Estudo de Ezequiel 12:21 – Comentado e Explicado

A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos:
Ezequiel 12:21

Comentário de John Calvin

Aqui Deus investe contra aquele ridículo ridículo que prevaleceu em todos os lugares entre os judeus. Pois quando os Profetas os ameaçaram há tanto tempo, essa sinceridade estava tão longe de levá-los ao arrependimento, que se tornaram mais obstinados e insensíveis. Uma vez que eles persistiram nessa obstinação e se vangloriaram de sua fuga, e através da confiança em sua liberdade de punição, re-desmentiram cada vez mais contra Deus, o Profeta é ordenado a reprimir essa vanglória. Foi realmente monstruoso para um povo que absorvera desde a infância o ensino da lei e dos Profetas, assim irromper contra Deus como se ele tivesse falado falsamente por seus Profetas. Pois este era o orgulho deles: Oh! os dias são prolongados: portanto, toda visão passou e fracassou. A partir desse atraso, eles argumentaram que não tinham motivos para temer, já que o que Jeremias e o restante haviam previsto havia passado. Percebemos então como os incrédulos transformam a paciência de Deus em material para obstinação e estupidez. Deus os poupa, lhes dá lazer e os convida ao arrependimento; Mas o que eles fazem? Contam os dias e os anos e, quando vêem que Deus não executa imediatamente, executam o julgamento que ele proferira por seus servos, riem e consideram as palavras do Profeta como fábulas ociosas. Tal era então a impiedade contra a qual o Profeta investiga, dizendo, o que é isso? A questão implica detestação, pois Deus aqui se maravilha com a preguiça, ou com a fúria do povo, porque se atreveu a vomitar suas blasfêmias com a boca aberta: ‘para o que resta quando Deus deveria ser falso, tanto em suas promessas quanto em suas ameaças ? Dessa maneira, toda religião é abolida. Também não é de surpreender que Deus deteste uma coisa tão monstruosa, enquanto ele pergunta como pode acontecer que os israelitas entrem em tal loucura: qual, diz ele, é o significado deste seu provérbio? Ele parece incluir seu servo entre os outros, porque ele era uma das pessoas: daí ele participa daquilo que não lhe pertencia pessoalmente. Além disso, essa passagem deve ser observada diligentemente, quando os ímpios concluem que não têm ocasião de temer, porque seus dias são prolongados.

Isso é, como eu disse, um sinal de loucura extrema, mas não é surpreendente que eles imaginem que Deus é falso à sua palavra e que suas ameaças sejam em vão, porque sua mão não aparece instantaneamente, pois tratam seus ensinamentos. sem o menor respeito. Visto que, portanto, os incrédulos nunca têm medo, a menos que aterrorizados pelo poder de Deus, e nunca se movam nem um pouco, não é de surpreender que pensem inteiramente ilusório quando o vêem em repouso enquanto suas palavras ainda ressoam nos ouvidos dos homens. . Portanto, a linguagem do apóstolo deveria vir à mente, que Noé construiu a arca pela fé, porque temia o julgamento oculto de Deus, do qual fora advertido, como se todo o dilúvio estivesse diante de seus olhos, no qual ele via o todo. mundo imerso. ( Hebreus 11: 7. ) Embora, portanto, Deus esconda sua mão por um tempo, aprendamos a temer todas as suas instruções de que o atraso pode não nos levar a uma preguiça como essa.

Agora ele acrescenta : Portanto, lhes dirá o seguinte, diz o Senhor Jeová: Farei cessar este provérbio da terra de Israel. Aqui Deus mostra que sua ira estava cada vez mais inflamada pelo desprezo deles. E os ímpios, fingindo que não são fiéis à sua palavra, produzem o efeito de apressar a realização daqueles julgamentos que, de outra forma, Deus estava preparado para suspender. Por fim, os ímpios estimulam Deus a exercer sua vingança, enquanto inferem que escaparam com atraso e que a visão era tão fugaz e evanescente que o provocaram propositadamente a uma disputa. A confirmação desse sentimento segue diretamente, que na verdade os dias estavam se aproximando. Desde que o tempo deu aos judeus confiança na fuga do castigo, Deus anuncia que o fim estava próximo, que eles podem sentir-se cegos por muito tempo enquanto abusavam de sua tolerância. Os dias se aproximaram: também a palavra de toda visão: “a palavra” é aqui tomada como “efeito”. Sabemos que ??? , deber , geralmente é considerado “coisa”, “negócio”, “resultado”; mas neste lugar o Profeta leva a palavra para o efeito da visão, como se ele tivesse dito, que tudo o que os Profetas haviam falado deveria ser firme e estável. Segue-se –

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *