Estudo de Gênesis 27:11 – Comentado e Explicado

"Mas, respondeu Jacó à sua mãe, Esaú, meu irmão, é peludo, enquanto eu sou de pele lisa.
Gênesis 27:11

Comentário de John Calvin

11. E Jacó disse a Rebeca . Que Jacó não se apresente voluntariamente a seu pai, mas teme que, não sendo detectada sua impostura, deva trazer uma maldição sobre si mesmo, isso é muito contrário à fé. (43) Pois quando o apóstolo ensina que “tudo o que não é de fé é pecado” ( Romanos 14:23 ), ele treina os filhos de Deus a essa sobriedade, para que não se permitam realizar nada com dúvidas e consciência perplexa. Essa firme persuasão é a única regra de conduta correta, quando nós, confiando no mandamento de Deus, vamos intrépidamente para onde quer que ele nos chame. Jacó, portanto, debatendo consigo mesmo, mostra que ele era deficiente em fé; e certamente, embora ele não estivesse inteiramente sem ele, ainda assim, neste ponto, ele é condenado por fracasso. Mas, por esse exemplo, somos novamente ensinados que a fé nem sempre é extinta por uma falha determinada; todavia, se Deus às vezes suporta com seus servos até agora, que ele volta o que eles fizeram perversamente para a salvação deles, não devemos, portanto, tirar uma licença para pecar. Aconteceu pela maravilhosa misericórdia de Deus, que Jacó não foi separado da graça da adoção. Quem não preferiria ter medo de se tornar presunçoso? E enquanto vemos que sua fé foi obscurecida pela dúvida, aprendemos a pedir ao Senhor o espírito de prudência para governar todos os nossos passos. Foi acrescentado outro erro de tipo leve: pois por que ele não mais reverencia a Deus do que teme a raiva de seu pai? Por que não ocorre em sua mente que uma mancha suja mancharia a adoção santificada de Deus, quando parecia dever sua realização a uma mentira? Pois, embora tendesse a um fim certo, não era lícito alcançá-lo, através desse curso oblíquo. Enquanto isso, não há dúvida de que a fé prevaleceu sobre esses impedimentos. Pois qual foi a razão pela qual ele preferiu a bênção nua e aparentemente vazia de seu pai, (44) ao silêncio que ele desfrutava, às conveniências do lar e, finalmente, à própria vida? De acordo com a carne, a bênção do pai, da qual ele tanto desejava, que consciente e voluntariamente mergulhou em grandes dificuldades, era apenas uma coisa imaginária. Por que ele agiu assim, mas porque, no exercício da fé simples na palavra de Deus, ele valorizou mais a esperança que lhe estava oculta, a condição desejável que ele realmente desfrutou? Além disso, seu medo da raiva de seu pai teve origem no verdadeiro medo de Deus. Ele diz que temia que não trouxesse uma maldição para si mesmo. Mas ele não teria tanto medo de uma censura verbal, se não tivesse considerado a graça depositada nas mãos de seu pai no valor de mais de mil vidas. Foi, portanto, sob um impulso de Deus que ele temia seu pai, que era realmente o ministro de Deus. Pois quando o Senhor nos vê rastejando na terra, ele nos atrai para si pela mão do homem. (45)

Referências Cruzadas

Gênesis 25:25 – O primeiro a sair era ruivo, e todo o seu corpo era como um manto de pêlos; por isso lhe deram o nome de Esaú.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *