Conhecendo a Deus: Um guia do leitor

Teocentricidade é uma palavra grande e imponente que significa simplesmente “centrado em Deus”. Ser teocêntrico significa que o próprio Deus é o núcleo de tudo o que você acredita e a força gravitacional governante de tudo o que você faz. E na minha opinião, ninguém na memória recente incorporou mais prontamente essa perspectiva da vida do que o falecido JI Packer (1926-2020), especialmente em sua obra clássica, Conhecendo Deus .

Quando lhe perguntaram: “Qual é a melhor coisa da vida, trazendo mais alegria, deleite e contentamento do que qualquer outra coisa?” não hesitou em responder: o conhecimento de Deus.

1 – Cristianismo Pigmeu

Packer tinha pouca paciência com aqueles que falavam da vida ou espiritualidade cristãs sem levar em conta a centralidade de Deus. Para que haja calor vivificante nas afeições do coração, primeiro deve haver luz bíblica comunicada à mente. Esta foi a maneira de Packer de nos lembrar que uma compreensão biblicamente informada e cognitiva da revelação de Deus e seus atributos é fundamental para tudo no cristianismo.

Permitir que Deus “se torne remoto”, disse Packer, “olhar para Deus, por assim dizer, pelo lado errado do telescópio, reduzindo-o a proporções de pigmeu”, só pode resultar em “cristãos pigmeus” que não conseguem crescer. até a plenitude de Cristo Jesus.

Packer exagerou em seu caso? Isso é pouco mais do que uma hipérbole teológica? Dificilmente. Packer está certo quando diz:

Somos cruéis com nós mesmos se tentamos viver neste mundo sem conhecer o Deus de quem é o mundo e quem o dirige. O mundo torna-se um lugar estranho, louco, doloroso, e a vida nele um negócio decepcionante e desagradável, para aqueles que não conhecem Deus. Desconsidere o estudo de Deus e você se condena a tropeçar e errar pela vida com os olhos vendados, por assim dizer, sem senso de direção e sem compreensão do que o cerca. Desta forma, você pode desperdiçar sua vida e perder sua alma.

2 – Conhecendo a Deus

O que exatamente conhecer a Deus significa e implica?

Começa, ouvindo a palavra escrita e infalível de Deus enquanto o Espírito Santo lança luz sobre a natureza de nosso Criador e Redentor. Mas ouvir é apenas o começo. Depois de ouvir, segue-se a aplicação alegre e voluntária das verdades sobre Deus ao modo como vivemos e pensamos e ao que valorizamos e prezamos.

Conhecer a Deus requer que exploremos diligentemente as maneiras multifacetadas pelas quais Deus se revelou nas Escrituras. Envolve um estudo profundo e sincero dos atributos e ações de Deus, que por sua vez produz o fruto da comunhão com Deus e adoração apaixonada e celebração de quem ele é e do que fez.

Celebramos a sua grandeza e assim o exaltamos e lhe rendemos homenagem pelo nosso louvor, pela nossa obediência direta, e procurando sempre fazer aquilo que, de todas as opções que nos são oferecidas, calculamos que mais lhe agradará. Assim nós o glorificamos. As três noções se fundem em uma: amar a Deus, agradar a Deus e glorificar a Deus, o objetivo composto da vida do cristão. 

3 – Adorando Seus Atributos

Nenhum livro, nem todos os livros do universo, poderiam esperar identificar e definir cada atributo de nosso Deus infinito. Assim, Packer se limita a focar naquelas características de Deus que são especialmente destacadas nas Escrituras e são essenciais para todo cristão que busca amadurecer em seu conhecimento dele.

Ele ecoa, mais uma vez, os sentimentos de Paulo em Filipenses 3:7-10 , onde o apóstolo diz que conta as coisas que perdeu como “lixo” ou “esterco” Packer nos lembra que a intenção de Paulo não é meramente dizer que tais coisas carecem de valor, mas que “ele não vive com elas constantemente em sua mente: que pessoa normal passa seu tempo sonhando nostalgicamente com esterco? No entanto, isso, com efeito, é o que muitos de nós fazemos. Mostra quão pouco temos no caminho do verdadeiro conhecimento de Deus.

Lamenta-se o fato de que, para muitos cristãos professos, alguns dos atributos de Deus exercem pouca influência prática em suas vidas diárias. Mas para Packer, toda verdade sobre Deus é espiritualmente transformadora. Assim, ele dirige nossa atenção cuidadosa para realidades como a imutabilidade divina, a promessa gloriosa e reconfortante de que Deus em seu caráter mais fundamental sempre será quem ele é eternamente. Ele dedica capítulos à majestade de Deus, sua sabedoria insondável e ao amor e graça de Deus.

Deus não seria Deus se não fosse inabalavelmente justo e santo. E embora muitos hoje estejam inclinados a esvaziar Deus de sua ira, Packer acredita que um Deus que não está zangado com o pecado não pode ser digno de adoração e devoção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *