Estudo de Gênesis 20:7 – Comentado e Explicado

Devolve agora a mulher deste homem, que é profeta, e ele rogará por ti para que conserves a vida. Mas, se não a devolveres, sabes que morrerás seguramente, tu e todos os teus.
Gênesis 20:7

Comentário de Albert Barnes

Abraão é aqui designado pelo Senhor como profeta. Isso constituiu de imediato a gravidade da ofensa de Abimeleque, Salmos 105: 15 , e o fundamento de sua esperança de perdão. É ao mesmo tempo um passo à frente de todas as realizações espirituais anteriores de Abraão. Um profeta é o porta-voz de Deus, que profere com autoridade certas coisas de Deus Êxodo 7: 1 ; Êxodo 4:15 . Isso implica duas coisas: primeiro, as coisas de Deus são conhecidas apenas por ele e, portanto, devem ser comunicadas por ele; segundo, o profeta deve ser habilitado por Deus para anunciar em termos corretos as coisas que lhe são conhecidas. Essas coisas se referem não apenas ao futuro, mas em geral a todos os assuntos que se enquadram no propósito e procedimento de Deus. Eles podem até incluir coisas conhecidas ou conhecidas pelo homem, na medida em que sejam necessárias para a exposição da vontade divina. Agora Abraão até agora recebeu muitas comunicações de Deus. Mas isso não o constituiu um profeta. É o enunciado divinamente autorizado de nova verdade que o eleva a esse nível. E o primeiro exercício de Abraão em profecia não é falar aos homens de Deus, mas a Deus pelos homens. “Ele deve orar por ti.” Os ofícios profético e sacerdotal andam juntos no pai dos fiéis. Essas dignidades pertencem a ele, não por mérito absoluto, por isso ele não é, mas por seu chamado para ser o detentor da promessa e o pai daquela semente a quem as promessas foram feitas.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 20: 7 . Pois ele é um profeta, e orará por ti, etc. – Este é o primeiro lugar nas Escrituras onde a palavra profeta ocorre; e Abraão é o primeiro a quem esse apelo é dado. É evidente, como observa Houbigant, que, como se acrescenta, ele deve orar por você, a palavra profeta contém a idéia de uma pessoa aceitável por Deus, que pode pedir e obter favores para os homens. Em Êxodo 7: 1, um profeta é uma pessoa que fala por outro como seu intérprete, como sua boca. A previsão de coisas futuras ainda não parece estar contida na palavra. O grego p??f?t??, um profeta significa imediatamente um que fala por outro: e o hebraico ???? nabi, significa uma pessoa que fala algo de maneira eminente e extraordinária. Como os profetas, ou aqueles que falaram por e como comissionados por Deus, predisseram eventos futuros em seu nome, a palavra profeta passou a implicar não apenas uma pessoa que tenha relações familiares com Deus, e que esteja autorizada a declarar sua vontade e quem por suas orações poderia obter bênçãos especiais para os outros, mas também um revelador de eventos futuros. Jeremias 14:11 ; Jeremias 15: 1 ; Jeremias 27:18 . Salmos 99: 6 .

REFLEXÕES. – Deus interpõe novamente para salvar Sara do perigo iminente. Nós temos,

1. Sua aparição a Abimeleque, para avisá-lo de seu perigo em um sonho. Por que os sonhos às vezes ainda não são monitórios? Ele informa que ele é um homem morto se ele a toca. Nota; Todo pecado tem esse salário. O pecador já está morto aos olhos da lei de Deus.

2. O fundamento de Abimelech; ignorância e, neste caso, inocência. É um apelo abençoado, ter o testemunho de uma boa consciência. Deus não matará os justos.

3. Aceitação de Deus e liminar. Ele, que conhecia seu coração, estava satisfeito com sua integridade. Observe que a aprovação de Deus é um contrapeso contra toda suspeita injusta do mundo. E Deus era quem o havia retido. Aprenda, portanto, que todos nós somos maravilhosamente gratos à graça restritiva de Deus: quão pior havíamos sido além de nós? Mas ele deve mandá-la de volta, ou morrer, pois ela é a esposa de um profeta, cujas orações devem ser aceitas por ele. Nota; (1) Os profetas de Deus têm seu cuidado peculiar. (2) O rei no trono está tão exposto à ira divina pelo pecado quanto o mais cruel. Lembre-se de que os reis têm a mesma lei a ser julgada por seus súditos.

