Estudo de Gênesis 26:5 – Comentado e Explicado

porque Abraão obedeceu à minha voz e observou os meus preceitos, meus mandamentos e minhas leis."
Gênesis 26:5

Comentário de Adam Clarke

Abraão obedeceu à minha voz – ????? meimeri , minha Palavra. Ver Gênesis 15: 1 .

Meu cargo – ?????? mishmarti , de sha? shamar , ele guardou, observou, etc., as ordenanças ou designações de Deus. Estes sempre foram de dois tipos:

  1. Tais como tendiam a promover a melhoria moral, o aumento da piedade, a melhoria da idade, etc. E
  • Os que eram típicos da semente prometida e da salvação que viria por ele.
  • Para mandamentos, estatutos, etc., é particularmente desejável que o leitor se refira a Levítico 16:15 , etc., onde todas essas coisas são explicadas na ordem alfabética das palavras hebraicas.

    Comentário de John Calvin

    5. Porque aquele Abraão obedeceu à minha voz . Moisés não significa que a obediência de Abraão foi a razão pela qual a promessa de Deus foi confirmada e ratificada a ele; mas pelo que foi dito antes ( Gênesis 22:18 ), onde temos uma expressão semelhante, aprendemos que o que Deus concede livremente aos fiéis às vezes é, além de seu deserto, atribuído a si mesmos; que eles, sabendo que pretendem ser aprovados pelo Senhor, podem viciar com mais fervor e dedicar-se inteiramente ao seu serviço: então ele agora elogia a obediência de Abraão, para que Isaque seja estimulado a imitar seu exemplo. E, embora leis, estatutos, ritos, preceitos e cerimônias ainda não tivessem sido escritos, Moisés usou esses termos, para mostrar mais claramente como Abraão regulou sua vida de maneira sedutora, de acordo com a vontade de Deus – com que cuidado ele se absteve de todas as impurezas dos pagãos – e como exatamente ele seguiu o caminho reto da santidade, sem se desviar para a mão direita ou para a esquerda: pois o Senhor freqüentemente honra sua própria lei com esses títulos com o objetivo de conter nossos excessos; como se ele dissesse que não queria que nada a constituísse uma regra perfeita, mas abraçava tudo o que dizia respeito à santidade absoluta. O significado, portanto, é que Abraão, tendo formado sua vida em total conformidade com a vontade de Deus, caminhou em seu serviço puro.

    Comentário de Joseph Benson

    Gênesis 26: 5 . Minha voz, minha acusação, meus mandamentos – Essa variedade de expressão parece ter sido projetada para mostrar a universalidade e a exatidão da obediência de Abraão, que ele prontamente cumpriu com todas as sugestões da vontade divina. Ele obedeceu às leis originais da natureza, as leis reveladas da adoração divina, particularmente a da circuncisão, e todos os preceitos extraordinários que Deus lhe deu, como o de deixar seu país e o que (alguns pensam ser mais especialmente referido) respeitando o oferecendo seu filho, do qual o próprio Isaac tinha motivos suficientes para se lembrar. Aqueles somente terão o benefício da aliança de Deus com seus pais que pisam nos passos de sua obediência. Deve-se observar, no entanto, como a aliança feita com Abraão, e as promessas de Deus para ele, foram feitas por Deus por sua mera graça e misericórdia, de modo que as bênçãos prometidas e conferidas foram tão grandes que é inútil imaginar que poderiam ser merecido por uma compensação tão mesquinha como a obediência de Abraão, que obediência era uma dívida que ele devia a Deus, se não houvesse convênio nem promessa feita por Deus, e que era o efeito da graça de Deus para e nele.

    Comentário de John Wesley

    Porque Abraão obedeceu à minha voz e manteve minha ordem, meus mandamentos, meus estatutos e minhas leis.

    Abraão obedeceu à minha voz – Faça-o também, e a promessa será certa para você. Uma grande variedade de palavras é usada aqui para expressar a Vontade Divina à qual Abraão foi obediente, minha voz, minha acusação, meus mandamentos, meus estatutos e minhas leis – o que pode indicar que a obediência de Abraão era universal; ele obedeceu às leis originais da natureza, as leis reveladas da adoração divina, particularmente a da circuncisão, e todos os preceitos extraordinários que Deus lhe deu, como o de deixar seu país e o (que alguns pensam ser mais especialmente referido) a oferta de seu filho, que o próprio Isaac tinha motivos suficientes para lembrar. Esses somente terão o benefício da aliança de Deus com seus pais, que pisam os passos de sua obediência.

    Referências Cruzadas

    Gênesis 12:4 – Partiu Abrão, como lhe ordenara o Senhor, e Ló foi com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos quando saiu de Harã.

    Gênesis 17:23 – Naquele mesmo dia Abraão tomou seu filho Ismael, todos os nascidos em sua casa e os que foram comprados, todos os do sexo masculino de sua casa, e os circuncidou, como Deus lhe ordenara.

    Gênesis 18:19 – Pois eu o escolhi, para que ordene aos seus filhos e aos seus descendentes que se conservem no caminho do Senhor, fazendo o que é justo e direito, para que o Senhor faça vir a Abraão o que lhe havia prometido”.

    Gênesis 22:16 – e disse: “Juro por mim mesmo”, declara o Senhor, “que por ter feito o que fez, não me negando seu filho, o seu único filho,

    Gênesis 22:18 – e, por meio dela, todos povos da terra serão abençoados, porque você me obedeceu”.

    Salmos 112:1 – Aleluia! Como é feliz o homem que teme o Senhor e tem grande prazer em seus mandamentos!

    Salmos 128:1 – Como é feliz quem teme ao Senhor, quem anda em seus caminhos!

    Mateus 5:19 – Todo aquele que desobedecer a um desses mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será chamado menor no Reino dos céus; mas todo aquele que praticar e ensinar estes mandamentos será chamado grande no Reino dos céus.

    Mateus 7:24 – “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.

    1 Coríntios 15:58 – Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.

    Gálatas 5:6 – Porque em Cristo Jesus nem circuncisão nem incircuncisão têm efeito algum, mas sim a fé que atua pelo amor.

    Hebreus 11:8 – Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo.

    Tiago 2:21 – Não foi Abraão, nosso antepassado, justificado por obras, quando ofereceu seu filho Isaque sobre o altar?

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *