Deus restaurou a fé de Sara ele pode fazer o mesmo por você

A primeira coisa a dizer sobre Sara é que ela era uma mulher piedosa. Duas vezes no Novo Testamento ela é elogiada. Primeiro, ela é elogiada como uma mulher de fé (Hb 11:11), e então Pedro a apresenta como um modelo para todas as mulheres cristãs (1 Pe 3:5-6).

Em Sara, temos a feminilidade no seu melhor. Mas mesmo essa mulher piedosa lutou contra a dúvida e se envolveu em manipulação que trouxe dor para as vidas das pessoas que Deus colocou ao seu redor.

Sara — esposa de Abraão, mãe de Isaque, lindo modelo de fé para nós — precisava da graça de Deus em sua vida fragmentada, assim como você e eu também precisamos dela em nossas vidas.

A descrença de Sarah

O SENHOR disse: “Certamente retornarei a você por esta época no ano que vem, e Sara, sua mulher, terá um filho.” E Sara estava escutando à porta da tenda atrás dele… Ora, Abraão e Sara eram velhos, avançados em anos. O caminho das mulheres havia cessado para Sara… Então Sara riu consigo mesma, dizendo: “Depois que eu estiver gasta, e meu senhor for velho, ainda terei prazer?” (Gn 18:10-12).

Sara acreditava em Deus, mas não exerceu fé, neste momento, em relação à Sua promessa de um filho. É possível confiar em Deus no que diz respeito à salvação eterna, mas não confiar Nele no que diz respeito à provação específica que está acontecendo em sua vida.

Sara lutou contra a incredulidade e, mais do que isso, ela tentou encobri-la diante do Senhor, dizendo: “’Eu não ri,’ porque ela estava com medo” (Gn 18:15). Com medo de quê? Com medo, talvez, do que se passava em seu coração. Ela conversou com Deus, mas sabia que sua oração era apenas um fingimento.

E Deus conhecia o seu disfarce; Ele vê todas as coisas.

Por trás da descrença de Sara, havia uma história extraordinária de manipulação. Sara queria um filho e estava preparada para fazer qualquer coisa para conseguir o que queria. Abraão ouviu a voz de Sara: “Entra na minha serva; pode ser que eu obtenha filhos dela” (Gn 16:2). A união de Abraão com Hagar levou ao nascimento de Ismael, e essa família já fraturada estava agora mergulhada em uma teia de lealdades conflitantes e ressentimentos ocultos.

Há várias maneiras de uma mulher usar seu poder para conseguir o que quer de maneiras que desonram a Deus e trazem dor a todos ao seu redor. Era isso que Sara estava fazendo, e o resultado foi que a descrença se apoderou dessa mulher piedosa.

Mas Deus conhecia a sua incredulidade – nada jamais lhe é escondido.

Sara lutou contra a incredulidade porque seus olhos estavam fixos em Abraão e em si mesma. Abraão tinha quase 100 anos e Sara estava apenas dez anos atrás dele. Portanto, a promessa de Deus parecia impossível.

Enquanto você olhar para a fraqueza de sua própria fé, para as dificuldades e pressões de sua própria vida, para os problemas com seu cônjuge e seus filhos, você se verá caindo na descrença porque não há resposta para isso.

Quando Deus falou com Sara, Ele ergueu o olhar dela dos horizontes desanimadores de sua própria vida e disse: “Existe alguma coisa muito difícil para o Senhor?” (Gênesis 18:14). E ela deu à luz um filho na velhice.

Pela fé, a própria Sara recebeu poder para conceber, mesmo sendo já avançada em idade, porque teve por fiel aquele que lhe havia feito a promessa (Hb 11:11).

Sara recebeu o poder de conceber porque “considerou fiel aquele que lhe havia feito a promessa”. A fé de Sara foi restaurada por meio de um encontro com Deus.

Como a fé é restaurada? Olhe para quem é Deus e ouça o que Ele diz.

A fé cresce quando você tira os olhos de si mesmo e de seus problemas, limitações e fracassos, e os foca no Deus vivo, o SENHOR, para quem nada é impossível.

Tudo o que Deus planejou para sua vida será realizado. Haverá reviravoltas, decepções e fracassos, mas os propósitos de Deus para você serão cumpridos.

Tudo o que Deus planejou para sua vida será realizado.

Aqui você é solteiro e deseja se casar.
Tudo o que Deus planejou para sua vida será realizado.

Aqui você é casado e deseja ter filhos.
Tudo o que Deus planejou para sua vida será realizado.

Aqui você está casado e desejando que seu casamento fosse mais do que é.
Tudo o que Deus planejou para sua vida será realizado.

Aqui você está ansioso por seus filhos, imaginando qual será o caminho deles. Tudo o que Deus planejou para sua vida será realizado.

Não estou dizendo que tudo o que você planejou para sua vida será realizado. Deus não diz que todo propósito será realizado se seu marido se endireitar. Deus não diz que todo propósito será realizado se uma criança nascer para você, ou se seus filhos se tornarem como você esperava, ou se você finalmente conhecer aquela pessoa dos seus sonhos, ou se você sair daquele emprego sem futuro.

Não! Deus diz,

Aquele que começou boa obra em vocês vai completá-la até o dia de Cristo Jesus” (Fp 1:6).

Deus realizará todos os Seus propósitos para sua vida. Ponto final! Olhe para quem Deus é. Ouça o que Deus diz. E sua fé será restaurada.

Deus foi muito gentil com Sara. Ele será gentil com você. Ele já sabe tudo sobre você, então não tenha medo de se aproximar dele hoje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *