Encontrando alegria em um mundo caótico

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33

Uma vida simples

Caminhando até o quintal recentemente, eu escutei como as cigarras tocavam a melodia do crepúsculo e os vaga-lumes iluminavam a quase escuridão.

Isso me lembrou de dias passados ​​quando a vida era mais simples. Se não fosse pelo calor e pelos mosquitos, eu teria feito uma cama no meu quintal e deixaria esses insetos cantarem para eu dormir.

O canto deles me lembrou da minha infância.

Crescendo em Louisiana (EUA), lembro-me de estar ao ar livre ao entardecer com outras crianças da vizinhança.

Com os potes vazios de vidro na mão, nós esperávamos que os vaga-lumes começassem a dançar. A corrida se seguiu quando o show de luzes começou e terminou quando nossas mães nos chamaram para dentro da casa durante a noite.

Alguns libertaram, enquanto outros fizeram buracos em suas tampas para garantir a sobrevivência de seus insetos, preferindo colocá-los em suas janelas durante a noite.

Enquanto as memórias de ontem parecem tão distantes, mudanças em nossa sociedade – algumas boas e outras não tão boas – parecem ter acontecido da noite para o dia.

Lembrando-se de quem traz ordem ao caos

É fácil tornar-se cético vendo que o nosso mundo se tornou tão caótico.

É melhor lembrar que Deus traz ordem ao caos, assim como Ele fez no princípio. Se não o fizermos, perderemos nossa alegria.

O falecido evangelista Billy Graham disse certa vez: “Se nossos corações estiverem sintonizados com Deus por meio de uma fé permanente em Cristo, o resultado será um otimismo alegre e um bom ânimo”.

Como é a fé permanente em Cristo?

De acordo com o dicionário, permanecer significa aceitar ou agir de acordo com uma regra, decisão ou recomendação. Sinônimos incluem obedecer, observar, seguir, defender e aceitar.

Jesus nos dá uma imagem do que pode ser “não” habitar nEle quando Ele diz: Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. João 15:6.

O que isso tem a ver com alegria e otimismo?

Se escolhermos permanecer em Jesus e dar frutos para o Seu Reino, nossa esperança está Nele. Nós sabemos o que nosso futuro nos reserva. É a vida eterna com Ele.

No entanto, você pode ser otimista e não ter fé em Deus. Muitos incrédulos escolhem não se preocupar porque a vida é mais agradável assim. Seu lema parece a música pop: “Não se preocupe, seja feliz”.

O otimismo bíblico

Para o cristão, o otimismo bíblico resulta da fé no caráter de Deus.

Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo. Romanos 15:13

Quando nossa esperança está em Deus, podemos confiar em Seu plano soberano em vez das nossas circunstâncias. Como resultado, podemos experimentar a verdadeira alegria.

Autor: Carol Round
Fonte ASSIST (www.assistnews.net)