Estudo de Atos 2:42 – Comentado e Explicado

Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, na reunião em comum, na fração do pão e nas orações.
Atos 2:42

Comentário de Albert Barnes


E eles continuaram firmemente – Eles perseveraram ou aderiram. Este é o registro inspirado do resultado. Que nenhum desses apostatados é registrado em lugar algum e não deve ser presumido. Embora eles tenham sido subitamente convertidos; apesar de terem sido subitamente admitidos na igreja; embora tenham sido expostos a muita perseguição e desprezo, e a muitas provações, o registro é que eles aderiram às doutrinas e deveres da religião cristã. A palavra traduzida como “continuou firmemente ” – p??s?a?te????te? proskarterountes – significa “assistir a um, permanecendo ao seu lado, não o deixando ou abandonando”.

A doutrina dos apóstolos – Isso não significa que eles sustentavam ou acreditavam nas doutrinas dos apóstolos, embora isso fosse verdade; mas significa que eles aderiram ou assistiram a seus ensinamentos ou instruções. A palavra doutrina agora tem um sentido técnico e significa uma coleção e arranjo de visões abstratas que deveriam estar contidas na Bíblia. Nas Escrituras, a palavra significa simplesmente “ensino”; e a expressão aqui denota que eles continuaram a seguir suas instruções. Uma evidência de conversão é o desejo de ser instruído nas doutrinas e deveres da religião e a disposição de participar da pregação do evangelho.

E comunhão – A palavra traduzida como “comunhão”, ???????a koinoniais geralmente traduzida como “comunhão”. Denota corretamente “ter coisas em comum, ou participação, sociedade, amizade”. Pode se aplicar a qualquer coisa que possa ser possuída em comum ou na qual todos possam participar. Assim, todos os cristãos têm a mesma esperança do céu; as mesmas alegrias; o mesmo ódio ao pecado; os mesmos inimigos para enfrentar. Assim, eles têm os mesmos assuntos de conversação, sentimento e oração; ou eles têm comunhão nessas coisas. E assim os primeiros cristãos tinham suas propriedades em comum. A palavra aqui pode se aplicar a uma ou a todas essas coisas em suas conversas, orações, perigos ou propriedades; e significa que eles estavam unidos aos apóstolos e participavam com eles de tudo o que lhes acontecia. Pode-se acrescentar que o efeito de um reavivamento da religião é unir cada vez mais os cristãos e trazer aqueles que antes eram separados à união e ao amor. Os cristãos sentem que são um bando de irmãos e que, por mais que tenham sido separados antes de se tornarem cristãos, agora têm grandes e importantes interesses em comum; eles estão unidos em sentimentos, interesses, perigos, conflitos, opiniões e esperanças de uma imortalidade abençoada.

Quebra de pão – O siríaco torna essa “a eucaristia” ou a Ceia do Senhor. Não se pode, contudo, determinar se isso se refere à participação de seus alimentos comuns juntos, ou a festas de caridade, ou à Ceia do Senhor. O pão dos hebreus era comumente transformado em bolos, finos, duros e quebradiços, de modo que era quebrado em vez de ser cortado. Portanto, para denotar “intimidade ou amizade”, a frase “partir o pão juntos” seria muito expressiva da mesma maneira que os gregos o denotavam bebendo juntos, por exemplo , citação da expressão usada em Atos 2:44 , compare com Atos 2. : 46 , que eles tinham tudo em comum, parece estar implícito que isso se refere à participação de suas refeições comuns. A ação de partir o pão era comumente realizada pelo mestre ou chefe de família imediatamente após pedir uma bênção (Pé de Luz).

Nas orações – Esse foi um efeito da influência do Espírito e uma evidência de sua mudança. Um reavivamento genuíno será sempre seguido por um amor à oração.

Comentário de E.W. Bullinger

E. Este e os “ands” nos versículos seguintes apresentam a figura do discurso Polysyndeton. App-6.

continuou firmemente. Grego. proskartereo. Veja nota em Atos 1:14 .

doutrina = ensino.

comunhão = a comunhão. Compare Atos 2:44 .

partição de pão. Esta foi a refeição comum. Compare os versículos: ## Atos 44:46 e Mateus 14:19 . Isaías 58: 7 .

quebra. Somente aqui e Lucas 24:35 .

orações = as orações. App-134. Compare Atos 3: 1 .

Comentário de John Calvin

42. Em sua doutrina, Lucas não apenas recomenda neles a constância da ou da piedade, mas também diz que eles se dedicaram constantemente aos exercícios que servem para a confirmação da fé; ou seja, eles estudavam continuamente para lucrar ouvindo os apóstolos; que eles se dedicaram muito à oração; que eles usaram comunhão e partição de pão muito.

Ao tocar a oração e a doutrina, o sentido é claro. A comunicação ou a comunhão e a quebra de pão podem ser tomadas de maneira diversa. Alguns pensam que partir o pão significa a Ceia do Senhor; outros pensam que isso significa esmola; outros, alguns que os fiéis banquetearam juntos (138) entre si. Alguns pensam que ???????a , significa a celebração da Santa Ceia; mas prefiro concordar com os outros que pensam que o mesmo se entende por partir o pão. Pois ???????a , a menos que tenha um pouco adicionado a ela, nunca é encontrado nesse sentido; portanto, prefiro referi-lo à sociedade e comunhão mútuas, às esmolas e a outros deveres da comunhão fraterna. E a minha razão pela qual eu preferiria partir o pão para ser entendido da Ceia do Senhor neste lugar é este, porque Lucas considera essas coisas em que o patrimônio público da Igreja está contido. Sim, ele expressa neste local quatro marcas pelas quais a face verdadeira e natural da Igreja pode ser julgada. Então procuramos a verdadeira Igreja de Cristo? Sua imagem é vividamente pintada e apresentada (139) para nós neste lugar. E ele começa com a doutrina que é, por assim dizer, a alma da Igreja. Nem ele menciona todo tipo de doutrina, mas a doutrina dos apóstolos, isto é, aquela que o Filho de Deus havia entregue por suas mãos. Portanto, onde quer que a voz pura do evangelho soe, onde os homens continuam em sua profissão, onde se exercitam ouvindo o mesmo ordinário para obter lucro, sem dúvida há a Igreja.

Por meio disso, podemos facilmente entender o quão frívola é a vanglória dos papistas, enquanto eles descuidadamente (140) saem com o nome da Igreja; enquanto, não obstante, eles corromperam de maneira mais suja a doutrina dos apóstolos. Pois, se for devidamente examinado, não encontraremos nenhuma parte sólida; e na maioria dos pontos eles discordam tanto do mesmo, e têm tão pouco acordo com isso quanto a luz com as trevas. A regra de adorar a Deus, que deve ser extraída apenas da pura Palavra de Deus, só é feita e consertada (141) entre os papistas, das invenções supersticiosas dos homens. Eles traduziram para o mérito das obras a esperança da salvação, que deveria ter repousado somente em Cristo. A invocação de Deus está completamente poluída com inúmeras manchas profanas de homens. Finalmente, o que quer que seja ouvido entre eles, é uma deformação da doutrina dos apóstolos, ou uma clara derrubada (e destruição) da mesma. Portanto, podemos facilmente refutar a arrogância tola dos papistas, como eles podem encobrir suas relações com o título da Igreja. Pois esse será o estado, (142) se eles mantiveram a pureza da doutrina, da qual estão tão distantes quanto o inferno está do céu. Mas eles são sábios o suficiente nesse ponto, porque não terão controvérsia sobre a doutrina. Mas nós, como eu disse, podemos desprezar livremente essa viseira vã, [máscara], na medida em que o Espírito de Deus pronuncia que a Igreja deve ser principalmente (estimada e) discernida por essa marca, se a simplicidade ou pureza da a doutrina entregue pelos apóstolos floresce (e tem força) na mesma.

Em comunhão. Esse membro e o último fluem do primeiro, como frutos ou efeitos. Porque a doutrina é o vínculo da comunhão fraterna entre nós, e também nos abre a porta para Deus, para que possamos invocá-lo. E a Ceia é adicionada à doutrina em vez de uma confirmação. Portanto, Lucas não considera em vão essas quatro coisas, quando, como ele nos descreverá o bem ordenado estado da Igreja. E devemos nos esforçar para manter e observar essa ordem, se formos verdadeiramente julgados como a Igreja diante de Deus e dos anjos, e não apenas para nos vangloriarmos do nome (143) entre os homens. É certo que ele fala em oração pública. E por essa causa, não é suficiente que os homens façam suas orações em casa sozinhos, a menos que se reúnam para orar; em que consiste também a profissão de fé.

Comentário de Adam Clarke

Eles continuaram firmemente na doutrina dos apóstolos – eles a receberam, a mantiveram e agiram de acordo com seus princípios.

E companheirismo – ???????? , comunidade; significando associação para fins religiosos e espirituais; a comunidade de bens não pode ser entendida; pois isso é mencionado em Atos 2:44 , Atos 2:45 , onde se diz que eles tinham tudo em comum.

E ao partir o pão – se isso significa a santa eucaristia ou suas refeições comuns, é difícil dizer. O siríaco entende isso do primeiro. Quebrar o pão foi o ato que precedeu um banquete ou refeição, e que foi realizado pelo dono da casa, quando ele pronunciou a bênção – o que chamaríamos de graça antes da comida. Veja o formulário em Mateus 26:26 ; (Nota).

E em orações – Em súplicas a Deus por um aumento de graça e vida em suas próprias almas; pelo estabelecimento na verdade que eles haviam recebido, e pela extensão do reino de Cristo na salvação dos homens. Eis o emprego da Igreja primitiva e apostólica.

  1. Eles foram edificados sobre o fundamento dos profetas e apóstolos, sendo o próprio Jesus Cristo a pedra angular.
  • Eles continuaram firmemente naquela doutrina que evidentemente haviam recebido de Deus.
  • Eles foram separados do mundo e viveram em uma santa comunhão cristã, fortalecendo-se e edificando-se em sua mais santa fé.
  • Eles eram frequentes em partir pão; em lembrança de que Jesus Cristo morreu por eles.
  • 5. Eles continuaram em orações; sabendo que eles não poderiam mais ser fiéis do que enquanto fossem sustentados por seu Deus; e sabendo também que eles não podiam esperar que Sua graça os ajudasse, a menos que humildemente e sinceramente orassem por sua continuidade.

    Comentário de Thomas Coke

    Atos 2:42 . E eles continuaram firmemente, etc. – Isso pode significar, por um lado, que muitos esforços foram feitos para abalar sua resolução; e, por outro lado, que, após uma investigação mais aprofundada, encontraram todas as coisas que os apóstolos haviam representado. Quebra de pão é uma frase que, no Novo Testamento, significa comer refeições comuns e celebrar a ceia do Senhor. Parece que a ceia do Senhor foi aqui planejada; porque se une à oração. Eles freqüentavam constantemente o ensino dos apóstolos, em estrita comunhão, e o exercício da mais afetuosa amizade um pelo outro; unir-se nos deveres de piedade, em receber a ceia do Senhor, bem como oferecer suas orações e súplicas unidas a Deus. O Dr. Heylin lê depois da Vulgata: Na comunhão de partir o pão.

    Comentário de John Wesley

    E eles continuaram firmemente na doutrina e comunhão dos apóstolos, e na quebra de pão e nas orações.

    E eles continuaram firmes – Então, sua comunhão diária na Igreja consistia nesses quatro detalhes: 1. Ouvindo a palavra; 2. Tendo todas as coisas em comum; 3. Receber a Ceia do Senhor; 4. Oração. Vós diferentes seitas, que todos declaram: Eis aqui Cristo, e Cristo está lá; Suas provas mais fortes dão divinamente, e me mostre onde os cristãos vivem!

    Referências Cruzadas

    Marcos 4:16 – Outras, como a semente lançada em terreno pedregoso, ouvem a palavra e logo a recebem com alegria.

    João 8:31 – Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos.

    Atos dos Apóstolos 1:14 – Todos eles se reuniam sempre em oração, com as mulheres, inclusive Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos de Jesus.

    Atos dos Apóstolos 2:46 – Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração,

    Atos dos Apóstolos 4:23 – Quando foram soltos, Pedro e João voltaram para os seus e contaram tudo o que os chefes dos sacerdotes e os líderes religiosos lhes tinham dito.

    Atos dos Apóstolos 4:31 – Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus.

    Atos dos Apóstolos 5:12 – Os apóstolos realizavam muitos sinais e maravilhas entre o povo. Todos os que creram costumavam reunir-se no Pórtico de Salomão.

    Atos dos Apóstolos 6:4 – e nos dedicaremos à oração e ao ministério da palavra”.

    Atos dos Apóstolos 11:23 – Este, ali chegando e vendo a graça de Deus, ficou alegre e os animou a permanecerem fiéis ao Senhor, de todo o coração.

    Atos dos Apóstolos 14:22 – fortalecendo os discípulos e encorajando-os a permanecer na fé, dizendo: “É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus”.

    Atos dos Apóstolos 20:7 – No primeiro dia da semana reunimo-nos para partir o pão, e Paulo falou ao povo. Pretendendo partir no dia seguinte, continuou falando até à meia-noite.

    Atos dos Apóstolos 20:11 – Então subiu novamente, partiu o pão e comeu. Depois, continuou a falar até o amanhecer e foi embora.

    Romanos 12:12 – Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.

    1 Coríntios 10:16 – Não é verdade que o cálice da bênção que abençoamos é uma participação no sangue de Cristo, e que o pão que partimos é uma participação no corpo de Cristo?

    1 Coríntios 10:21 – Vocês não podem beber do cálice do Senhor e do cálice dos demônios; não podem participar da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.

    1 Coríntios 11:2 – Eu os elogio por se lembrarem de mim em tudo e por se apegarem às tradições, exatamente como eu as transmiti a vocês.

    1 Coríntios 11:20 – Quando vocês se reúnem, não é para comer a ceia do Senhor,

    Gálatas 1:6 – Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho

    Efésios 2:20 – edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular,

    Efésios 6:18 – Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.

    Colossenses 1:23 – desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu. Esse é o evangelho do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

    Colossenses 4:2 – Dediquem-se à oração, estejam alertas e sejam agradecidos.

    2 Timóteo 3:14 – Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu.

    Hebreus 10:25 – Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia.

    Hebreus 10:39 – Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que crêem e são salvos.

    2 Pedro 3:1 – Amados, esta é agora a segunda carta que lhes escrevo. Em ambas quero despertar com estas lembranças a sua mente sincera para que vocês se lembrem

    2 Pedro 3:17 – Portanto, amados, sabendo disso, guardem-se para que não sejam levados pelo erro dos que não têm princípios morais, nem percam a sua firmeza e caiam.

    1 João 1:3 – Nós lhes proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês também tenham comunhão conosco. Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.

    1 João 1:7 – Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

    1 João 2:19 – Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos.

    Judas 1:20 – Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no Espírito Santo.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *