Estudo de Deuteronômio 11:2 – Comentado e Explicado

Quanto a vós pois não se trata de vossos filhos, que não conheceram e não foram testemunhas oculares das lições que o Senhor nos deu , {reconhecei} a grandeza de vosso Deus, o poder de sua mão, e o vigor de seu braço,
Deuteronômio 11:2

Comentário de Albert Barnes

E saiba … – Aprenda: E possua hoje mesmo (pois não tenho a ver com seus filhos que não conheceram e que não viram) o castigo do Senhor, sua grandeza, etc.

O “castigo” consistia em muitos atos poderosos, tanto de punição quanto de misericórdia, através dos quais Deus os havia guiado do Egito até as fronteiras da terra prometida.

Comentário de Thomas Coke

Ver. 2. E conhecei – pois não falo, etc. – Conheça, isto é, reflita, considere; pois esse é o sentido da palavra original aqui e em muitos outros lugares. Isaías 1: 3 . Eclesiastes 5: 1 . Eu falo não está no hebraico; mas essa ou alguma dessas palavras deve ser claramente entendida. Le Clerc inclui entre parênteses todas essas palavras; pois não falo com seus filhos, que não conheceram e que não viram: de modo que, segundo ele, o versículo segue assim: Te conheço hoje ( pois não falo com seus filhos, etc. ) o castigo de o Senhor. Podemos parafrasear a passagem assim; “Seus filhos sabem apenas por tradição as coisas que você viu: você viu o castigo do Senhor, etc.”

Comentário de John Wesley

E sabei hoje: porque não falo com vossos filhos que não conheceram e que não viram o castigo do Senhor vosso Deus, a sua grandeza, a sua mão poderosa e o seu braço estendido.

Saber – isto é, reconhecer e considerar com diligência e gratidão.

Comentário de John Calvin

2. E conhecei-o hoje. Ele novamente confirma a frase anterior; porque haviam sido ensinados mais do que suficiente pelos atos ilustres de Deus, quão grande era Seu poder e quão notável Sua misericórdia para consigo mesmos. Dois significados podem ser dados às palavras; pois alguns os conectam assim: “Conhecem hoje o castigo do Senhor” e incluem entre parênteses a cláusula: “porque não falo com vossos filhos, que não conheceram e não viram;” outros, porém, leem a palavra de exortação “conhecem-no” separadamente e (255) sem nenhuma conexão. A última visão me agrada melhor; embora pouco afete a substância da matéria que seguimos. Porque Moisés os admoesta, que, se prestarem atenção apenas às obras de Deus, Sua glória, que pode instruí-los a temê-Lo, pode ser claramente vista neles. No entanto, para insistir com mais veemência, ele acrescenta que ele não fala com a posteridade, à qual a fama desses milagres alcançaria, mas que aborda testemunhas oculares, que não precisam de prova delas, tendo sido asseguradas. deles por certa experiência. Ele celebra em muitas expressões de elogio esses milagres, pelos quais Deus testemunhou a eles Seu poder e bondade, para que não passassem levemente pelo que era digno de sua atenção mais sincera e meditação constante. Agora, deixo de falar de outros pontos, sobre os quais já comentei em outro lugar. A palavra ar ??? (256) musar, que está em primeiro lugar, é geral e se estende a todos os termos específicos que se seguem; alguns, portanto, incorretamente o tornam “castigo”. Onde é dito no final do versículo 4, que os egípcios foram “destruídos até aquele dia”, devemos entender que os efeitos do massacre, com os quais Deus os destruiu, eram sentidos como se ainda estivessem presentes.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 5:24 – E vocês disseram: “O Senhor, o nosso Deus, mostrou-nos sua glória e sua majestade, e nós ouvimos a sua voz vinda de dentro do fogo. Hoje vimos que Deus fala com o homem e que este ainda continua vivo!

Deuteronômio 7:19 – Vocês viram com os próprios olhos as grandes provas, os sinais miraculosos e as maravilhas, a mão poderosa e o braço forte com que o Senhor, o seu Deus, os tirou de lá. O Senhor, o seu Deus, fará o mesmo com todos os povos que agora vocês temem.

Deuteronômio 8:2 – Lembre-se de como o Senhor, o seu Deus, os conduziu por todo o caminho no deserto, durante estes quarenta anos, para humilhá-los e pô-los à prova, a fim de conhecer suas intenções, se iriam obedecer aos seus mandamentos ou não.

Deuteronômio 8:19 – Mas se vocês se esquecerem do Senhor, do seu Deus, e seguirem outros deuses, prestando-lhes culto e curvando-se diante deles, asseguro-lhes hoje que vocês serão destruídos.

Deuteronômio 9:26 – Foi quando orei ao Senhor, dizendo: Ó Soberano Senhor, não destruas o teu povo, a tua própria herança! Tu o redimiste com a tua grandeza e o tiraste da terra do Egito com mão poderosa.

Deuteronômio 29:10 – Hoje todos vocês estão na presença do Senhor, do seu Deus: os seus chefes e homens destacados, os seus líderes e oficiais, e todos os demais homens de Israel,

Provérbios 22:19 – Para que você confie no Senhor, a você hoje ensinarei.

Atos dos Apóstolos 26:22 – Mas tenho contado com a ajuda de Deus até o dia de hoje, e, por este motivo, estou aqui e dou testemunho tanto a gente simples como a gente importante. Não estou dizendo nada além do que os profetas e Moisés disseram que haveria de acontecer:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *