Como os mortos lutam contra o pecado

Esculpidas na casca de cada árvore no jardim de Deus estão as palavras: “Se morrer, dará muito fruto” ( João 12:24 ). Três palavras são gravadas na carne de cada cristão: “Vocês morreram” ( Colossenses 3:3 ). E a confissão sincera de cada crente é “Já estou crucificado com Cristo” ( Gálatas 2:20 ).

Mas o que isso significa? Quem morreu quando me tornei cristão? Resposta: minha carne morreu. “Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne ” ( Gálatas 5:24 ).

Mas o que significa carne ? Não minha pele. Não meu corpo. Isso pode ser um instrumento de justiça ( Romanos 6:13 ). As “obras da carne” são coisas como idolatria e contenda, ira e inveja ( Gálatas 5:19-21 ) – atitudes, não apenas atos imorais do corpo.

Como a Bíblia define a carne

A coisa mais próxima de uma definição bíblica da carne é Romanos 8:7-8 : “A inclinação da carne é inimiga de Deus, porque não se submete à lei de Deus; na verdade não pode. Aqueles que estão na carne não podem agradar a Deus”.

Assim, a carne é o velho “eu” que costumava se rebelar contra Deus. Na carne eu era hostil e insubordinado. Eu odiava a ideia de admitir que estava doente com o pecado. Desafiei a ideia de que minha maior necessidade era um Bom Médico para me curar. Na carne eu confiei na minha sabedoria, não na de Deus. Portanto, nada que eu fizesse na carne poderia agradar a Deus, porque “sem é impossível agradar a Deus” ( Hebreus 11:6 ). E a carne não faz nada pela fé.

Assim, a carne é o velho eu autossuficiente e infiel. Isto é o que morreu quando Deus me salvou. Deus apertou as artérias do meu velho e incrédulo coração de pedra. E quando ele morreu, ele o tirou e me deu um novo coração ( Ezequiel 36:26 ).

Qual é a diferença entre este novo coração que vive e o antigo que morreu? A resposta é dada em Gálatas 2:20 . Diz: “Fui crucificado com Cristo. . . . E a vida que agora vivo, vivo-a pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim”. O velho coração que morreu confiava em si mesmo; o novo coração se apóia em Cristo todos os dias.

Combata o pecado confiando em Jesus

Esta é a resposta à nossa primeira pergunta: Como os mortos lutam contra o pecado? Eles lutam contra o pecado confiando no Filho de Deus. Eles estão mortos para a mentira de Satanás, que é assim: “Você será mais feliz se confiar em suas próprias ideias sobre como ser feliz em vez de confiar no conselho e nas promessas de Cristo”. Os cristãos morreram para esse engano. Então, a maneira como eles lutam contra Satanás é confiando que os caminhos e promessas de Cristo são melhores que os de Satanás.

Esta maneira de lutar contra o pecado é chamada de “luta da  ” ( 1 Timóteo 6:12 ; 2 Timóteo 4:7 ). As vitórias desta luta são chamadas de “obras de  ” ( 1 Tessalonicenses 1:3 ; 2 Tessalonicenses 1:11 ). E nesta guerra os cristãos se tornam santos pela  ( Atos 26:18 ; 2 Tessalonicenses 2:13 ).

Pensemos, então, nessa luta de fé. Não é como jogos de guerra com balas de borracha. A eternidade está em jogo. Romanos 8:13 é um versículo chave: “Se viverdes segundo a carne, morrereis, mas se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis”. Isso foi escrito para cristãos professos, e o ponto é que nossa vida eterna depende de nossa batalha contra o pecado.

Isso não significa que ganhamos a vida eterna matando o pecado. Não, é “pelo Espírito” que lutamos. Ele receberá a glória, não nós. Tampouco Romanos 8:13 significa que lutamos com um sentimento ansioso de incerteza sobre a vitória. Pelo contrário, mesmo enquanto lutamos, temos confiança de que “aquele que começou a boa obra em [nós] a completará no dia de Jesus Cristo” ( Filipenses 1:6 ). Tampouco Romanos 8:13 significa que devemos ser perfeitos agora em nossa vitória sobre o pecado. Paulo renuncia à pretensão de perfeição ( Filipenses 3:12 ).

O que Deus requer

A exigência em Romanos 8:13 não é a impecabilidade, mas o combate mortal com o pecado. Isso é absolutamente essencial na vida cristã. Caso contrário, não damos evidência de que a carne foi crucificada. E se a carne não foi crucificada, não pertencemos a Cristo ( Gálatas 5:24 ). As apostas nesta batalha são muito altas. Não estamos jogando jogos de guerra. O resultado é o céu ou o inferno.

Como, então, os mortos “fazem morrer os atos [pecaminosos] do corpo”? Nós respondemos: “pela fé!” Mas exatamente o que isso significa? Como você luta contra o pecado com fé?

Suponha que eu seja tentado a cobiçar. Alguma imagem sexual surge em meu cérebro e me chama a persegui-la. A forma como essa tentação obtém seu poder é me persuadindo a acreditar que serei mais feliz se a seguir. O poder de toda tentação é a perspectiva de que ela me fará mais feliz. Ninguém peca por senso de dever quando o que realmente quer é fazer o que é certo.

Então, o que eu deveria fazer? Algumas pessoas diriam: “Lembre-se da ordem de Deus para ser santo ( 1 Pedro 1:16 ), e exercite sua vontade de obedecer porque ele é Deus!” Mas algo crucial está faltando neste conselho – a saber,  . Muitas pessoas lutam pelo aprimoramento moral que não podem dizer: “A vida que vivo, vivo -a pela fé ” ( Gálatas 2:20 ). Muitas pessoas tentam amar e não percebem que “o que vale é a  que opera pelo amor” ( Gálatas 5:6 ).

A luta contra a luxúria (ou ganância ou medo ou qualquer outra tentação) é uma luta de fé. Caso contrário, o resultado é o legalismo. Vou tentar explicar como lutamos contra o pecado com fé.

Combatendo o pecado pelo Espírito

Quando a tentação da luxúria vem, Romanos 8:13 diz: “Se você a matar pelo Espírito, você viverá”. Pelo Espírito! O que isso significa? De toda a armadura que Deus nos dá para lutar contra Satanás, apenas uma peça é usada para matar – a espada. É chamada a espada do Espírito ( Efésios 6:17 ). Então, quando Paulo diz: “Mate o pecado pelo Espírito”, eu entendo que isso significa: “Depende do Espírito”, especialmente sua espada.

O que é a espada do Espírito? É a palavra de Deus ( Efésios 6:17 ). É aqui que entra a fé. “A fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo” ( Romanos 10:17 ). A palavra de Deus corta a névoa das mentiras de Satanás e me mostra onde a felicidade verdadeira e duradoura pode ser encontrada. E assim a palavra me ajuda a parar de confiar no potencial do pecado para me fazer feliz e, em vez disso, me seduz a confiar na promessa de alegria de Deus ( Salmo 16:11 ).

Eu me pergunto quantos crentes hoje percebem que a fé não é meramente crer que Cristo morreu por nossos pecados. Fé também é estar confiante de que Seu caminho é melhor que o pecado. Sua vontade é mais sábia. Sua ajuda é mais certa. Suas promessas mais preciosas. E sua recompensa mais satisfatória. A fé começa com um olhar para trás na cruz, mas vive com um olhar para frente nas promessas. Abraão “tornou-se forte na sua   . . . plenamente convencido de que Deus era capaz de fazer o que havia prometido ” ( Romanos 4:20-21 ). “A fé é a certeza das coisas que se esperam ” ( Hb 11:1 ).

Quando a fé domina meu coração, fico satisfeito com Cristo e suas promessas. Foi isso que Jesus quis dizer quando disse: “Quem crê em mim nunca terá sede ” ( João 6:35 ). Se minha sede de alegria, significado e paixão são satisfeitas pela presença e promessas de Cristo, o poder do pecado é quebrado. Não cedemos à oferta de carne de sanduíche quando vemos o bife chiando na grelha.

A satisfação mata o pecado

A luta da fé é a luta para ficar satisfeito com Deus. “Pela fé Moisés . . . [escolheu] antes ser maltratado com o povo de Deus do que desfrutar os prazeres fugazes do pecado, . . . pois esperava a recompensa” ( Hebreus 11:24-26 ). A fé não se contenta com “prazeres passageiros”. É voraz de alegria. E a palavra de Deus diz: “Na presença de Deus há plenitude de alegria, e na sua destra delícias perpetuamente” ( Salmo 16:11 ). Assim, a fé não será desviada para o pecado. Ele não desistirá tão facilmente em sua busca pela alegria máxima.

O papel da palavra de Deus é alimentar o apetite da fé por Deus. E ao fazer isso, meu coração se afasta do sabor enganoso da luxúria. A princípio, a luxúria começa a me enganar, fazendo-me sentir que realmente perderia uma grande satisfação se seguisse o caminho da pureza. Mas então eu pego a espada do Espírito e começo a lutar. Eu li que é melhor arrancar meu olho do que cobiçar ( Mateus 5:29 ). Eu li que se eu pensar em coisas que são puras, amáveis ​​e excelentes, a paz de Deus estará comigo ( Filipenses 4:8-9 ). Eu li que colocar a mente na carne traz morte, mas colocar a mente no Espírito traz vida e paz ( Romanos 8:6 ).

E enquanto oro para que minha fé seja satisfeita com a vida e a paz de Deus, a espada do Espírito esculpe o açúcar que cobre o veneno da luxúria. Eu vejo isso pelo que é. E pela graça de Deus, seu poder sedutor é quebrado.

Fé Prospectiva

É assim que os mortos lutam contra o pecado. Isto é o que significa ser um cristão. Estamos mortos no sentido de que o velho eu incrédulo (a carne) morreu. Em seu lugar há uma nova criação. O que o torna novo é a  . Não apenas uma crença retrógrada na morte de Jesus, mas uma crença retrógrada nas promessas de Jesus. Não apenas ter certeza do que ele fez, mas também estar satisfeito com o que ele fará.

Com toda a eternidade pendurada na balança, lutamos a luta da fé. Nosso principal inimigo é a mentira que diz que o pecado tornará nosso futuro mais feliz. Nossa principal arma é a Verdade que diz que Deus fará nosso futuro mais feliz. E a fé é a vitória que vence a mentira, porque a fé se satisfaz com Deus.

O desafio diante de nós não é meramente fazer o que Deus diz porque Ele é Deus, mas desejar o que Deus diz porque ele é bom. O desafio não é meramente buscar a justiça, mas preferir a justiça. O desafio é levantar de manhã e meditar em oração nas Escrituras até que experimentemos alegria e paz ao crer “nas preciosas e grandiosas promessas” de Deus ( Romanos 15:13 ; 2 Pedro 1:4 ). Com esta alegria colocada diante de nós, os mandamentos de Deus não serão pesados ​​( 1 João 5:3 ) e a compensação do pecado parecerá muito breve e muito superficial para nos atrair.

One Comment on “Como os mortos lutam contra o pecado”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *