Estudo de Gênesis 28:12 – Comentado e Explicado

E teve um sonho: via uma escada, que, apoiando-se na terra, tocava com o cimo o céu; e anjos de Deus subiam e desciam pela escada. No alto estava o Senhor,
Gênesis 28:12

Comentário de Scofield

anjos

(Veja Scofield “ Hebreus 1: 4 “) .

Comentário de Adam Clarke

Ele sonhou, e eis uma escada – Uma multidão de coisas fantasiosas foi falada da visão de Jacó sobre a escada e seu significado. Pode ter vários desígnios, pois Deus escolhe realizar o maior número de fins pelo menor número de meios possível. 1. É muito provável que seu objetivo principal fosse apontar a providência de Deus, pela qual ele vigia e regula todas as coisas terrestres; pois nada é deixado apenas para causas naturais; uma agência celestial penetra, atua e dirige tudo. Nas atuais circunstâncias, era altamente necessário que Jacó tivesse uma visão clara e distinta desse assunto, para que ele estivesse melhor preparado para enfrentar todas as ocorrências com a convicção de que todos estavam trabalhando juntos para o seu bem. 2. Pode-se também apontar a relação entre o céu e a terra e a conexão dos dois mundos por meio do ministério angélico. Que isso é fato, aprendemos com muitas histórias do Antigo Testamento; e é uma doutrina que é inequivocamente ensinada no Novo: não são todos os espíritos ministradores, enviados a ministrar por aqueles que serão herdeiros da salvação? 3. Provavelmente era um tipo de Cristo, no qual os dois mundos se encontram e no qual a natureza divina e humana se unem. A Escada foi montada na Terra, e o Topo dela alcançou o Céu; pois Deus se manifestou na carne e nele habitava toda a plenitude da divindade. Nada poderia ser um emblema mais expressivo da encarnação e seus efeitos; Jesus Cristo é o grande meio de conexão entre o céu e a terra, e entre Deus e o homem. Por ele, Deus desce ao homem; através dele, o homem ascende a Deus. Parece que nosso Senhor aplica a visão dessa maneira, primeiro: naquele discurso notável a Natanael, daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem, João 1:51 . Segundo, em seu discurso a Thomas, João 14: 6 ; : Eu sou o Caminho, e a Verdade, e a Vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

Comentário de John Calvin

12. E ele sonhou . Moisés aqui ensina como oportunamente, e (como podemos dizer) no momento crítico, o Senhor socorreu seu servo. Pois quem não diria que o santo Jacó foi negligenciado por Deus, uma vez que foi exposto à incursão de bestas selvagens e desagradável a todo tipo de ferimento da terra e do céu, e não encontrou em lugar algum ajuda ou consolo? Mas quando ele foi reduzido à última necessidade, o Senhor repentinamente estendeu a mão para ele e alivia maravilhosamente seus problemas por um notável oráculo. Como, portanto, a invencível perseverança de Jacó havia brilhado antes, agora o Senhor dá um exemplo memorável de seu cuidado paterno com os fiéis. Três coisas estão aqui para serem notadas em sua ordem; primeiro, que o Senhor apareceu a Jacó em um sonho; segundo, a natureza da visão descrita por Moisés; terceiro, as palavras do oráculo. Quando se menciona um sonho, não há dúvida de que esse modo de revelação é significado, que o Senhor costumava adotar em relação a seus servos. ( Números 12: 6. ) Jacó, portanto, sabia que esse sonho lhe era divinamente enviado, como diferente dos sonhos comuns; e isso é sugerido nas palavras de Moisés, quando ele diz que Deus lhe apareceu em um sonho. Pois Jacó não podia ver Deus, nem percebê-lo presente, a menos que sua majestade tivesse sido distinguível por certas marcas.

E eis uma escada . Aqui a forma da visão está relacionada, o que é muito pertinente ao assunto dela; ou seja, que Deus se manifestou sentado em uma escada, cujas partes extremas tocaram o céu e a terra e que era o veículo dos anjos que desceram do céu na terra. A interpretação de alguns dos hebreus, de que a escada é uma figura da Divina Providência, não pode ser admitida: pois o Senhor deu outro sinal mais adequado. (57) Mas para nós, que mantemos esse princípio, que a aliança de Deus foi fundada em Cristo e que o próprio Cristo era a imagem eterna do Pai, na qual ele se manifestou aos santos patriarcas, não há nada nisso. visão intrincada ou ambígua. Pois desde que os homens são alienados de Deus pelo pecado, embora ele preencha e sustente todas as coisas por seu poder; todavia, a comunicação pela qual ele nos atraía para si mesmo não é percebida por nós; mas, por outro lado, estamos tão em desacordo com ele, que, considerando-o adverso a nós, fugimos de sua presença. Além disso, os anjos, a quem está comprometida a tutela da raça humana, enquanto se esforçam arduamente em seu ofício, ainda não se comunicam conosco de tal maneira que nos tornamos conscientes de sua presença. É somente Cristo, portanto, quem conecta o céu e a terra: ele é o único Mediador que alcança do céu à terra: ele é o meio através do qual a plenitude de todas as bênçãos celestes flui para nós e através da qual nós, por sua vez, , ascenda a Deus. Ele é quem, sendo a cabeça sobre os anjos, faz com que eles ministrem aos seus membros terrenos. Portanto, (como lemos em João 1:51 ), ele afirma adequadamente para si mesmo essa honra: depois de ter se manifestado no mundo, os anjos ascenderão e descerão. Se, então, dizemos que a escada é uma figura de Cristo, a exposição não será forçada. Pois a semelhança de uma escada combina bem com o Mediador, através do qual os anjos ministradores, a justiça e a vida, com todas as graças do Espírito Santo, descem para nós passo a passo. Nós também, que não apenas estávamos fixos à terra, mas mergulhávamos nas profundezas da maldição e no próprio inferno, ascendemos até Deus. Além disso, o Deus dos exércitos está sentado na escada; porque a plenitude da Deidade habita em Cristo; e, portanto, também é que chega ao céu. Pois, embora todo o poder esteja comprometido até mesmo por sua natureza humana pelo Pai, ele ainda não sustentaria verdadeiramente nossa fé, a menos que fosse Deus manifestado em carne. E o fato de o corpo de Cristo ser finito, não o impede de encher o céu e a terra, porque sua graça e poder estão difundidos em toda parte. De onde também, Paulo sendo testemunha, subiu ao céu para preencher todas as coisas. Aqueles que traduzem a partícula al ? ( al ) pela palavra “próximo”, destroem inteiramente o sentido da passagem. Pois Moisés deseja afirmar que a plenitude da Divindade residia na pessoa do Mediador. Cristo não apenas se aproximou de nós, mas se vestiu de nossa natureza, para que ele pudesse nos tornar um com ele. Que a escada era um símbolo de Cristo, também é confirmado por essa consideração, que nada era mais adequado do que Deus ratificar sua aliança de salvação eterna em seu Filho para seu servo Jacó. E, portanto, sentimos uma alegria indizível quando ouvimos que Cristo, que até agora supera todas as criaturas, se une a nós. A majestade, de fato, de Deus, que aqui se apresenta visivelmente, deve inspirar terror; para que todo joelho se dobre a Cristo, que todas as criaturas o admirem e o amem, e que toda a carne mantenha silêncio em sua presença. Mas sua imagem amistosa e amável é ao mesmo tempo retratada; para que possamos saber por sua descendência, que o céu se abre para nós e que os anjos de Deus se tornam familiares para nós. Pois, portanto, temos uma sociedade fraterna com eles, uma vez que o chefe comum, tanto eles como nós, tem sua posição na terra.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 28:12 . Eis uma escada montada na terra – Isso pode representar, 1ª, a providência de Deus, pela qual há uma correspondência constante mantida entre o céu e a terra. Os conselhos do céu são executados na terra, e os assuntos desta terra são todos conhecidos no céu. A providência realiza seu trabalho gradualmente e por etapas; os anjos são empregados como espíritos ministradores para servir a todos os desígnios da Providência, e a sabedoria de Deus está no extremo superior da escada, direcionando todos os movimentos de segundas causas para sua glória. Os anjos são espíritos ativos, continuamente ascendendo e descendo; eles não descansam dia nem noite. Eles ascendem para dar conta do que fizeram e receber ordens; e desça para executar as ordens que eles receberam. Essa visão proporcionou um conforto sazonal a Jacó, informando que ele tinha um bom guia e boa guarda; que, embora ele “saísse da casa de seu pai”, ele era o cuidado da Providência e a responsabilidade dos santos anjos. 2d, A mediação de Cristo. Ele é essa escada: o pé na terra em sua natureza humana, o topo no céu em sua natureza divina; ou, o primeiro é sua humilhação, o segundo é sua exaltação. Toda a relação entre o céu e a terra desde a queda é por essa escada. Cristo é o caminho: todos os favores de Deus vêm até nós, e todos os nossos serviços vêm a ele, por Cristo. Se Deus habita conosco, e nós com ele, é por Cristo: não temos como chegar ao céu senão por essa escada; porque os gentis ofícios que os anjos nos fazem são todos devidos a Cristo, que reconciliou as coisas na terra e no céu, Colossenses 1:20 .

Comentário de John Wesley

E ele sonhou, e eis que uma escada erigida sobre a terra, e o topo dela chegava ao céu; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam sobre ela.

Veja uma escada colocada sobre a terra, e o topo dela alcançou o céu, os anjos subindo e descendo sobre ela, e o Senhor estava acima dela – Isso pode representar1. A providência de Deus, pela qual existe uma correspondência constante entre o céu e a terra. Os conselhos do céu são executados na terra, e os assuntos desta terra são todos conhecidos no céu. A providência realiza seu trabalho gradualmente e por etapas; os anjos são empregados como espíritos ministradores para servir a todos os desígnios da providência, e a sabedoria de Deus está no extremo superior da escada, direcionando todos os movimentos de segundas causas para sua glória. Os anjos são espíritos ativos, continuamente ascendendo e descendo; eles não descansam dia nem noite. Eles ascendem para dar conta do que fizeram e receber ordens; e pretendem executar as ordens que receberam. Essa visão proporcionou um conforto sazonal a Jacó, informando que ele tinha um bom guia e boa guarda; que, embora ele se desviasse da casa de seu pai, ele era o cuidado da providência e a carga dos santos anjos2. A mediação de Cristo. Ele é essa escada: o pé na terra em sua natureza humana, o topo no céu em sua natureza divina; ou o primeiro é sua humilhação, o segundo é sua exaltação. Toda a relação entre o céu e a terra desde a queda é por essa escada. Cristo é o caminho: todos os favores de Deus vêm até nós, e todos os nossos serviços vêm a ele, por Cristo. Se Deus habita conosco, e nós com ele, é por Cristo: não temos como chegar ao céu senão por essa escada; porque os gentis ofícios que os anjos nos fazem são todos devidos a Cristo, que reconciliou as coisas na terra e no céu, Colossenses 1:20 .

Referências Cruzadas

Gênesis 15:1 – Depois dessas coisas o Senhor falou a Abrão numa visão: “Não tenha medo, Abrão! Eu sou o seu escudo; grande será a sua recompensa! “

Gênesis 15:12 – Ao pôr-do-sol, Abrão foi tomado de sono profundo, e eis que vieram sobre ele trevas densas e apavorantes.

Gênesis 20:3 – Certa noite Deus veio a Abimeleque num sonho e lhe disse: “Você morrerá! A mulher que você tomou é casada”.

Gênesis 20:6 – Então Deus lhe respondeu no sonho: “Sim, eu sei que você fez isso de coração puro. Eu mesmo impedi que você pecasse contra mim e por isso não lhe permiti tocá-la.

Gênesis 32:1 – Jacó também seguiu o seu caminho, e anjos de Deus vieram ao encontro dele.

Gênesis 37:5 – Certa vez, José teve um sonho e, quando o contou a seus irmãos, eles passaram a odiá-lo ainda mais.

Gênesis 40:1 – Algum tempo depois, o copeiro e o padeiro do rei do Egito fizeram uma ofensa ao seu senhor, o rei do Egito.

Gênesis 41:57 – E de toda a terra vinha gente ao Egito para comprar trigo de José, porquanto a fome se agravava em toda parte.

Números 12:6 – e ele disse: “Ouçam as minhas palavras: Quando entre vocês há um profeta do Senhor, a ele me revelo em visões, em sonhos falo com ele.

2 Crônicas 16:9 – Pois os olhos do Senhor estão atentos sobre toda a terra para fortalecer aqueles que lhe dedicam totalmente o coração. Nisso você cometeu uma loucura. De agora em diante terás que enfrentar guerras”.

Jó 4:12 – “Disseram-me uma palavra em segredo, da qual os meus ouvidos captaram um murmúrio.

Jó 33:15 – Em sonho ou em visão durante a noite, quando o sono profundo cai sobre os homens e eles dormem em suas camas,

Isaías 41:10 – Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.

Daniel 2:1 – No segundo ano de seu reinado, Nabucodonosor teve sonhos; sua mente ficou tão perturbada que ele não conseguia dormir.

Daniel 4:1 – O rei Nabucodonosor, aos homens de todas nações, povos e línguas, que vivem no mundo inteiro: Paz e prosperidade!

Daniel 7:1 – No primeiro ano de Belsazar, rei da Babilônia, Daniel teve um sonho, e certas visões passaram por sua mente, estando ele deitado em sua cama. Ele escreveu o resumo do seu sonho.

Mateus 1:20 – Mas, depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: “José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo.

Mateus 2:12 – E, tendo sido advertidos em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram a sua terra por outro caminho.

Mateus 2:19 – Depois que Herodes morreu, um anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito,

João 1:51 – E então acrescentou: “Digo-lhes a verdade: Vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem”.

2 Timóteo 4:16 – Na minha primeira defesa, ninguém apareceu para me apoiar; todos me abandonaram. Que isso não lhes cobrado.

Hebreus 1:1 – Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas,

Hebreus 1:14 – Os anjos não são, todos eles, espíritos ministradores enviados para servir aqueles que hão de herdar a salvação?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *