Estudo de Ezequiel 18:1 – Comentado e Explicado

A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos:
Ezequiel 18:1

Comentário de Albert Barnes

O último versículo de Jeremias 31:29 e estabelece completamente a doutrina da responsabilidade individual.

Comentário de E.W. Bullinger

A palavra = E a palavra.

o SENHOR . Hebraico. Jeová . App-4.

Comentário de John Calvin

Podemos constatar dessa repreensão que os judeus eram intérpretes perversos dos melhores ensinamentos; sim, eles propositalmente criticaram a expressão do Profeta e a levaram a um significado contrário. Para isso, é muito mais comum do que deveria ser entre os incrédulos, sempre para se virar para trás, torcer, distorcer e rasgar o ensino do céu. E, neste momento, vemos essa insolência aumentando muito no mundo. Pois o mundo está cheio de palhaços e outros enganadores, que brincam maliciosamente com Deus, e buscam material para brincar com a lei e o evangelho: e assim também parece ter sido no tempo do Profeta; pois, embora ouvissem a ira de Deus pairando sobre eles, não deixaram de provocá-lo, e isso também por muitos anos. E não apenas foram apresentadas as suas próprias iniqüidades contra eles, mas também as de seus pais: daí a ocasião de espancar quando ouviram – Por tantas eras, você não cessa sua guerra contra Deus: ele suportou pacientemente até hoje . Você acha que pode continuar impaciente com sua audácia? Deus desejou até agora domá-lo por sua tolerância; mas sua obstinação não deve ser subjugada. Como, portanto, não apenas por uma ou duas gerações, mas por quatro e cinco, sua obstinação lutou com a bondade de Deus, ele não pode mais perdoá-lo. Visto que os profetas assim reuniram as iniquidades de seus pais, homens ímpios espalharam suas esperanças – então devemos pagar a penalidade dos pecados de nossos pais: eles provocaram Deus, mas sofremos o castigo que eles mereciam. O Profeta agora os convence dessa injustiça e mostra que eles não tinham motivos para transferir suas falhas para os outros, ou para afastá-los de si mesmos, já que Deus estava apenas se vingando deles. Sabemos que os homens se dispõem de bom grado a se libertar da culpa e depois acusam Deus de cruel injustiça. É verdade, de fato, que são mantidos em tal constrangimento por suas próprias consciências que são compelidos, quer desejem ou não, a sentir que estão sofrendo punição com justiça; depois, tornam-se refratários, sufocam a consciência e lutam mesquinhamente com Deus. Daí estas palavras –

Embora sem culpa dos crimes de seus pais,
Roman, é teu para os últimos tempos
A vingança dos deuses para suportar,
Até você consertar suas terríveis cúpulas.
Horace, lib. 3, Od. 6, conforme traduzido por Francis.

Uma vez que tantos crimes ocorreram em Roma, por que esse insignificante diz que os homens de sua idade estavam pagando indevidamente a penalidade devida por seus ancestrais? Mas, como eu disse, esse é o testemunho de natureza corrupta, porque desejamos jogar a culpa o mais longe possível de nós mesmos. Por isso, começamos a lutar com Deus e a nos rebelar contra seus julgamentos. E, portanto, essa destruição é mais útil para nós, uma vez que é proposta como remédio para uma doença muito comum. Qualquer que seja o significado, esse sentimento tornou-se comum como provérbio – que os dentes das crianças estavam afiados, porque seus pais haviam comido uvas azedas . Por essas palavras alegóricas, eles desejavam libertar-se da culpa, como se Deus estivesse injustamente cobrando a maldade de seus pais contra eles. Pois comer a uva azeda ou a uva selvagem tem o mesmo significado que pôr os dentes na borda; pois sabemos que esse é o efeito da acidez. Se alguém comer uma uva azeda, seus dentes sofrerão com sua falta de maturidade. Comer então é causar esse efeito nos dentes – referindo-se ao pecado: pois eles disseram que seus próprios dentes sofreram, não por comerem as uvas azedas, mas por fluirem de seus pais. No geral, eles queriam lutar com Deus, como se ele estivesse afligindo os inocentes, e isso também, sob o pretexto falacioso que eu mencionei, pois Deus anunciou que vingaria a maldade que havia sido praticada nas eras anteriores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *