Estudo de Gênesis 26:4 – Comentado e Explicado

Multiplicarei tua posteridade como as estrelas do céu, dar-lhe-ei todas estas regiões, e nela serão benditas todas as nações da terra,
Gênesis 26:4

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 26: 4 . Em tua semente, etc. – O pacto temporal e espiritual, respeitando a terra de Canaã e o Messias, foram assim estabelecidos e confirmados com Isaque. Os rabinos designaram vários sentidos às palavras usadas em Gênesis 26: 5 para expressar a obediência de Abraão; mas é mais razoável acreditar que eles expressem em conjunto “sua completa e completa atuação da vontade de Deus”. Abraão, diz o Sr. Chais, tendo obedecido completamente à vontade divina, Deus perpetua sua família: não que, para falar com rigor, o patriarca merecido por sua obediência; pois por essa obediência o que ele mais do que seu dever? mas porque Deus é sempre o mesmo, sempre bom, sempre misericordioso.

Comentário de Adam Clarke

Eu farei tua semente – como as estrelas do céu – Uma promessa muitas vezes repetida a Abraão, e que foi amplamente cumprida tanto no sentido literal quanto espiritual.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 26: 4 . Em tua semente, etc. – O pacto temporal e espiritual, respeitando a terra de Canaã e o Messias, foram assim estabelecidos e confirmados com Isaque. Os rabinos designaram vários sentidos às palavras usadas em Gênesis 26: 5 para expressar a obediência de Abraão; mas é mais razoável acreditar que eles expressem em conjunto “sua completa e completa atuação da vontade de Deus”. Abraão, diz o Sr. Chais, tendo obedecido completamente à vontade divina, Deus perpetua sua família: não que, para falar com rigor, o patriarca merecido por sua obediência; pois por essa obediência o que ele mais do que seu dever? mas porque Deus é sempre o mesmo, sempre bom, sempre misericordioso.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 26: 4 . Eu farei tua semente multiplicar – Aqui encontramos uma renovação para Isaque de todas as promessas de Deus feitas a Abraão; e a grande promessa misteriosa fundamental é renovada exatamente nas mesmas palavras em que foi dada a Abraão. Quando Deus disse a Abraão: Em tua semente todas as nações da terra serão abençoadas – Talvez Abraão possa, a princípio, supor que Deus falou de sua semente imediata, a saber, de Isaque; mas quando ele chegou ao palco da vida, não trouxe tais bênçãos com ele; e quando a promessa foi renovada com as mesmas palavras, tornou-se evidente que a semente que deveria ser essa bênção universal ainda estava por vir.

Referências Cruzadas

Gênesis 12:2 – “Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção.

Gênesis 13:16 – Tornarei a sua descendência tão numerosa como o pó da terra. Se for possível contar o pó da terra, também se poderá contar a sua descendência.

Gênesis 15:5 – Levando-o para fora da tenda, disse-lhe: “Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las”. E prosseguiu: “Assim será a sua descendência”.

Gênesis 15:18 – Naquele dia o Senhor fez a seguinte aliança com Abrão: “Aos seus descendentes dei esta terra, desde o ribeiro do Egito até o grande rio, o Eufrates:

Gênesis 17:4 – “De minha parte, esta é a minha aliança com você. Você será o pai de muitas nações.

Gênesis 18:18 – Abraão será o pai de uma nação grande e poderosa, e por meio dele todas as nações da terra serão abençoadas.

Gênesis 22:17 – esteja certo de que o abençoarei e farei seus descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e como a areia das praias do mar. Sua descendência conquistará as cidades dos que lhe forem inimigos

Gênesis 22:18 – e, por meio dela, todos povos da terra serão abençoados, porque você me obedeceu”.

Salmos 72:17 – Permaneça para sempre o seu nome e dure a sua fama enquanto o sol brilhar. Sejam abençoadas todas as nações por meio dele, e que elas o chamem bendito.

Atos dos Apóstolos 3:25 – E vocês são herdeiros dos profetas e da aliança que Deus fez com os seus antepassados. Ele disse a Abraão: ‘Por meio da sua descendência todos os povos da terra serão abençoados’.

Gálatas 3:8 – Prevendo a Escritura que Deus justificaria pela fé os gentios, anunciou primeiro as boas novas a Abraão: “Por meio de você todas as nações serão abençoadas”.

Gálatas 3:16 – Assim também as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. A Escritura não diz: “E aos seus descendentes”, como se falando de muitos, mas: “Ao seu descendente”, dando a entender que se trata de um só, isto é, Cristo.

Hebreus 11:2 – Pois foi por meio dela que os antigos receberam bom testemunho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *