É Possível ter vergonha do Evangelho?

Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Romanos 1:16

A Bíblia só no novo testamento tem cerca de 35 menções a se envergonhar de Cristo ou do Evangelho, será que é possível depois de nos tornarmos cristãos se envergonhar de Cristo ou do evangelho?

O Evangelho

Se queremos saber o que é o evangelho, devemos ir direto para a fonte, ou direto para Deus e Sua Palavra, e fazemos isso citando Jesus:

E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus, E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho. Marcos 1:14,15

Aparentemente, Jesus não iniciou o seu ministério terrestre até que João Batista terminou o seu, e o ministério de João acabou depois de ser posto na prisão e, mais tarde, ser decapitado.

Jesus nos diz que o evangelho incluiu arrependimento e fé. Se acreditarmos, e confiarmos em Cristo, seremos salvos, não pelas nossas obras, porque é um dom gratuito (Ef 2:8-9).

Quando Deus nos dá Sua graça, Ele não está nos dando o que merecemos, mas o que precisamos, então o evangelho é crer em Deus, levando-nos ao arrependimento e à fé em Jesus Cristo, e a razão pela qual o reino de Deus estava à mão foi porque Jesus estava lá.

Ele é o rei desse reino, então, quando Deus traz uma pessoa ao arrependimento (2 Tim 2:24-26) e eles confiaram em Cristo, serão salvos.

Pecados de Omissão

Os pecados da carne são aparentes, e todos pecamos muito facilmente, mas quando vemos algo que precisa ser feito, como ver um irmão necessitado e não fazer nada, isso é um pecado.

O apóstolo João escreveu:

Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus? 1 João 3:17

Tiago escreve sobre esse mesmo assunto e diz:

E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e nào lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Tiago 2:15,16

Jesus também deixou um recado importante:

Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes. Mateus 25:42,43

Quando somos salvos, confessamos com a boca dizendo a nossa família, nossos amigos e nossos colegas de trabalho. O apóstolo Paulo escreve:

“Se confessar com a sua boca que Jesus é o Senhor e crer no seu coração, que Deus o ressuscitou dentre os mortos, você será salvo” (Rom 10, 9).

A palavra “confessar” significa “concordar com” ou “estar de acordo”, por isso estamos de acordo com Deus sobre os nossos pecados, e é por isso que é “com a boca se confessa” (Rom 10:10), e Creio que isso significa que o confessamos publicamente.

E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus. Mas quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus. Lucas 12:8,9

Podemos negar a Cristo pelo nosso silêncio ao não contar as boas novas aos outros. Isto é o que se chama pecado de omissão.

Envergonhado do Evangelho

Nas diversas vezes que a Bíblia menciona a palavra envergonhar, embora os contextos sejam diferentes, é possível entender que alguns poderiam hesitar em falar sobre Cristo com o medo do que os Judeus ou a comunidade pensaria a respeito.

Timóteo era um jovem que “conheceu” a Cristo provavelmente por intermédio de sua avó e de sua mãe, e deve ter sido algo impactante, pois Paulo relata que o jovem foi as lagrimas.

Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação. Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa das aflições do evangelho segundo o poder de Deus, 2 Timóteo 1:7,8

Quando o apóstolo Paulo estava escrevendo para Timóteo, alguns dos idiomas sugerem que Timóteo estava um pouco relutante em proclamar Cristo.

Como Paulo estava na prisão quando escreveu isso, pode ser que Timóteo entendesse que teria o mesmo destino ou sofresse retaliações ao tornar pública a sua fé.

Pedro falou algo parecido para a igreja:

Mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte. 1 Pedro 4:16

Conclusão

O fato é que sim, é possível nos envergonharmos do Evangelho e também de Cristo, e muitas vezes é algo tão sutil que pode passar desapercebido.

Quando tememos por retaliações ou sofrimentos e então ocultamos a nossa fé, isso é se envergonhar do evangelho e do Senhor.

Quando deixamos de ajudar alguém ou não mostramos o amor de Deus nas nossas vidas para com os outros, também é se envergonhar do Evangelho e do Mestre.

Que possamos acreditar de tal forma a ponto de falar como Paulo em Romanos 1:18.