Estudo de Apocalipse 20:9 – Comentado e Explicado

Subiram à superfície da terra e cercaram o acampamento dos santos e a cidade querida. Mas desceu um fogo dos céus e as devorou.
Apocalipse 20:9

Comentário de Albert Barnes

E subiram na largura da terra – espalharam-se sobre a terra em colunas extensas. A imagem é a de um exército invasor que parece, em sua marcha, se espalhar por todo o país. A referência aqui é aos anfitriões reunidos das regiões de Gogue e Magogue; isto é, aos inimigos formidáveis ??do evangelho que seriam despertados no final do período propriamente chamado de período “milenar” – o período dos mil anos. Não é necessário supor que exércitos “literalmente” de inimigos de Deus sejam convocados de terras que seriam chamadas terras de “Gogue e Magogue”; mas tudo o que está necessariamente implícito é que haverá um estado de hostilidade à igreja de Cristo que seria bem ilustrado por essa comparação com uma hoste invasora de bárbaros. A expressão “a largura da terra” ocorre em Habacuque 1: 6 , em uma descrição. da invasão dos caldeus e significa “toda a sua extensão”; isto é, eles se espalhariam por todo o país.

E cercou o acampamento dos santos – sitiou o acampamento dos santos considerado como envolvido em guerra ou como atacado por um inimigo. O “acampamento dos santos” aqui parece estar sem os muros da cidade; isto é, o exército foi atraído para a defesa. O fato de os inimigos terem sido capazes de “percorrer este acampamento” e cercar a cidade ao mesmo tempo mostra a grandeza do número de invasores.

E a cidade amada – Jerusalém – uma cidade representada como amada por Deus e por seu povo. Toda a imagem aqui é derivada de uma suposta invasão da terra da Palestina – imagem da qual nada poderia ser mais natural para João ao descrever a hostilidade que seria despertada contra a igreja nos últimos dias. Mas nenhum princípio justo de interpretação exige que entendamos isso “literalmente”. Compare Hebreus 12:22 . De fato, seria absolutamente “impossível” dar a este capítulo uma interpretação “literal”. Qual seria a interpretação “literal” dos primeiros versículos? “Vi um anjo descer do céu, tendo a“ chave ”da cova sem fundo e“ uma grande corrente ”na mão; e ele segurou o “dragão e o amarrou”. ” Alguém pode acreditar que deve haver uma “chave” literal e uma “corrente” e um ato de agarrar uma “serpente” e “prendê-lo”? Tão pouco é exigido que a passagem diante de nós seja tomada “literalmente”; pois, se for mantido esse argumento, podemos insistir em que o mesmo princípio de interpretação seja aplicado a todas as partes do capítulo e a todas as partes do livro.

E Deus desceu fogo do céu e os devorou ??- consumiu – o fogo sendo representado como devorador ou comedor. Veja as notas em Apocalipse 17:16 . O significado é que eles seriam destruídos como se o fogo caísse do céu, como em Sodoma e Gomorra. Mas não é necessário entender isso literalmente, mais do que as partes do capítulo que acabamos de mencionar. O que obviamente se entende é que sua destruição seria repentina, certa e completa, e que assim o último inimigo de Deus e da igreja seria varrido. Nada pode ser determinado a partir disso sobre os “meios” pelos quais essa destruição será efetuada; e isso deve ser deixado para que o tempo seja divulgado. É suficiente saber que a destruição desses últimos inimigos de Deus e da igreja será certa e completa. Essa “linguagem”, como denotando a destruição final dos inimigos de Deus, é freqüentemente empregada nas Escrituras. Ver Salmo 11: 6 ; Isaías 29: 6 ; Ezequiel 38:22 ; Ezequiel 39: 6 .

Comentário de E.W. Bullinger

terra. App-129. Compare Isaías 8: 8 e Habacuque 1: 6 .

santos. Veja Daniel 7:18 , Daniel 7:27 . Atos 9:13 .

Amado. App-135.

devorado. Como Apocalipse 12: 4 .

Comentário de Adam Clarke

A cidade amada – Principalmente, Jerusalém, tipicamente, a Igreja Cristã.

Comentário de John Wesley

E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e desceu fogo de Deus do céu, e os devorou.

E eles subiram na largura da terra, ou na terra – enchendo toda a largura dela.

E cercou o acampamento dos santos – talvez a igreja gentia, habitando em volta de Jerusalém.

E a cidade amada – assim denominada Ecclesiasticus xxiv11.

Referências Cruzadas

Gênesis 19:24 – Então o Senhor, o próprio Senhor, fez chover do céu fogo e enxofre sobre Sodoma e Gomorra.

Exodo 9:23 – Quando Moisés estendeu a vara para o céu, o Senhor fez vir trovões e granizo, e raios caíam sobre a terra. Assim o Senhor fez chover granizo sobre a terra do Egito.

Levítico 10:2 – Então saiu fogo da presença do Senhor e os consumiu. Morreram perante o Senhor.

Números 11:1 – Aconteceu que o povo começou a queixar-se das suas dificuldades aos ouvidos do Senhor. Quando ele os ouviu, a sua ira acendeu-se e fogo da parte do Senhor queimou entre eles e consumiu algumas extremidades do acampamento.

Números 16:35 – Então veio fogo da parte do Senhor e consumiu os duzentos e cinqüenta homens que ofereciam incenso.

2 Reis 1:10 – Elias respondeu ao oficial: “Se sou homem de Deus, que desça fogo do céu e consuma você e seus cinqüenta soldados! ” E desceu fogo do céu e consumiu o oficial e seus soldados.

2 Reis 6:15 – O servo do homem de Deus levantou-se bem cedo pela manhã e, quando saía, viu que uma tropa com cavalos e carros de guerra havia cercado a cidade. Então ele exclamou: “Ah, meu senhor! O que faremos? “

Salmos 48:1 – Grande é o Senhor, e digno de todo louvor na cidade do nosso Deus.

Salmos 74:2 – Lembra-te do povo que adquiriste em tempos passados, da tribo da tua herança, que resgataste, do monte Sião, onde habitaste.

Salmos 97:3 – Fogo vai adiante dele e devora os adversários ao redor.

Salmos 106:18 – fogo surgiu entre os seus seguidores; as chamas consumiram os ímpios.

Salmos 125:1 – Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se pode abalar, mas permanece para sempre.

Isaías 8:7 – o Senhor está trazendo contra eles as poderosas e devastadoras águas do Eufrates, o rei da Assíria com todo o seu poderio. Elas transbordarão em todos os seus canais, encobrirão todas as suas margens

Isaías 30:33 – Tofete está pronta já faz tempo; foi preparada para o rei. Sua fogueira é funda e larga, com muita lenha e muito fogo; o sopro do Senhor, como uma torrente de enxofre ardente, a incendeia.

Isaías 37:36 – Então o anjo do Senhor saiu e matou cento e oitenta e cinco mil homens no acampamento assírio. Quando o povo se levantou na manhã seguinte, só havia cadáveres!

Ezequiel 38:9 – Você e todas as suas tropas e as muitas nações com você subirão, avançando como uma tempestade; você será como uma nuvem cobrindo a terra.

Ezequiel 38:16 – Você avançará contra Israel, o meu povo, como uma nuvem que cobre a terra. Nos dias vindouros, ó Gogue, trarei você contra a minha terra, para que as nações me conheçam quando eu me mostrar santo por meio de você diante dos olhos deles.

Ezequiel 38:22 – Executarei juízo sobre ele com peste e derramamento de sangue; desabarei torrentes de chuva, saraiva e enxofre ardente sobre ele e sobre as suas tropas e sobre as muitas nações que estarão com ele.

Ezequiel 39:6 – Mandarei fogo sobre Magogue e sobre aqueles que vivem em segurança nas regiões costeiras, e eles saberão que eu sou o Senhor.

Miquéias 2:13 – Aquele que abre o caminho irá adiante deles; passarão pela porta e sairão. O rei deles, o Senhor, os guiará”.

Habacuque 1:6 – Estou trazendo os babilônios, nação cruel e impetuosa, que marcha por toda a extensão da terra para apoderar-se de moradias que não lhe pertencem.

Mateus 16:16 – Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.

Lucas 9:54 – Ao verem isso, os discípulos Tiago e João perguntaram: “Senhor, queres que façamos cair fogo do céu para destruí-los? “

Lucas 17:29 – Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu fogo e enxofre do céu e os destruiu a todos.

Lucas 19:43 – Virão dias em que os seus inimigos construirão trincheiras contra você, e a rodearão e a cercarão de todos os lados.

Lucas 21:20 – “Quando virem Jerusalém rodeada de exércitos, vocês saberão que a sua devastação está próxima.

2 Tessalonicenses 1:8 – Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus.

Hebreus 13:13 – Portanto, saiamos até ele, fora do acampamento, suportando a desonra que ele suportou.

Apocalipse 11:5 – Se alguém quiser lhes causar dano, da boca deles sairá fogo que devorará os seus inimigos. É assim que deve morrer qualquer pessoa que quiser causar-lhes dano.

Apocalipse 13:13 – E realizava grandes sinais, chegando a fazer descer fogo do céu à terra, à vista dos homens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *