar a si mesmo?” James Denny disse: 

Se, afinal de contas, acontecer algo como o perdão divino dos pecados, podemos ter certeza de que será um perdão que carrega a condenação divina e a destruição do pecado em seu cerne. 

É exatamente isso que encontramos na cruz. O perdão de Deus flui da destruição e condenação do pecado na morte expiatória de Seu Filho, Jesus Cristo, quando Ele levou nossos pecados no Calvário. 

Sempre que há um ferimento, sempre haverá algo no espírito humano que clama: “E a justiça?” A resposta cristã é que a justiça foi derramada sobre Jesus. 

A cruz torna possível o perdão. Deus perdoa onde o mal foi cometido, quando o arrependimento começa, porque a expiação foi feita. 

Como posso chegar ao perdão? 

Satanás pode nos deixar tão focados em um pecado, um problema, uma questão que queremos superar. Como faço para superar meu medo? Como posso prevalecer sobre essa luxúria? Aí está você, bem próximo ao obstáculo, e você não consegue superar essa posição. Você tem que começar mais atrás, para poder correr e ganhar impulso. 

Você não pode começar perdoando outras pessoas, mas precisa voltar atrás e começar com sua própria necessidade de ser perdoado. Como isso é relevante? O começo é ver minha própria necessidade de perdão.

Ao começar a refletir sobre o que a Bíblia diz sobre como chegar ao lugar onde você pode perdoar, percebi que tudo o que precisamos saber está reunido em Efésios 4.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *