Como Jesus pode ser Deus e homem ao mesmo tempo?

A Bíblia ensina que Jesus Cristo é Deus e homem. Muitos cristãos ficam confusos quando se trata de entender como Jesus pode ser Deus e o homem ao mesmo tempo.

Como nosso Criador divino pode se tornar um humano? Poderia um homem judeu do primeiro século realmente ser Deus?

Enquanto uma certa quantidade de mistério sempre acompanhará essa questão, tanto a Escritura como, em menor medida, a tradição da igreja nos proporcionam distinções importantes para nos ajudar a entender esse assunto.

O Concílio de Calcedônia

Enquanto os conselhos anteriores da igreja deliberaram sobre questões relativas à natureza de Cristo e à sua relação com o Pai, foi o Concílio de Calcedônia (AD 481) que afirmou que Cristo é “o mesmo perfeito na divindade e perfeito na humanidade, o mesmo verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem “.

Esta afirmação não é verdade simplesmente porque o conselho ensinou isso. Em vez disso, a declaração do conselho era autoritária apenas na medida em que alinhava com o que a Bíblia ensina sobre o assunto.

A Escritura é clara de que Jesus é Deus (João 20:28; Tito 2:13, Hebreus 1:8), e é igualmente claro que Ele é verdadeiramente humano (Romanos 1:2-4; 1 João 4:2-3).

Jesus reivindicou o nome divino (João 8:58) e fez coisas que só Deus pode fazer (Marcos 2:1-12; Lucas 7:48-50). Mas Jesus também mostrou as fraquezas e vulnerabilidades comuns à humanidade (Lucas 19:41; João 19:28).

Divindade e Humanidade

A crença de que Jesus é Deus e homem é de fundamental importância.

O apóstolo Paulo escreveu que uma afirmação da divindade de Jesus é necessária para ser salvo (Romanos 10:9), e o apóstolo João forneceu uma advertência sóbria de que aqueles que negam a verdadeira humanidade de Cristo estão promovendo a doutrina do anticristo (2 João 1:7).

O Deus Triuno da Bíblia existiu e reinou desde toda a eternidade, e a segunda Pessoa da Trindade , o Filho, assumiu a carne humana em um determinado momento (Lucas 1:35; Hebreus 1:5).

Deus, o Filho, acrescentou uma natureza humana sem pecado à Sua natureza divina eternamente existente. O resultado foi a encarnação.

Deus, o Filho, tornou-se um homem (João 1:1,14).

Por que isso era necessário?

Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo. Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados. Hebreus 2:17,18

O Filho de Deus assumiu a carne humana para prover a redenção aos que estão sob a lei:

Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Gálatas 4:4-6

Jesus nunca deixou de ser Deus. Embora tenha sido feito totalmente humano, nunca houve um ponto em que Abrogou Sua natureza divina (ver Lucas 6:5,8).

É igualmente verdade que, depois de se encarnar, o Filho nunca deixou de ser humano. Como o apóstolo Paulo escreveu:

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5

Jesus não é meio humano e meio divino. Senhor Jesus Cristo é uma pessoa eternamente divina que sempre possuirá duas naturezas distintas e inseparáveis: uma divina e uma humana.

Fonte: GotQuestions.