Defendemos a própria verdade

O recente aumento da preocupação com a verdade , pelo menos como escolha de palavras, é um desenvolvimento interessante. Mesmo vozes que recentemente declararam com aparente deleite o alvorecer de uma era de “pós-verdade” agora se encontram buscando essa palavra antiga. Recém-sensíveis às mentiras de inimigos percebidos no “outro lado” da divisão política, políticos amadores, conservadores e progressistas, com smartphone na mão, se apresentam como portadores da verdade real .

Seja o distanciamento social e coberturas faciais, taxas de criminalidade e policiamento, grande tecnologia e grande governo, taxas de inflação e dívida nacional, processos judiciais e nomeações judiciais, acontece que ainda queremos a verdade. Não, exigimos a verdade. Ou seja, quando favorece nossos interesses e preferências pessoais.

Leve-o em passos largos

Por mais recente que pareça a tendência recente de giro descarado e mentiras descaradas para alguns, os cristãos com Bíblias nas mãos não nos contam entre os surpresos. Há muito tempo o diabo trafica meias-verdades, enganos sutis e “desinformação” – desde o início, na verdade. Essa tem sido sua estratégia, e principal truque, como “pai da mentira”, do jardim. Mesmo que as manifestações sociais agora pareçam mais claras e, às vezes, mais dissonantes, aqueles informados pela verdade das Escrituras cristãs levam isso com calma.

Dois milênios atrás, um de nossos apóstolos nos informou que os incrédulos “suprimem a verdade” e “trocaram a verdade” por mentiras ( Romanos 1:18 , 25 ). Mesmo na igreja primitiva, ex-professores da fé se afastaram da verdade ( 2 Timóteo 4:4 ; Tito 1:14 ; 3 João 12 ). Situado acima e contra a década de 1950, nosso(s) mundo(s) (digital) pode parecer recentemente repleto de calúnias, bajulação e autopromoção. Mas em comparação com a igreja primitiva, bem, agora podemos estar vivendo em tempos mais normais.

Nosso Jesus como Verdade

Como cristãos, nossa preocupação com a verdade, em tempos de engano sem vergonha, não é apenas baseada em princípios; é pessoal. Nós nos preocupamos com a verdade e resolvemos falar a verdade , apesar de seus custos, não simplesmente porque estamos preocupados com fatos e ficção, verdadeiros e falsos. A verdade impessoal e minúscula não é nossa maior e mais profunda lealdade. Nossa preocupação “pela verdade” é derivada e secundária. Chegamos a conhecer a Verdade superior, a Verdade mais profunda, a Verdade pessoal que dá significado e valor a outras verdades, e torna algumas afirmações verdadeiras e outras falsas. Além dele, o apelo público aparentemente digno pela verdade logo se transforma em outro jogo de linguagem e jogo de poder astuto.

O Evangelho de João é particularmente insistente em que Cristo, como Filho divino, não é apenas verdadeiro , mas a Verdade . O próprio Jesus, é claro, disse famosamente a seus discípulos: “Eu sou o caminho, e a verdade , e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” ( João 14:6 ). Ele não é apenas verdadeiro entre outras verdades, mas a Verdade – o único caminho para aquele que realmente importa.

Quando João, em seu dramático prólogo, apresenta essa Verdade pessoal e encarnada , ele apresenta a pessoa de Cristo como “cheia de graça e verdade” ( João 1:14 , 17 ), ecoando o grande refrão definidor do Antigo Testamento sobre a “firme amor e fidelidade”. Em Cristo, nunca deixaremos de nos maravilhar com o fato de “Deus ter escolhido se dar a conhecer, final e definitivamente, em um homem real e histórico”.

Jesus é a verdade, porque ele encarna a revelação suprema de Deus – ele mesmo “narra” Deus, diz e faz exclusivamente o que o Pai lhe dá para dizer e fazer, de fato, ele é propriamente chamado de “Deus”. Ele é a auto-revelação graciosa de Deus, sua “Palavra”, feita carne. 

Nosso Evangelho como Verdade

Primeiro, reconhecemos Jesus como a Verdade. Então, ao percorrermos nosso caminho através de seus apóstolos, descobrimos que não apenas o próprio Cristo é “a verdade”, mas a mensagem sobre ele e como ele salva – o que chamamos de “o evangelho” – é “a verdade”.

Graças às epístolas de Paulo, esta mensagem definitiva da fé cristã é o referente mais comum da “verdade” no Novo Testamento. Paulo se refere ao nosso ouvir “a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação” ( Efésios 1:13 ; também Tiago 1:18 ) e “a palavra da verdade, o evangelho”, isto é, “a graça de Deus em verdade” ( Colossenses 1:5-6 ). E assim, os cristãos são aqueles “que crêem e conhecem a verdade” ( 1 Timóteo 4:3 ). Chegamos “ao conhecimento da verdade” ( 2 Timóteo 2:25 ) – significando não a verdade em geral, seja matemática, física ou química, mas especificamente a verdade, as boas novas de Deus de que Jesus salva os pecadores.

Talvez na declaração mais significativa de Paulo sobre o povo de Deus da nova aliança, ele se refere a nós como “a família de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade ” ( 1 Timóteo 3:15 ). . O chamado de Cristo em sua igreja, que ele mesmo constrói ( Mateus 16:18 ), no melhor e no pior dos tempos, não é fundamentalmente defender tudo o que é certo, verdadeiro e bom no mundo. Igrejas não são sociedades para a preservação de fatos e verdades gerais. As igrejas devem ser pilares e sustentáculos – para o avanço e defesa – do evangelho, a verdade , a mensagem definidora sobre aquele que é a Verdade .

Por que a verdade importa

A busca, dizer e defender a verdade não é, portanto, uma mera preocupação pragmática, nem uma convicção religiosa secundária. É uma preocupação de adoração, decorrente de nossa fidelidade final. Nós adoramos aquele que é a própria Verdade. E nós recebemos o dom da posição correta com Deus, nele, pela fé, através da verdade do evangelho.

À medida que defendemos a verdade em tempos repletos de mentiras, podemos encontrar alguma causa comum com incrédulos nas várias esferas onde Deus nos colocou – em nossas famílias, bairros, escolas e locais de trabalho. Nos dias em que as linhas divisórias estão sendo redesenhadas novamente, novas linhas de falha emergindo e, uma vez que as preocupações secundárias se tornam primárias, encontraremos co-beligerantes não-cristãos, antigos e novos. Ao fazermos isso, faríamos bem em lembrar que as lealdades mais profundas por trás dessa cooperação não são as mesmas, mas, na verdade, fundamentalmente diferentes (e até postas umas contra as outras).

Nós nos importamos com a verdade não porque a verdade é nosso Deus, nem porque a “verdade” agora parece servir aos nossos próprios interesses, mas porque Jesus é nosso Deus, e ele é a Verdade. Ele é a Verdade que faz toda a verdade ser verdade. Em Cristo, não nos contentaremos em dedicar nossas vidas à verdade, mas não à Verdade . E, portanto, tomamos cuidado ao deixar os incrédulos em causa comum virarem nossa busca da verdade de cabeça para baixo, nos levando ao foco deles , desde que mantemos silêncio sobre o nosso.

Três verdadeiros aliados

Em tempos como o nosso – desiludidos e divididos por mentiras, e recém-desesperados pela verdade – podemos encontrar forças ensaiando três antigos aliados que temos no chamado cristão pela verdade, amigos verdadeiros que nos ajudam a não ficar calados sobre o que mais importa.

A verdade atrás de nós

Em primeiro lugar, lembramos que não só a própria Verdade é pessoal, mas também nós tivemos um encontro pessoal com ele. Não somos apenas professores da verdade, mas testemunhas, testemunhas pessoais dele e de sua obra em nós.

Testemunhas falam de “o que vimos e ouvimos” ( Atos 4:20 ) – falamos de mais do que nossa experiência, mas não menos. Isso dá importância ao nosso testemunho pessoal de uma maneira que podemos estar propensos a negligenciar a causa da verdade. Nossa confissão da verdade não é especulativa ou indireta, mas, como o ex-cego curado por Jesus, podemos dizer, em um mundo de complexidade, confusão e torção: “Uma coisa eu sei, que embora eu fosse cego, agora eu vejo” ( João 9:25 ). O que ao mesmo tempo inspira coragem e contrição em nossa luta pela fé – e pode nos ajudar a discernir quais causas adotar e quais deixar passar.

Verdade dentro de nós

Assim também, em segundo lugar, nos importamos com a verdade como aqueles que têm um Todo- Poderoso Aliado para a Verdade, o Espírito Santo. Em um mundo há muito batalhado em uma disputa pela verdade, Jesus prometeu e nos deu um Ajudador todo-poderoso que é “o Espírito da Verdade” ( João 4:23-24 ; João 14:17 ; 15:26 ; 16:13 ). O Espírito ama a Verdade. A própria Verdade o enviou, e o Espírito se dedica totalmente à Verdade, com energia onipotente. A busca da verdade não é nosso trabalho para começar, assumir e realizar com a ajuda dele. Em vez disso, é seu grande trabalho que nos juntemos e desfrutemos, sem pânico ou frenesi.

Verdade ao nosso redor

Finalmente, por mais sozinhos que possamos nos sentir em um momento de ataque pessoal ou desorientação impessoal, ou por menor que nosso círculo de amigos crentes ou igreja local possa se sentir, temos um povo – e muito, muito mais do que sete mil que não se curvaram o joelho. 

A igreja, coluna e sustentáculo da verdade , também é nossa comunhão na verdade que firma a alma. Em um mundo de meias verdades e mentiras descaradas, dizemos a verdade. Amamos a verdade e buscamos a verdade, porque amamos, estimamos e adoramos juntos aquele que é a Verdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *