Estudo de Gênesis 28:17 – Comentado e Explicado

E, cheio de pavor, ajuntou: "Quão terrível é este lugar! É nada menos que a casa de Deus; é aqui, a porta do céu."
Gênesis 28:17

Comentário de Adam Clarke

Quão terrível é este lugar! A aparência da escada, os anjos e a glória Divina no topo da escada devem ter deixado impressões profundas, solenes e até terríveis na mente de Jacó; e daí a exclamação no texto: Quão terrível é este lugar! Esta não é outra senão a casa de Deus – O Chaldee dá a este lugar uma curiosa reviravolta: “Este não é um lugar comum, mas um lugar em que Deus se deleita; e em frente a esse lugar é a porta do céu”. Onkelos parece supor que o portão ou a entrada no céu estava realmente acima deste local, e que quando os anjos de Deus desceram à terra, eles passaram por aquela abertura para este lugar e retornaram da mesma maneira. E realmente parece que o próprio Jacob tinha uma noção semelhante.

Comentário de John Calvin

17. E ele teve medo, e disse . Parece surpreendente que Jacó tenha medo, quando Deus falou tão graciosamente com ele; ou que ele deveria chamar esse lugar de “terrível”, onde ele fora preenchido com uma alegria incrível. Eu respondo, embora Deus exalte seus servos, ele ao mesmo tempo os inspira com medo, para que possam aprender, com verdadeira humildade e abnegação, a abraçar sua misericórdia. Portanto, não devemos entender que Jacó foi atingido pelo terror, como são réprobos, assim que Deus se mostra; mas ele foi inspirado com um medo que produz submissão piedosa. Ele também chama apropriadamente aquele lugar da porta do céu , por causa da manifestação de Deus: porque, porque Deus é colocado no céu como em seu trono real, Jacó realmente declara que, ao ver Deus, ele havia penetrado no céu. Nesse sentido, a pregação do evangelho é chamada reino dos céus, e os sacramentos podem ser chamados porta dos céus, porque nos admitem na presença de Deus. Os papistas, no entanto, tolamente aplicam mal essa passagem em seus templos, como se Deus habitasse em lugares imundos. (59) Mas se admitimos que os lugares que eles designam por este título não estão poluídos com superstições ímpias, mas essa honra não pertence a nenhum lugar peculiar, pois Cristo encheu o mundo inteiro com a presença de sua Deidade. Essas ajudas somente à fé (como ensinei anteriormente) pelas quais Deus nos eleva para si mesmo podem ser chamadas de portas do céu.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 28:17 . Ele estava com medo – Até agora ele estava sendo inchado com essa visão divina. Quanto mais vemos de Deus, mais motivo vemos para o santo medo e o rubor diante dele. Aqueles a quem Deus se agrada de manifestar-se, são postos e mantidos muito baixos aos seus próprios olhos, e veem motivos para temer até “o Senhor e sua bondade”, Oséias 3: 5 . E disse: Quão terrível é este lugar! Isto é, a aparência de Deus neste lugar nunca deve ser pensada, mas com reverência e reverência sagradas; Eu respeitarei esse lugar e lembrarei disso por esse sinal enquanto viver. Não que ele pensasse que o lugar em si se aproximava mais das visões divinas do que em qualquer outro lugar; mas o que ele viu naquele momento foi, por assim dizer, “a casa de Deus”, a residência da Divina Majestade e “a porta do céu”, isto é, o encontro geral dos habitantes do mundo superior, como as reuniões de uma cidade estavam em seus portões; ou, os anjos subindo e descendo , eram como viajantes passando e repassando os portões de uma cidade.

Comentário de John Wesley

E ele ficou com medo e disse: Quão terrível é este lugar! isto não é outro senão a casa de Deus, e esta é a porta do céu.

Ele estava com medo – Até agora ele estava sendo inchado. Quanto mais vemos de Deus, mais motivos vemos para o santo tremer e corar diante dele. Aqueles a quem Deus tem prazer em se manifestar são colocados e mantidos muito baixos aos seus próprios olhos, e veem motivos para temer até o Senhor e sua bondade, Oséias 3: 5 .

E disse: Quão terrível é este lugar! – Ou seja, a aparência de Deus neste lugar deve ser pensada, mas com reverência e reverência sagradas; Eu respeitarei esse lugar e lembrarei disso por esse sinal enquanto viver. Não que ele pensasse que o lugar em si se aproximava mais das visões divinas do que em qualquer outro lugar; mas o que ele viu naquele momento era, por assim dizer, a casa de Deus, a residência da Divina Majestade e a porta do céu, isto é, o encontro geral dos habitantes do mundo superior; como as reuniões de uma cidade estavam em seus portões; ou, os anjos subindo e descendo eram como viajantes passando e repassando pelos portões de uma cidade.

Referências Cruzadas

Gênesis 28:22 – E esta pedra que hoje coloquei como coluna servirá de santuário de Deus; e de tudo o que me deres certamente te darei o dízimo”.

Gênesis 35:1 – Deus disse a Jacó: “Suba a Betel e se estabeleça lá, e faça um altar ao Deus que lhe apareceu quando você fugia do seu irmão Esaú”.

Exodo 3:6 – Disse ainda: “Eu sou o Deus de seu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó”. Então Moisés cobriu o rosto, pois teve medo de olhar para Deus.

Juízes 13:22 – “Sem dúvida vamos morrer! ” disse ele à mulher, “pois vimos a Deus! “

2 Crônicas 5:14 – de forma que os sacerdotes não podiam desempenhar o seu serviço, pois a glória do Senhor encheu o templo de Deus.

Eclesiastes 5:1 – Quando você for ao santuário de Deus, seja reverente. Quem se aproxima para ouvir é melhor do que os tolos que oferecem sacrifício sem saber que estão agindo mal.

Mateus 17:6 – Ouvindo isso, os discípulos prostraram-se com o rosto em terra e ficaram aterrorizados.

Lucas 2:9 – E aconteceu que um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor resplandeceu ao redor deles; e ficaram aterrorizados.

Lucas 8:35 – e o povo foi ver o que havia acontecido. Quando se aproximaram de Jesus, viram que o homem de quem haviam saído os demônios estava assentado aos pés de Jesus, vestido e em perfeito juízo, e ficaram com medo.

1 Timóteo 3:15 – mas, se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade.

Hebreus 10:21 – Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus.

1 Pedro 4:17 – Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus; e, se começa primeiro conosco, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?

Apocalipse 1:17 – Quando o vi, caí aos seus pés como morto. Então ele colocou sua mão direita sobre mim e disse: “Não tenha medo. Eu sou o primeiro e o último.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *