Estudo de Gênesis 19:16 – Comentado e Explicado

E, como ele demorasse, aqueles homens tomaram pela mão a ele, a sua mulher e as suas duas filhas, porque o Senhor queria salvá-los, e o levaram para fora da cidade.
Gênesis 19:16

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 19:16 . E enquanto ele permanecia Alarmado com a apreensão de um evento tão terrível, chocado com a destruição de seus parentes e amigos, e dos habitantes desta cidade dedicada, Ló ficou parado, por assim dizer, e incapaz de se mover, quando os anjos o levaram. ele e sua família pela mão da cidade amaldiçoada, e aconselhou-o a voar com toda a velocidade da planície, que estava arruinada, para as montanhas, onde ele estaria seguro; exortando-o, como um teste de sua obediência e fé, a não atrasar, olhando para trás, nem pela indulgência de uma vã curiosidade, nem com uma tristeza pela queda de um país, que tão justamente merecia seu destino severo. Veja Lucas 9:62 .

Comentário de Adam Clarke

Enquanto ele permanecia – Provavelmente, em pedidos carinhosos, embora inúteis, para prevalecer nas partes restantes de sua família para escapar da destruição que agora estava descendo; segurou sua mão – afastou-os por mera força, sendo o Senhor misericordioso; do contrário, eles foram deixados a perecer enquanto permaneciam, como os outros estavam perdendo.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 19:16 . E enquanto ele permanecia Alarmado com a apreensão de um evento tão terrível, chocado com a destruição de seus parentes e amigos, e dos habitantes desta cidade dedicada, Ló ficou parado, por assim dizer, e incapaz de se mover, quando os anjos o levaram. ele e sua família pela mão da cidade amaldiçoada, e aconselhou-o a voar com toda a velocidade da planície, que estava arruinada, para as montanhas, onde ele estaria seguro; exortando-o, como um teste de sua obediência e fé, a não atrasar, olhando para trás, nem pela indulgência de uma vã curiosidade, nem com uma tristeza pela queda de um país, que tão justamente merecia seu destino severo. Veja Lucas 9:62 .

Comentário de John Calvin

16 E enquanto ele permaneceu, os homens seguraram sua mão. Os anjos primeiro o instigaram por palavras; agora agarrando-o pela mão, e de fato com aparente violência, eles o obrigam a partir. Seu atraso é verdadeiramente maravilhoso, já que, embora ele certamente tenha sido convencido de que os anjos não ameaçavam em vão, ele ainda podia ser movido, sem força de palavras, até ser arrastado pelas mãos da cidade. Cristo diz:

‘Embora o espírito esteja disposto, a carne é fraca’
( Mateus 26:41 )

aqui uma falha pior é apontada; porque a carne, por sua lentidão, reprime a vivacidade do espírito, que, com uma lenta pausa, mal consegue rastejar. E, de fato, como a própria experiência de cada homem presta testemunho desse mal, os fiéis devem esforçar-se, com maior fervor, em se preparar para seguir a Deus; e tomar cuidado para que, como os ouvidos surdos, desconsiderem suas ameaças. E, de fato, eles nunca avançarão com tanto esforço e força para não serem retardados mais que o suficiente, no cumprimento de seu dever. Pois o que Moisés diz é digno de atenção, que o Senhor foi misericordioso com seu servo, quando, segurando a mão dos anjos, apressou-o a sair da cidade. Para isso, muitas vezes é necessário sermos afastados à força de cenas que não deixamos de bom grado. Se riquezas, honras ou quaisquer outras coisas desse tipo provam um obstáculo a qualquer um, para torná-lo menos livre e desmotivado para o serviço de Deus, quando acontece que ele é abreviado de sua fortuna ou reduzido a um valor inferior. classificação, que ele saiba que o Senhor segurou sua mão; porque palavras e exortações não o lucraram o suficiente. Portanto, não devemos considerar difícil que essas doenças, cujas instruções não foram suficientes para corrigir efetivamente, sejam curadas por remédios mais violentos. Moisés parece até apontar para algo maior; a saber, que a misericórdia de Deus lutou com a lentidão de Ló; pois, se deixado sozinho, ele teria, por persistência, derrubado sobre sua própria cabeça a destruição que já estava próxima. No entanto, o Senhor não apenas o perdoa, mas, resolvido a salvá-lo, o agarra pela mão e o afasta, embora faça resistência.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 19:16 . Enquanto ele se demorou – Ele não se apressou tanto quanto o caso exigia, e isso teria sido fatal para ele, se os anjos não tivessem segurado sua mão e o trouxeram adiante. Aqui o Senhor foi misericordioso com ele; e se Deus não tivesse sido misericordioso conosco, nossa permanência teria sido nossa ruína.

Comentário de John Wesley

E enquanto ele se demorava, os homens seguraram sua mão, a mão de sua esposa e a mão de suas duas filhas; sendo o SENHOR misericordioso com ele, e o trouxeram adiante, eo puseram fora da cidade.

Tho ‘Lot não zombou do aviso como seus genros, mas ele permaneceu, não se apressou tanto quanto o caso exigia. E poderia ter sido fatal para ele, se os anjos não tivessem segurado sua mão, e o tivessem trazido adiante. Aqui o Senhor era misericordioso com ele, caso contrário, ele poderia justamente deixá-lo perecer, já que ele estava relutante em partir. Se Deus não tivesse sido misericordioso conosco, nossa permanência teria sido nossa ruína.

Referências Cruzadas

Exodo 34:6 – E passou diante de Moisés, proclamando: “Senhor, Senhor, Deus compassivo e misericordioso, paciente, cheio de amor e de fidelidade,

Números 14:18 – ‘O Senhor é muito paciente e grande em fidelidade, e perdoa a iniqüidade e a rebelião, se bem que não deixa o pecado sem punição, e castiga os filhos pela iniqüidade dos pais até a terceira e quarta geração’.

Deuteronômio 4:31 – Pois o Senhor, o seu Deus, é Deus misericordioso; ele não os abandonará, nem os destruirá nem se esquecerá da aliança que com juramento fez com os seus antepassados.

Josué 6:22 – Josué disse aos dois homens que tinham espionado a terra: “Entrem na casa da prostituta e tirem-na de lá com todos os seus parentes, conforme o juramento que fizeram a ela”.

1 Crônicas 16:34 – Rendam graças ao Senhor, pois ele é bom; o seu amor dura para sempre.

Salmos 34:12 – Quem de vocês quer amar a vida e deseja ver dias felizes?

Salmos 86:5 – Tu és bondoso e perdoador, Senhor, rico em graça para com todos os que te invocam.

Salmos 86:15 – Mas tu, Senhor, és Deus compassivo e misericordioso, muito paciente, rico em amor e em fidelidade.

Salmos 103:8 – O Senhor é compassivo e misericordioso, mui paciente e cheio de amor.

Salmos 103:13 – Como um pai tem compaixão de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem;

Salmos 106:1 – Aleluia! Dêem graças ao Senhor porque ele é bom; o seu amor dura para sempre.

Salmos 106:8 – Contudo, ele os salvou por causa do seu nome, para manifestar o seu poder.

Salmos 107:1 – Dêem graças ao Senhor porque ele é bom; o seu amor dura para sempre.

Salmos 111:4 – Ele fez proclamar as suas maravilhas; o Senhor é misericordioso e compassivo.

Salmos 118:1 – Dêem graças ao Senhor porque ele é bom; o seu amor dura para sempre.

Salmos 119:60 – Eu me apressarei e não hesitarei em obedecer aos teus mandamentos.

Salmos 136:1 – Dêem graças ao Senhor, porque ele é bom. O seu amor dura para sempre!

Isaías 63:9 – Em toda a aflição do seu povo ele também se afligiu, e o anjo da sua presença os salvou. Em seu amor e em sua misericórdia ele os resgatou; foi ele que sempre os levantou e os conduziu nos dias passados.

Lamentações 3:22 – Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis.

Miquéias 7:18 – Quem é comparável a ti, ó Deus, que perdoas o pecado e esqueces a transgressão do remanescente da sua herança? Tu que não permaneces irado para sempre, mas tens prazer em mostrar amor.

Lucas 6:35 – Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. Então, a recompensa que terão será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus.

Lucas 18:13 – “Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador’.

João 6:44 – Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu o ressuscitarei no último dia.

Romanos 9:15 – Pois ele diz a Moisés: “Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão”.

Romanos 9:18 – Portanto, Deus tem misericórdia de quem ele quer, e endurece a quem ele quer.

2 Coríntios 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação,

Efésios 2:4 – Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,

Tito 3:5 – não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,

2 Pedro 2:9 – Vemos, portanto, que o Senhor sabe livrar os piedosos da provação e manter em castigo os ímpios para o dia do juízo,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *