Estudo de Ezequiel 10:20 – Comentado e Explicado

Estavam lá os seres vivos que eu tinha visto debaixo do Deus de Israel, às margens do Cobar, e reconheci os querubins:
Ezequiel 10:20

Comentário de John Calvin

Ele repete o que vimos antes, a saber, que uma visão foi oferecida duas vezes, porque Deus desejava marcar distintamente o que de outro modo havia sido duvidoso. O Profeta de fato estava suficientemente convencido de que Deus havia aparecido para ele, mas a confirmação não foi em vão, porque ele teria que sustentar grandes conflitos. Enquanto isso, deve-se observar que a visão foi confirmada uma segunda vez, não para a vantagem privada de uma única pessoa, mas que essa atenção a ela poderia beneficiar todo o povo ou, de qualquer forma, tornar aqueles sem desculpa que menosprezavam o favor de Deus, tão manifesto e tão claramente aberto a eles. Ele diz, portanto, que este era o ser vivo que ele havia visto sob o Deus de Israel. No primeiro capítulo, ele relatou que havia um trono no firmamento aberto do céu, onde estava sentado como um homem em forma externa, e ainda não era um homem. Ali vimos que o Deus verdadeiro e único era aludido e, ainda assim, essa descrição não se aplicava ao Pai, mas necessariamente pertencia ao Filho. Essas duas coisas devem ser tidas em mente: e o Profeta aqui tira todas as dúvidas quando nomeia o Deus de Israel como um homem, o que não se aplicava à pessoa do Pai. Essa semelhança deveria, então, ser acordada entre os piedosos. A controvérsia, portanto, neste ponto não deve ser envolvida; pois Sabellius, que tirou a distinção de pessoas, foi suficientemente refutado por sua própria extravagância. Desde então, o Pai nunca colocou a forma ou semelhança do homem, e isso não é lido em nenhum lugar nas Escrituras. ele é comparado a um homem, devemos explicar isso de Cristo. E agora Ezequiel testemunha que ele é o Deus de Israel. Vemos, portanto, quão bobamente os insignificantes de nossos dias balbuciam e desejam perturbar as Igrejas, fazendo de Cristo uma espécie de divindade transfundida da substância do Pai. Eles confessam, de fato, que ele é Deus, mas essa confissão é uma mera pretensão (223), uma vez que dizem que o Deus de Israel significa Deus, o Pai, e que o título não pode ser aplicado ao Filho ou ao Espírito. O Espírito, portanto, está enganado quando ele diz pela boca do Profeta que o Deus de Israel apareceu em forma humana. Este lugar, portanto, é notável por refutar a ilusão pela qual homens tolos se cansam e a outros: enquanto permitem que Cristo seja Deus , contudo, eles o privam de sua verdadeira divindade, porque dizem que ela é derivada do Pai.

Ele também diz que sabia que eles eram querubins Agora, embora soubesse que Deus já havia aparecido antes, ele ainda não tinha conhecimento sobre as criaturas vivas, pois em relação a elas permaneceu em suspense; mas agora que Deus lhe explicou familiarmente a visão no templo, ele diz que foi ensinado que eles eram querubins. Então, o que dissemos ontem é confirmado, que a face do boi foi transformada na de um querubim, para que o Profeta entendeu que os anjos eram apontados sob a forma de querubins, mesmo aqueles que cercavam a arca da aliança. Vamos prosseguir –

Comentário de E.W. Bullinger

os querubins : ou seja, que ele tinha visto em Eze 1.

Referências Cruzadas

1 Reis 6:29 – Nas paredes ao redor do templo, tanto na parte interna como na externa, ele esculpiu querubins, tamareiras e flores abertas.

1 Reis 7:36 – Ele esculpiu figuras de querubins, leões e tamareiras na superfície dos apoios e nas placas, em cada espaço disponível, com grinaldas ao redor.

Ezequiel 1:1 – Era o quinto dia do quarto mês do trigésimo ano, e eu estava entre os exilados, junto ao rio Quebar. Abriram-se os céus, e eu tive visões de Deus.

Ezequiel 1:22 – Acima das cabeças dos seres viventes estava o que parecia uma abóboda, reluzente como gelo, e impressionante.

Ezequiel 3:23 – Então me levantei e fui para a planície. E lá estava a glória do Senhor, glória como a que eu tinha visto junto ao rio Quebar. Prostrei-me, rosto em terra,

Ezequiel 10:15 – Então os querubins se elevaram. Eram os mesmos seres viventes que eu tinha visto junto ao rio Quebar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *