Estudo de 1 Samuel 22:5 – Comentado e Explicado

Mas o profeta Gad disse a Davi: Não fiques no fortim. Parte, volta à terra de Judá. Davi partiu e internou-se na floresta de Haret.
1 Samuel 22:5

Comentário de Albert Barnes

O profeta Gad – Mencionado aqui pela primeira vez. Pode-se supor que Samnel o enviou em particular de Naioth para dizer a David para não permanecer no porão. Se ele ficou com Davi ou retornou ao Colégio dos profetas, não aparece. Para avisos posteriores dele, veja referências marginais.

A floresta de Hareth é desconhecida.

Comentário de Thomas Coke

1 Samuel 22: 5 . O profeta Gade disse a Davi: Não permaneça no porão Era natural pensar que Davi estaria mais seguro em sua própria tribo e em uma floresta densa do que na tribo de Saul e em uma caverna; e segurança era tudo o que ele queria, ou Deus o pretendeu antes da morte de Saul. Mas o principal motivo de Deus o aconselhar a ir para a terra de Judá foi, eu apreendo, porque Deus pretendia fazer a ele a honra de livrar uma das cidades de Israel das mãos dos filisteus, cap. 1 Samuel 23: 3 , etc. e, portanto, mandou-o para lá, para que ele estivesse próximo, para protegê-lo na estação apropriada da invasão e pilhagem de seus inimigos: isso ele fez enquanto permanecia com seus homens naquela parte do país; e foi uma ação corajosa: foi, como Grotius observa sobre o local, um exemplo de seu grande amor por seu país; que, embora proscrito como rebelde pelo rei, estava tão longe de prejudicar seu país, ele o serviu à custa de seus inimigos.

REFLEXÕES. – Visto que a inocência não podia mais ser sua segurança, Davi a procura pela espada. Tendo montado em uma fortaleza forte por natureza, ele resolve manter-se lá.

1. Aqui seus irmãos vieram até ele, talvez se tornando desagradável ao descontentamento de Saul por sua relação com ele; ou disposto a compartilhar sua parte, confiando em seu progresso futuro. E como ele queria uma força armada, não para agir contra seu rei, mas para se defender da malícia de seu perseguidor, ele entretinha todos os que o recorriam. Nota; (1.) Os que participam das aflições do povo de Deus devem compartilhar com eles em seu reino de glória. (2.) O Senhor Jesus não recusa ninguém; deixe o pecador desesperado, que não sabe para onde fugir; deixe o miserável devedor, desagradável às prisões da Justiça Divina; que os descontentes, que estão cansados ??do domínio do pecado e de Satanás, venham a ele; ele será um capitão para eles, porque ele os recebe.

2. Tendo guarda para sua própria pessoa, Davi é solícito em levar seus pais a um local seguro, pois Saul provavelmente agora provocaria sua vingança contra eles e os deles. Com a permissão do rei de Moabe, ele os leva a Mizpá, em Moabe, e os deixa lá, até que ele saiba o que Deus faria com ele; por quanto tempo, ou de que maneira ele exerceria sua fé e paciência, antes de cumprir suas promessas. Nota; (1) Um homem bom não pode deixar de ser um filho obediente e diligente para garantir o repouso de seus pais idosos. (2.) Embora tenhamos a garantia mais completa da proteção de Deus, devemos esperar por ele na via dos meios e esperar pacientemente sua salvação.

3. Gade, o profeta, que se juntara a ele em seu exílio, talvez enviado por Samuel para estar com ele para aconselhá-lo, o convence a ir para a terra de Judá; sendo sua própria tribo, ele poderia esperar mais amigos; e, aparecendo publicamente, mostraria sua própria inocência e confiança em Deus. Davi consentiu e se estabeleceu na floresta de Hareth.

Comentário de Joseph Benson

1 Samuel 22: 5 . O Profeta Gad disse a Davi: Antes não lemos nada sobre esse profeta; e é provável que Deus o tenha levantado neste momento, de propósito para o apoio e a direção de Davi. Não permaneça no porão – isto é, não se cale aqui; pois ele não pretendia apenas um lugar forte em particular, onde Davi poderia estar agora, mas em geral todos os lugares onde ele se mantinha escondido. Entre na terra de Judá – como alguém que confia em Deus e na retidão de suas intenções. Vai, mostra-te ao povo, para que possas publicamente reivindicar o reino após a morte de Saul; e que teus amigos sejam convidados e encorajados a aparecer em teu favor. Nisto também Deus exercitaria a fé, a sabedoria e a coragem de Davi, e assim o prepararia para o reino.

Comentário de Adam Clarke

Judah – Gad saw that in this place alone he could find safety. Entre na terra de Judá – Gade viu que somente naquele lugar ele poderia encontrar segurança.

Comentário de John Wesley

E o profeta Gade disse a Davi: Não fiques no porão; retira-te e entra na terra de Judá. Então Davi partiu e entrou na floresta de Hareth.

Não permaneça – Não se cale aqui.

Judá – Vai e mostra-te na terra de Judá, para que publicamente afirme o seu direito ao reino após a morte de Saul; e que teus amigos sejam convidados e encorajados a aparecer em teu nome. Nisto também Deus exercitaria a fé, a sabedoria e a coragem de Davi; e assim prepará-lo para o reino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *