Como é ter a fé de uma semente de mostarda

Ao olhar para as pedras angulares da vida cristã, alguns princípios incluem oração e adoração, mas o principal é a .

Colocando nossa confiança em Deus, que Ele cuidará do futuro, proverá as necessidades e providenciará a salvação.

Jesus falou sobre o poder da fé várias vezes em Seus ensinamentos e usou várias metáforas para explicar o que é a fé e como ela é importante.

Um dos mais poderosos é que a fé pode ser como um grão de mostarda. Jesus disse àqueles que lutam contra a fé: “Por causa da pequenez de sua fé; pois em verdade eu lhe digo: se você tiver fé do tamanho de um grão de mostarda, dirá a esta montanha: ‘Mova-se daqui para lá’, e ela se moverá; e nada será impossível para você ”(Mateus 17:20 b).

Deus deseja trabalhar com Seu povo, mas não os forçará a se tornarem instrumentos de Sua vontade como fantoches; em vez disso, Ele trabalha por meio deles baseado em sua fé, desafiando os crentes a um relacionamento mais profundo com ele. 

Qual é o contexto deste versículo? 

A comparação do grão de mostarda aparece várias vezes nos Evangelhos, geralmente como uma metáfora para o Reino de Deus. Nesse caso, em Mateus 17 , porém, o Senhor o usa para discutir a fé com seus discípulos.

Um homem tinha um filho possuído por um demônio que dava ataques à criança, obrigando-o a cair na água e no fogo com frequência.

Os discípulos de Jesus tentaram e não conseguiram exorcizar o demônio, mas Ele conseguiu com uma repreensão. Quando os discípulos perguntaram por que eles falharam, Jesus usa a analogia do grão de mostarda para explicar: “Por causa da tua pouca fé. Pois em verdade vos digo: se tiveres fé como um grão de mostarda … nada vos será impossível ”(Mateus 17:20).

Jesus queria destacar que não é preciso muita fé para Deus trabalhar em uma pessoa, mas os discípulos precisam acreditar.

Pode-se inferir que eles estavam tentando exorcizar o demônio porque o pai pediu e porque viram Jesus fazer isso, mas não tinham fé em Deus para realmente expulsá-lo.

Essa característica nos crentes não é apenas verdadeira para os discípulos daquela época, mas através dos séculos. É fácil acreditar que Jesus poderia fazer grandes coisas, mas difícil acreditar que Ele pode nos usar para fazer até mesmo as pequenas coisas.

Mulher pacífica lá fora

Crédito da foto: © Getty Images / Yolya

O que este versículo significa?

O grão de mostarda seria uma planta bastante comum naquela cultura; eles seriam capazes de imaginá-lo sem referência.

Classificada como perene, a Salvadora perisica pode crescer até seis metros de largura e altura. Eles podem prosperar em ambientes tipicamente hostis às plantas. Suas sementes são muito pequenas, mas crescem grandes.

O grão de mostarda no exemplo de Jesus simboliza o potencial da fé. Quando um crente começa sua jornada, eles apenas começaram a aprender sobre o quanto Deus os ama, o quanto Ele deseja fazer por eles e tudo o que Ele tem para eles.

Deus deseja trabalhar com esses crentes para trazer outros a Si mesmo e para construir Seu reino; “Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim também fará as obras que eu faço; e fará obras maiores do que estas, porque eu vou para o Pai ”(João 14:12).

Seguindo o plano de Deus, os cristãos farão grandes coisas por Ele, mesmo com a pouca fé que têm no início de sua caminhada.

Claro, a verdade sobre uma semente é que ela não permanece uma semente. Ela eventualmente germina, onde a muda se desprende da casca e se transforma em uma planta em tamanho real. As árvores de mostarda são enormes, apesar do tamanho de suas sementes.

A fé não pode permanecer estática ou igual para ter um relacionamento mais profundo com o Senhor. As coisas que as pessoas farão para Deus, e a coragem com que o fazem, está relacionado com a quantidade de fé presente.

Se alguém tem fé que Deus salvou seus pecados, mas que Deus não pode curar uma doença, ele tem menos fé do que alguém que tem.

A coragem de compartilhar a fé em ambientes perigosos ou de ser martirizado por isso requer muita fé.

Tiago até escreveu: “a fé sem obras é morta” (Tiago 2:26b). A fé deve crescer, ser testada e posta em prática com boas ações e evangelismo

Faz diferença quanta ou pouca fé temos?

Se Jesus está dizendo que uma fé tão pequena quanto um grão de mostarda é tudo o que precisamos, então isso é tudo de que precisamos? Alguém pode ter um pouco de fé?

Colocar a fé em Jesus Cristo é um passo importante. No mesmo capítulo em que Jesus conta a parábola do grão de mostarda, as pessoas de sua cidade O rejeitam e não têm fé.

A Bíblia diz: “E [Jesus] não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles” (Mateus 13:58).

Não foi apenas em Nazaré onde Jesus não fez grandes milagres por falta de fé. Eu declarei: “Ai de você, Corazim! Ai de você, Betsaida! Pois, se as obras poderosas que há em você tivessem sido feitas em Tiro e em Sidom, eles já teriam se arrependido há muito tempo em sacos e cinzas” (Mateus 11:21).

Em Marcos 8:22-26, um relato de Jesus curando um cego em Betsaida conta que Jesus tirou o cego da cidade antes de curá-lo e ordenou ao homem: “Nem mesmo entre na aldeia” (Marcos 8:26b).

O povo de Nazaré, Corazim e Betsaida tinha tão pouca fé que nada que Jesus pudesse ter feito os levaria ao arrependimento. Ainda existem pessoas assim hoje.

O nível de fé que alguém tem também pode impactar como Deus pode abençoar os cristãos individualmente.

No livro de Tiago, o escritor declarou: “Você deseja e não tem, então você mata. Você cobre e não pode obter, então você luta e briga. Você não tem porque não pede” (Tiago 4:2).

Os crentes na época de Tiago lutavam entre si porque faltavam, mas não tinham fé para ir a Deus e pedir. Esta afirmação não significa que alguém possa ter algo, ou que a filosofia ‘nomeie e reivindique’ seja verdadeira, mas que é importante confiar em Deus e pedir a Ele as coisas necessárias.

Sem fé, a vida cristã fica inibida e carece da plenitude que Deus deseja conceder àqueles que O amam.

Crédito da foto:  © Getty Images / greenaperture

O que esse versículo significa para nós hoje?

A importância da fé é tão crucial hoje quanto era quando Cristo andou na Terra, 2.000 anos atrás.

Jesus deu uma comissão aos Seus seguidores ao subir ao Céu, uma ordem a seguir até que Ele retorne:

“Ide, portanto, e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando eles para observar tudo o que eu ordenei a você. E eis que estarei convosco sempre, até ao fim dos tempos” (Mateus 28:19-20).

Uma vez que a semente da fé foi plantada no coração de alguém e eles são salvos, os próximos passos da fé são aprender mais sobre este novo relacionamento e obedecer a esta comissão. 

A fé pode ser difícil, por isso parece que em alguns momentos da vida pode ser fácil ter muita fé, mas em outros quase nenhuma. Ao buscar um relacionamento com Deus, o crescimento dessa fé regularmente pode capacitar o crente a conhecer melhor seu Salvador e obedecê-Lo totalmente.

Fonte:

Balfour, John Hutton.  As plantas das árvores e arbustos da Bíblia . Londres: T. Nelson and Sons, 1857.

Frost, John. Comentários sobre a árvore de mostarda mencionada no Novo Testamento . Londres: Henry Fisher, Son, and Co., 1827.

Wilmington, Guia da Bíblia de HL Wilmington . Wheaton: Tyndale House Publishers, 1981.

Wright, Tom. Pequena fé, Grande Deus . e-book, 2012. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *