Como NÃO Orar

Quase todos os cristãos já se perguntaram se estavam orando corretamente ou como deveriam orar ao Senhor, mas você já se perguntou se a Palavra ensina a como NÃO orar?

Jesus e a Oração

Um dos maiores dons que Cristo nos dá é a instrução da oração.

Curiosamente, foram os discípulos que pediram a Jesus para ensiná-los. Lucas 11:1 nos fala que os discípulos vieram a Jesus e fizeram um pedido claro: “Senhor, ensina-nos a orar, como João ensinou a seus discípulos.” ​​

É também incrivelmente interessante que quando Jesus honrou o pedido dos discípulos, ele primeiro ensinou eles como não orar.

Às vezes, antes que possamos realmente entender como fazer algo importante, temos que entender como não fazer de forma errada.

Antes de você orar, veja algumas coisas que Jesus quer que você se lembre:

Não ore como os hipócritas

A primeira coisa que Jesus nos diz quando nos preparamos para orar é “não sejais como os hipócritas”.

Jesus condena todas as formas de hipocrisia, mas aqui ele está falando de uma hipocrisia pública muito específica.

Como vimos, essa demonstração de hipocrisia é aquela que busca atenção pessoal para a piedade.

Jesus explica o motivo interior desses tipos de hipócritas: “eles adoram ficar e orar nas sinagogas e nas esquinas, para serem vistos pelos outros. Em verdade vos digo que receberam a sua recompensa”.

Historicamente, Jesus está se referindo às orações ostensivas dos fariseus, mas precisamos ver isso como uma tentação para nós mesmos também.

Você e eu podemos facilmente sucumbir à tentação de nos empenharmos na oração hipócrita que é sobre Deus em seu discurso formal, mas longe dEle em termos da postura do nosso coração.

Jesus não apenas explica o que ele não quer que seus discípulos façam, mas também o que eles devem fazer: “Mas quando você orar, entre no seu quarto e feche a porta e ore ao seu Pai que está em segredo. E seu Pai, que vê em segredo, o recompensará ”.

Ter uma sala de oração privada pode, é claro, ser uma ferramenta muito útil para a devoção pessoal a Deus.

No entanto, o ensinamento de Jesus aqui não sugere que a questão primária seja o local. A ideia nesta passagem é a reclusão.

A verdadeira questão não é o tanto que você reza, mas orando em segredo para não desfilar sua piedade na frente dos outros.

Quando oramos isoladamente, oramos porque estamos buscando a comunhão com Deus. Nesse isolamento, descobrimos que a oração verdadeira vai acontecer porque não estamos posando nem fingindo.

O resultado de orar assim é uma recompensa do Pai no céu. O Pai que sabe o que é feito em segredo recompensará aqueles que orarem em segredo.

Não ore para impressionar

O primeiro corretivo que Jesus oferece é que não devemos orar para impressionar as pessoas.

O segundo corretivo que Jesus oferece é que não devemos orar para impressionar a Deus: “E quando você orar, não acumule frases vazias como os gentios, pois eles pensam que serão ouvidos por suas muitas palavras. Não seja como eles, pois seu Pai sabe o que você precisa antes de perguntar a ele.”

Deus não está procurando palavras longas, orações longas e repetição irracional. Nós não impressionamos a Deus com o quão grandes são nossas orações.

Jesus adverte não apenas contra as orações farisaicas e hipócritas; ele também adverte contra as orações dos gentios pagãos que pensavam que seriam ouvidos por suas muitas palavras.

Eles acumulavam frases sem sentido em repetição sem sentido …

Encontramos algo semelhante em 1 Reis 18 na batalha do Monte Carmelo, os sacerdotes pagãos eram furiosamente repetitivos em suas orações e trabalhavam para chamar a atenção dos seus deuses, tanto que até dilaceravam seus corpos para atrair o interesse de seus deuses em sua atividade.

Elias usou isso como uma oportunidade para dar uma pequena teologia de oração. Devido à total falta de resposta de Baal, Elias zombou dos sacerdotes de Baal dizendo: “Chore em voz alta, pois ele é um deus. Ou ele está meditando, ou está se aliviando, ou está em uma jornada, ou talvez esteja adormecido e precisa ser despertado.”

Então Elias demonstrou que Deus não fica impressionado com nossas muitas palavras.

Sua oração era simples: “Ó SENHOR, Deus de Abraão, Isaque e Israel, hoje se saiba que és Deus em Israel e que eu sou teu servo e que fiz tudo isso por tua palavra. Responda-me, Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu és Deus, ó Senhor, e que voltaste o coração.

Mateus 6:8 é um dos versículos mais importantes para entender a Oração do Senhor: “Seu Pai sabe o que você precisa antes de perguntar a ele.”

Se entendermos que nosso Pai conhece as nossas necessidades antes de perguntarmos a ele, então nossas vidas de oração serão totalmente transformadas.

Veremos um Deus soberano que está pronto e capaz de responder às nossas orações e que dirige todas as coisas para o nosso bem e para a sua glória.

Uma teologia bíblica sólida de Deus informa como entendemos o que estamos fazendo quando nos apresentamos diante de seu trono de graça com nossos pedidos e necessidades.

Para ler mais, compre sua cópia da Oração que Vira o Mundo de Cabeça Para Baixo na Amazon ou ChristianBook.com

Fonte: ChristianHeadLines