Comentário de Adam Clarke

Ele é um profeta, e orará por ti – A palavra profeta, que temos do grego p??f?te? , e que é composta de p?? , antes, e f?µ? , eu falo, significa, em sua aceitação geral, alguém que fala de coisas antes que aconteçam, isto é, alguém que prediz eventos futuros. Mas que essa não era a noção original da palavra, seu uso neste local prova o suficiente. Abraão certamente não era um profeta na atual aceitação geral do termo e, para o hebraico ???? nabi , devemos buscar algum outro significado. Eu, em um discurso intitulado “O Profeta Cristão e sua Obra”, provou que o significado ideal adequado da palavra original é orar, pedir, fazer súplicas etc., e justifiquei amplamente esse significado sua aplicação neste lugar, e de seu uso apontado no caso de Saul, mencionou 1 Samuel 10, e no caso dos sacerdotes de Baal, 1 Reis 18, onde profetizar sem dúvida significa fazer oração e súplica. Como aqueles que tinham hábitos de intimidade com Deus pela oração e pela fé foram encontrados as pessoas mais adequadas para comunicar sua mente ao homem, tanto no que diz respeito ao presente quanto ao futuro, portanto, ???? nabi , o intercessor, tornou-se em processo de tempo. o instrutor público ou pregador, e também o preditor de eventos futuros, porque a esses homens fiéis e oradores Deus revelou o segredo de sua vontade. Portanto, São Paulo, 1 Coríntios 14: 3 , parece restringir totalmente a palavra à interpretação da mente de Deus para o povo e sua instrução nas coisas divinas, pois, diz ele, aquele que profetiza fala aos homens para edificação e exortação. e conforto. Veja o discurso sobre este texto mencionado acima. O título também foi dado a homens eminentes por eloqüência e por habilidades literárias; portanto, Arão, por ser o porta-voz de Moisés ao rei egípcio, foi denominado ???? nabi , profeta; Êxodo 4:16 ; Êxodo 7: 1 . E Epimênides, um poeta pagão, é expressamente denominado p??f?t?? , um profeta, por São Paulo, Tito 1:12 , assim como os poetas em geral foram denominados vates entre os romanos, o que significa corretamente as pessoas que professavam interpretar a vontade dos deuses aos seus eleitores, depois de orações e sacrifícios devidamente realizados. Em árabe, a palavra naba tem quase o mesmo significado que no hebraico, mas na primeira conjugação tem um significado que pode lançar luz sobre o assunto em geral. Significa itinerar, mover-se de um lugar ou país para outro, obrigados por perseguição ou por ordem de Deus; atividade de uma região em aliammigrans de loco in locum – Golius. Por isso, Mohammed foi chamado de nabi , por causa de sua súbita remoção de Meca para Medina, quando, fingindo uma comissão divina, seus habitantes da cidade procuraram tirar sua vida: e Meca exiens Medinam, com Muhammed suis Nabi Allah dictus fuit – Golius. Se esse significado pertencia originalmente à palavra hebraica, ele se aplicaria com grande força ao caso de Abraão, cuja vida migratória e itinerante, geralmente sob a direção imediata de Deus, poderia ter lhe dado o título nabi . Seja como for, o termo foi um título da mais alta respeitabilidade e honra, tanto entre os hebreus quanto os árabes, e continua até hoje. E dos hebreus a palavra, com toda a importância e dignidade de seu significado, foi introduzida entre os pagãos nos p??f?t?? e vates dos gregos e romanos. Veja nota na palavra vidente, Gênesis 15: 1 ; (Nota).

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 20: 7 . Pois ele é um profeta, e orará por ti, etc. – Este é o primeiro lugar nas Escrituras onde a palavra profeta ocorre; e Abraão é o primeiro a quem esse apelo é dado. É evidente, como observa Houbigant, que, como se acrescenta, ele deve orar por você, a palavra profeta contém a idéia de uma pessoa aceitável por Deus, que pode pedir e obter favores para os homens. Em Êxodo 7: 1, um profeta é uma pessoa que fala por outro como seu intérprete, como sua boca. A previsão de coisas futuras ainda não parece estar contida na palavra. O grego p??f?t??, um profeta significa imediatamente um que fala por outro: e o hebraico ???? nabi, significa uma pessoa que fala algo de maneira eminente e extraordinária. Como os profetas, ou aqueles que falaram por e como comissionados por Deus, predisseram eventos futuros em seu nome, a palavra profeta passou a implicar não apenas uma pessoa que tenha relações familiares com Deus, e que esteja autorizada a declarar sua vontade e quem por suas orações poderia obter bênçãos especiais para os outros, mas também um revelador de eventos futuros. Jeremias 14:11 ; Jeremias 15: 1 ; Jeremias 27:18 . Salmos 99: 6 .

REFLEXÕES. – Deus interpõe novamente para salvar Sara do perigo iminente. Nós temos,

1. Sua aparição a Abimeleque, para avisá-lo de seu perigo em um sonho. Por que os sonhos às vezes ainda não são monitórios? Ele informa que ele é um homem morto se ele a toca. Nota; Todo pecado tem esse salário. O pecador já está morto aos olhos da lei de Deus.

2. O fundamento de Abimelech; ignorância e, neste caso, inocência. É um apelo abençoado, ter o testemunho de uma boa consciência. Deus não matará os justos.

3. Aceitação de Deus e liminar. Ele, que conhecia seu coração, estava satisfeito com sua integridade. Observe que a aprovação de Deus é um contrapeso contra toda suspeita injusta do mundo. E Deus era quem o havia retido. Aprenda, portanto, que todos nós somos maravilhosamente gratos à graça restritiva de Deus: quão pior havíamos sido além de nós? Mas ele deve mandá-la de volta, ou morrer, pois ela é a esposa de um profeta, cujas orações devem ser aceitas por ele. Nota; (1) Os profetas de Deus têm seu cuidado peculiar. (2) O rei no trono está tão exposto à ira divina pelo pecado quanto o mais cruel. Lembre-se de que os reis têm a mesma lei a ser julgada por seus súditos.

Comentário de John Calvin

7. Agora, portanto, restaure o homem sua esposa . Deus não fala agora de Abraão como um homem comum, mas como de alguém que é tão peculiarmente querido a si mesmo, que empreende a defesa de seu leito conjugal, por uma espécie de privilégio. Ele chama Abraão de profeta, por uma questão de honra; como se ele estivesse acusando Abimelech de ter ferido um homem de grande e singular excelência; que ele não se surpreenda com a grandeza do castigo infligido a ele. E embora a palavra profeta seja propriamente o nome de um ofício; no entanto, acho que tem aqui uma importância mais abrangente, e que é destinada a um homem escolhido e familiar a Deus. Pois desde então, nenhuma Escritura existia, Deus não apenas se tornou conhecido por sonhos e visões, mas também escolheu para si homens raros e excelentes, para espalhar a semente da piedade, pela qual o mundo se tornaria mais indesculpável. Mas, como Abraão é profeta, ele é constituído, por assim dizer, um mediador entre Deus e Abimeleque. Cristo, mesmo então, era o único mediador; mas não era por isso que alguns homens não deveriam orar por outros; especialmente aqueles que se destacaram na santidade e foram aceitos por Deus; como o apóstolo ensina, que

‘as orações fervorosas de um homem justo valem muito.’
( Tiago 5:16 .)

E não devemos, neste dia, negligenciar tal intercessão, desde que não obscureça a graça de Cristo, nem nos afaste dele. Mas que, sob esse pretexto, os papistas recorrem ao patrocínio dos mortos, é um absurdo. Pois, como o Senhor não envia aqui o rei de Gerar a Noé, ou a qualquer um dos pais mortos, mas à presença do Abraão vivo; portanto, o único preceito que temos sobre esse assunto é que, ao orarmos mutuamente, devemos cultivar a caridade entre nós.

E se você não a restaurar . Portanto, devemos aprender a intenção dessas ameaças e denúncias com as quais Deus aterroriza os homens; ou seja, forçar com força o arrependimento, que são atrasados ??demais. No início deste discurso, havia sido absolutamente declarado: ‘Você é um homem morto’; agora a condição é adicionada: ‘A menos que você a restaure’. No entanto, o significado de ambas as expressões é o mesmo; embora, a princípio, Deus fale mais nitidamente, para que ele possa inspirar o ofensor com maior terror. Mas agora, quando ele é subjugado, Deus expressa sua intenção com mais clareza e deixa para ele a esperança de perdão e salvação. Assim é o nó desatado, com o qual muitos se enredam, quando percebem que Deus nem sempre, ou instantaneamente, executa os castigos que ele denunciou; porque consideram um sinal, ou que Deus mudou seu propósito, ou que ele finge algo diferente por sua palavra, daquilo que ele secretamente decretou. Ele ameaça a destruição dos ninivitas, por Jonas, e depois os poupou. ( Jonas 3: 4. ) Os inábeis não percebem como podem escapar de um dos dois absurdos; a saber, que Deus retraiu sua sentença; ou que ele fingiu estar prestes a fazer o que realmente não pretendia. Mas, se mantivermos firme esse princípio, de que a inculcação do arrependimento está incluída em todas as ameaças, a dificuldade será resolvida. Pois embora Deus, em primeira instância, se refira aos homens como perdidos; e, portanto, os penetra com o medo atual da morte, ainda assim o fim deve ser considerado. Pois se ele os convida ao arrependimento, segue-se que a esperança do perdão os deixa, desde que se arrependam.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 20: 7 . Ele é um profeta – Uma pessoa favorecida com relações peculiares com Deus, que se familiariza com sua vontade e propósitos de maneira extraordinária, e é o intérprete dessa vontade e o revelador desses propósitos para os outros. Este parece ser o significado do profeta de denominação , primeiro, como vemos aqui, dado a Abraão nas Escrituras.

Gênesis 20: 9-10 . Fizeste ações que não deviam ser feitas – Equívocos e dissimulação, por mais que sejam paliativos, são coisas muito doentes e, de modo algum, devem ser admitidos. Ele considera isso um grande prejuízo para si e sua família, que Abraão os expôs à tentação e ao pecado. O que te ofendi? Se eu tivesse sido seu pior inimigo, você não poderia ter me dado uma volta pior, nem adotado um curso mais eficaz para me vingar. Ele o desafia a designar qualquer causa justa que ele tinha que suspeitar deles como um povo perigoso para um homem honesto viver. O que viste que fizeste isso? – Que razão você pensou que, se soubéssemos que ela era sua esposa, você seria exposto a qualquer perigo por ela?

Referências Cruzadas

Gênesis 2:17 – mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá”.

Gênesis 12:15 – Vendo-a, os homens da corte do faraó a elogiaram diante do faraó, e ela foi levada ao seu palácio.

Gênesis 12:17 – Mas o Senhor puniu o faraó e sua corte com graves doenças, por causa de Sarai, mulher de Abrão.

Gênesis 20:18 – porque o Senhor havia tornado estéreis todas as mulheres da casa de Abimeleque por causa de Sara, mulher de Abraão.

Exodo 4:16 – Assim como Deus fala ao profeta, você falará a seu irmão, e ele será o seu porta-voz diante do povo.

Exodo 7:1 – O Senhor lhe respondeu: “Dou-lhe a minha autoridade perante o faraó, e seu irmão Arão será seu porta-voz.

Exodo 12:1 – O Senhor disse a Moisés e a Arão, no Egito:

Exodo 18:17 – Respondeu o sogro de Moisés: “O que você está fazendo não é bom.

Levítico 6:4 – quando assim pecar, tornando-se por isso culpado, terá que devolver o que roubou ou tomou mediante extorsão, ou o que lhe foi confiado, ou os bens perdidos que achou,

Levítico 6:7 – Dessa forma o sacerdote fará propiciação por ele perante o Senhor, e ele será perdoado de qualquer dessas coisas que fez e que o tornou culpado”.

Números 16:32 – e a terra abriu a sua boca e os engoliu juntamente com suas famílias, com todos os seguidores de Corá e com todos os seus bens.

1 Samuel 7:5 – E Samuel prosseguiu: “Reúnam todo Israel em Mispá, e eu intercederei ao Senhor a favor de vocês”.

1 Samuel 7:8 – E disseram a Samuel: “Não pare de clamar por nós ao Senhor nosso Deus, para que nos salve das mãos dos filisteus”.

1 Samuel 10:1 – Então Samuel apanhou um jarro de óleo, derramou-o sobre a cabeça de Saul e o beijou, dizendo: “O Senhor o tem ungido como líder da herança dele.

1 Samuel 12:19 – E todo o povo disse a Samuel: “Ore ao Senhor seu Deus em favor dos seus servos, para que não morramos, pois a todos os nossos pecados acrescentamos o mal de pedir um rei”.

1 Samuel 12:23 – E longe de mim esteja pecar contra o Senhor, deixando de orar por vocês. Também lhes ensinarei o caminho que é bom e direito.

2 Samuel 24:17 – Ao ver o anjo que estava matando o povo, disse Davi ao Senhor: “Fui eu que pequei e cometi iniqüidade. Estes não passam de ovelhas. O que eles fizeram? Que o teu castigo caia sobre mim e sobre a minha família! “

1 Reis 13:6 – Então o rei disse ao homem de Deus: “Interceda junto ao Senhor, o seu Deus, e ore por mim para que meu braço se recupere”. O homem de Deus intercedeu junto ao Senhor, e o braço do rei recuperou-se e voltou ao normal.

1 Reis 18:1 – Depois de um longo tempo, no terceiro ano da seca, a palavra do Senhor veio a Elias: “Vá apresentar-se a Acabe, pois enviarei chuva sobre a terra”.

2 Reis 5:11 – Mas Naamã ficou indignado e saiu dizendo: “Eu estava certo de que ele sairia para receber-me, invocaria de pé o nome do Senhor seu Deus, moveria a mão sobre o lugar afetado e me curaria da lepra.

2 Reis 19:2 – Ele enviou o administrador do palácio, Eliaquim, o secretário Sebna e os sacerdotes principais, todos vestidos com pano de saco, ao profeta Isaías, filho de Amoz.

1 Crônicas 16:22 – “Não maltratem os meus ungidos; não façam mal aos meus profetas”.

Jó 34:19 – Não é verdade que ele não mostra parcialidade a favor dos príncipes, e não favorece o rico em detrimento do pobre, uma vez que todos são obra de suas mãos?

Jó 42:8 – Vão agora até meu servo Jó, levem sete novilhos e sete carneiros, e com eles apresentem holocaustos em favor de vocês mesmos. Meu servo Jó orará por vocês; eu aceitarei a oração dele e não farei com vocês o que vocês merecem pela loucura que cometeram. Vocês não falaram o que é certo a meu respeito, como fez meu servo Jó”.

Salmos 25:14 – O Senhor confia os seus segredos aos que o temem, e os leva a conhecer a sua aliança.

Salmos 105:9 – da aliança que fez com Abraão, do juramento que fez a Isaque.

Salmos 105:14 – ele não permitiu que ninguém os oprimisse, mas a favor deles repreendeu reis, dizendo:

Jeremias 14:11 – Então o Senhor me disse: “Não ore pelo bem-estar deste povo.

Jeremias 15:1 – Então o Senhor me disse: “Ainda que Moisés e Samuel estivessem diante de mim, intercedendo por este povo, eu não lhes mostraria favor. Expulse-os da minha presença! Que saiam!

Jeremias 27:18 – Se eles são profetas e têm a palavra do Senhor, que implorem ao Senhor dos Exércitos, pedindo que os utensílios que restam no templo do Senhor no palácio do rei de Judá e em Jerusalém não sejam levados para a Babilônia.

Ezequiel 3:18 – Quando eu disser a um ímpio que ele vai morrer, e você não o advertir nem lhe falar para dissuadi-lo dos seus maus caminhos para salvar a vida dele, aquele ímpio morrerá por sua iniqüidade; mas para mim você será responsável pela morte dele.

Ezequiel 33:8 – Quando eu disser ao ímpio que é certo que ele morrerá, e você não falar para dissuadi-lo de seus caminhos, aquele ímpio morrerá por sua iniqüidade, mas eu considerarei você responsável pela morte dele.

Ezequiel 33:14 – E, se você disser ao ímpio: ‘Certamente você morrerá’, mas ele se desviar do seu pecado e fizer o que é justo e certo;

1 Coríntios 14:4 – Quem fala em língua a si mesmo se edifica, mas quem profetiza edifica a igreja.

Hebreus 1:1 – Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas,

Hebreus 13:4 – O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros.

Tiago 5:14 – Entre vocês há alguém que está doente? Que ele mande chamar os presbíteros da igreja, para que estes orem sobre ele e o unjam com óleo, em nome do Senhor.

1 João 5:16 – Se alguém vir seu irmão cometer pecado que não leva à morte, ore, e Deus lhe dará vida. Refiro-me àqueles cujo pecado não leva à morte. Há pecado que leva à morte; não estou dizendo que se deva orar por este.

Apocalipse 11:5 – Se alguém quiser lhes causar dano, da boca deles sairá fogo que devorará os seus inimigos. É assim que deve morrer qualquer pessoa que quiser causar-lhes dano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *