Estudo de Êxodo 19:17 – Comentado e Explicado

Moisés levou o povo para fora do acampamento ao encontro de Deus, e pararam ao pé do monte.
Êxodo 19:17

Comentário de Albert Barnes

Fora do acampamento – O acampamento deve ter se estendido por toda a planície em frente à montanha. De uma entrada da planície para a outra, há espaço para todo o exército dos israelitas.

Comentário de Adam Clarke

E Moisés trouxe o povo – para se encontrar com Deus – porque, embora não tocassem a montanha até que tivessem permissão, ainda assim, quando a trombeta soou longa, parece que poderiam subir à parte inferior da montanha (veja Êxodo 19). : 13 e Deuteronômio 4:11 ;); e quando a trombeta deixasse de tocar, eles poderiam subir para a montanha, como para qualquer outro lugar.

Era absolutamente necessário que Deus desse ao povo em geral alguma evidência particular de seu ser e poder, para que eles fossem salvos da idolatria, à qual eram mais deploráveis; e que eles pudessem creditar Moisés mais prontamente, que seria o mediador constante entre Deus e eles. Deus, portanto, em sua majestade indescritível, desceu ao monte; e, pelas densas nuvens escuras, os violentos trovões, os vívidos relâmpagos, as longas e altas trombetas da trombeta, a fumaça que envolve toda a montanha e o excessivo terremoto proclamavam seu poder, sua glória e sua santidade; de modo que o povo, mesmo infiel e desobediente depois, nunca duvidou da interferência divina, nem suspeitou de Moisés de qualquer trapaça ou impostura. De fato, as provas da ação sobrenatural eram tão absolutas e inequívocas, que era impossível que essas aparências pudessem ser atribuídas a qualquer causa, exceto ao poder ilimitado do autor da natureza.

É digno de nota que o povo foi informado três dias antes, Êxodo 19: 9-11 , de que tal aparição deveria ocorrer; e isso respondeu a dois excelentes propósitos:

  1. Eles tiveram tempo para santificar e se preparar para esta transação solene; e,
  2. Aqueles que podem ser céticos tiveram oportunidade suficiente de fazer uso de todas as precauções para prevenir e detectar uma impostura; portanto, este aviso anterior serve fortemente à causa da revelação divina.

O fato de terem sido inicialmente proibidos de tocar a montanha nas mais terríveis penalidades e, em segundo lugar, terem permissão para ver manifestações da majestade Divina e ouvir as palavras de Deus, servia aos mesmos grandes propósitos. O fato de serem proibidos, em primeira instância, naturalmente aguça sua curiosidade, os torna cautelosos em serem enganados e, em última análise, os impressiona com o devido senso da justiça de Deus e sua própria pecaminosidade; e o fato de terem sido autorizados a subir ao monte deve ter aprofundado a convicção de que tudo era justo e real, de que não haveria impostura no caso e que, embora a justiça e a pureza de Deus os proibissem de se aproximarem por um o tempo, contudo, sua misericórdia, que havia prescrito os meios de purificação, permitira um acesso à sua presença. As instruções dadas em Êxodo 19: 10-15 ; mostra inclusiva, não apenas a santidade de Deus, mas a pureza que ele requer em seus adoradores.

Além disso, todo o escopo e design do capítulo provam que nenhuma alma pode se aproximar desse Ser santo e terrível, a não ser através de um mediador; e esse é o uso feito de toda essa transação pelo autor da Epístola aos Hebreus, Hebreus 12: 18-24 .

Comentário de John Calvin

17. E Moisés criou o povo. Aprendemos com essas palavras que os prodígios não tinham a intenção de afastar o povo da vista de Deus, e que não eram atingidos pelo medo de exasperá-los e enojá-los com a doutrina, mas que o convênio de Deus não era menos amável do que alarmante; pois eles são ordenados a ir e “encontrar a Deus”, apresentando-se com mentes prontas para a obediência. Mas isso não poderia ser, a menos que eles ouvissem na Lei algo além de preceitos e ameaças. No entanto, na fumaça e no fogo, e em outros sinais, foi acrescentado algum medo, de acordo com o ofício da Lei, porque o pecador nunca será capaz de perdoar até que ele aprenda a tremer de consciência de sua culpa, ou seja, até ser confundido com pavor, ele mente como um morto diante do tribunal de Deus. Nos dois versículos seguintes, Moisés explica o que havia tocado brevemente em respeitar a reunião com Deus; pois ele mostra que Deus estava próximo, pois Sua majestade apareceu no topo do Sinai. Ele acrescenta que ficou dentro dos limites, porque subiu sozinho, e isso por convite; pois ele se livra da acusação de temeridade, afirmando expressamente que ultrapassou os limites atribuídos ao povo, não voluntariamente, mas sob o comando e o chamado de Deus. (217) Parece no próprio contexto que a ordem da narração é invertida, o que o antigo tradutor não percebe e perverte o sentido. Deus responder a ele “por uma voz” significa que Ele falou em voz alta e clara, a saber, para que as pessoas pudessem ouvir, como veremos adiante em Deuteronômio 4: 0 .

Referências Cruzadas

Deuteronômio 4:10 – Houve um dia em que vocês estiveram diante do Senhor, o seu Deus, em Horebe, quando o Senhor me disse: “Reúna o povo diante de mim para ouvir as minhas palavras, a fim de que aprendam a me temer enquanto viverem sobre a terra, e as ensinem a seus filhos”.

Deuteronômio 5:5 – Naquela ocasião eu fiquei entre o Senhor e vocês para declarar-lhes a palavra do Senhor, porque vocês tiveram medo do fogo e não subiram o monte. E ele disse:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *