Estudo de Gênesis 28:16 – Comentado e Explicado

Jacó, despertando de seu sono, exclamou: "Em verdade, o Senhor está neste lugar, e eu não o sabia!"
Gênesis 28:16

Comentário de Albert Barnes

Jacó acorda e exclama: “Certamente o Senhor está neste lugar, e eu não sabia disso”. Ele conhecia sua onipresença; mas ele não esperava uma manifestação especial do Senhor neste lugar, longe dos santuários de seu pai. Ele se enche de reverência solene, quando se encontra na casa de Deus e na porta do céu. O pilar é o monumento do evento. O derramamento de óleo sobre ele é um ato de consagração a Deus, que ali lhe apareceu Números 7: 1 . Ele chama o nome do lugar Betel, “a casa de Deus”. Esta não é a primeira vez que recebe o nome. Abraão também adorou a Deus aqui e encontrou o nome já existente (ver Gênesis 12: 8 ; Gênesis 13: 3 ; Gênesis 25:30 .)

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 28:16 . Certamente o Senhor está neste lugar, e eu não sabia Jacó sabia muito bem que o Senhor estava em todo lugar; nem suas palavras podem ser entendidas de maneira justa para contradizer esse conhecimento fundamental. Mas, embora o Senhor esteja em todos os lugares, contudo, ele teve o prazer de antigamente garantir sua presença para manifestar sua glória, em alguns lugares peculiarmente; Jacó se refere a isso: “Este é um lugar consagrado e no qual o Senhor se manifesta; e eu não sabia que era um lugar de tal natureza: não sabia que era outro lugar que não um lugar comum; não entendeu que Jeová manifestou sua presença aqui. ” Nas eras primitivas, quando Deus atestou a exibição de símbolos e símbolos de sua presença em lugares específicos, era natural e apenas fixar uma noção de relativa santidade nesses lugares. Nesta visão, todas as objeções relativas às noções imperfeitas do Patriarca da Deidade desaparecem: e as próximas palavras seguem com grande propriedade: Esta não é outra senão uma casa de Deus (que eu concebi ser um lugar comum) e este é o portão do céu! a porta de entrada para aquelas regiões celestes, que esta visão divina me representou. Alguns pensam que essas palavras aludem ao costume daqueles tempos, de reis e juízes mantendo suas cortes nos portões das cidades, atendidos com seus guardas e oficiais; como se Jacó tivesse dito: “Aqui Deus mantém sua corte, atendida por seus anjos”.

Comentário de Adam Clarke

O Senhor está neste lugar; e eu não sabia – isto é, Deus fez deste lugar sua residência peculiar; é um lugar em que ele se encontra e se revela a seus seguidores. Jacó poderia ter pensado que este lugar havia sido consagrado a Deus. E já se supunha que, tendo sua mente levado a uma posição humilde, ele estava preparado para manter comunhão com seu Criador.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 28:16 . Certamente o Senhor está neste lugar, e eu não sabia Jacó sabia muito bem que o Senhor estava em todo lugar; nem suas palavras podem ser entendidas de maneira justa para contradizer esse conhecimento fundamental. Mas, embora o Senhor esteja em todos os lugares, contudo, ele teve o prazer de antigamente garantir sua presença para manifestar sua glória, em alguns lugares peculiarmente; Jacó se refere a isso: “Este é um lugar consagrado e no qual o Senhor se manifesta; e eu não sabia que era um lugar de tal natureza: não sabia que era outro lugar que não um lugar comum; não entendeu que Jeová manifestou sua presença aqui. ” Nas eras primitivas, quando Deus atestou a exibição de símbolos e sinais de sua presença em lugares específicos, era natural e apenas fixar uma noção de relativa santidade nesses lugares. Nesta visão, todas as objeções relativas às noções imperfeitas do Patriarca da Deidade desaparecem: e as próximas palavras seguem com grande propriedade: Esta não é outra senão uma casa de Deus (que eu concebi ser um lugar comum) e este é o portão do céu! a porta de entrada para aquelas regiões celestes, que esta visão divina me representou. Alguns pensam que essas palavras aludem ao costume daqueles tempos, de reis e juízes mantendo suas cortes nos portões das cidades, atendidos com seus guardas e oficiais; como se Jacó tivesse dito: “Aqui Deus mantém sua corte, atendida por seus anjos”.

Comentário de John Calvin

16. E Jacó acordou . Moisés novamente afirma que este não era um sonho comum; pois quando alguém acorda, imediatamente percebe que estava iludido em sonhar. Mas Deus imprimiu um sinal na mente de seu servo, pelo qual, ao acordar, ele poderia reconhecer o oráculo celestial que ouvira durante o sono. Além disso, Jacó, em termos expressos, se acusa e exalta a bondade de Deus, que se dignou a se apresentar a quem não o procurava; pois Jacó pensava que ele estava lá sozinho; mas agora, depois que o Senhor apareceu, ele se pergunta e exclama que obteve mais do que poderia ter ousado esperar. No entanto, não há dúvida de que Jacó invocou Deus e confiou que ele seria o guia de sua jornada; mas, por sua fé não ter conseguido convencê-lo de que Deus estava assim perto dele, ele justifica esse ato de graça. Assim, sempre que Deus antecipa nossos desejos e nos concede mais do que nossas mentes conceberam; aprendamos, após o exemplo deste patriarca, a imaginar que Deus deveria estar presente conosco. Agora, se cada um de nós refletir como sua fé é fraca, esse modo de falar pareceria sempre adequado para todos nós; pois quem pode compreender, em sua escassa medida, a imensa multidão de dons que Deus está eternamente acumulando sobre nós?

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 28:16 . Certamente o Senhor está neste lugar; Eu sabia que não – as manifestações de Deus sobre si mesmo ao seu povo carregam suas próprias evidências junto com eles. Deus pode dar demonstrações inegáveis ??de sua presença, como dar satisfação abundante às almas dos fiéis, que Deus está com elas na verdade; satisfação não comunicável aos outros, mas convincente para si. Às vezes nos encontramos com Deus lá, onde pouco pensávamos em encontrar com ele. Ele está lá onde não pensávamos que ele estivesse; é encontrado lá onde pedimos não para ele.

Comentário de John Wesley

E Jacó acordou de seu sono, e disse: Certamente o Senhor está neste lugar; e eu não sabia disso.

Certamente o Senhor está neste lugar, e eu não sabia disso – as manifestações de Deus sobre si mesmo ao seu povo carregam suas próprias evidências junto com eles. Deus pode dar demonstrações inegáveis ??de sua presença, como dar satisfação abundante às almas dos fiéis, que Deus está com elas na verdade; satisfação não comunicável aos outros, mas convincente para si. Às vezes nos encontramos com Deus lá, onde pouco pensávamos em encontrar com ele. Ele está lá onde nós não pensávamos que ele tinha estado, é encontrado lá onde pedimos que não fosse por ele.

Referências Cruzadas

Exodo 3:5 – Então disse Deus: “Não se aproxime. Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é terra santa”.

Exodo 15:11 – Quem entre os deuses é semelhante a ti, Senhor? Quem é semelhante a ti? Majestoso em santidade, terrível em feitos gloriosos, autor de maravilhas?

Josué 5:15 – O comandante do exército do Senhor respondeu: “Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é santo”. E Josué as tirou.

1 Samuel 3:4 – Então o Senhor chamou Samuel. Samuel respondeu: “Estou aqui”.

Jó 9:11 – Quando passa por mim, não posso vê-lo; se passa junto de mim, não o percebo.

Jó 33:14 – Pois a verdade é que Deus fala, ora de um modo, ora de outro, mesmo que o homem não o perceba.

Salmos 68:35 – Tu és temível no teu santuário, ó Deus; é o Deus de Israel que dá poder e força ao seu povo. Bendito seja Deus!

Isaías 8:13 – Ao Senhor dos Exércitos é que vocês devem considerar santo, a ele é que vocês devem temer, dele é que vocês devem ter pavor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *