Estudo de Gênesis 32:24 – Comentado e Explicado

Jacó ficou só; e alguém lutava com ele até o romper da aurora.
Gênesis 32:24

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 32:24 . Lá lutou um homem com ele, etc. – Do profeta Oséias, cap. Gênesis 12: 5 . parece inegável que esse homem ou pessoa que lutou com Jacó era o mesmo com quem lhe apareceu em Betel; isto é, a segunda Pessoa Divina, que provavelmente assumiu uma forma humana, e a quem o profeta Oséias chama de Senhor Deus dos Exércitos, o Senhor é seu memorial. Isso é igualmente evidente no nome que Jacó dá ao lugar onde essa transação aconteceu: Peni-el, o rosto de Deus; da razão do nome, pois eu vi Deus pessoalmente, Gênesis 32:30 e do nome que a Pessoa Divina deu a Jacó, Israel, Gênesis 32:28, dos quais falaremos mais adiante. . Sendo essa pessoa, podemos razoavelmente investigar o significado da transação. O Bispo Warburton (Divina Legação) observa que as informações por ação eram, naquele momento, um modo muito familiar de instrução, e as deficiências das línguas eram supridas por sinais significativos. Se voltarmos à oração de Jacó e considerarmos as circunstâncias em que ele estava quando agradou a Deus lutar com ele, podemos perceber que a intenção de Deus era informá-lo da feliz questão de sua aventura e que sua petição foi concedida, por uma ação significativa. Mas, como isso não é seguido por uma explicação expressa, essa circunstância na história de Jacó proporcionou alegria abundante aos analfabetos libertinos e manifestou sua ignorância da mesma forma. Pois essas informações, por ação, concernem apenas ao ator, que pouco precisava saber o significado de um modo de instrução naquele momento em uso vulgar, tem agora uma obscuridade, de que as Escrituras relacionam o mesmo modo de informação com os profetas. a partir de, por terem sido dados para o uso das pessoas a quem eles deveriam ser explicados.

Comentário de Scofield

e lá lutou

Crise de Jacob. Cf. Josué 5: 13-15 ; Jó 42: 5 ; Jó 42: 6 ; Isaías 6: 1-8 ; Jeremias 1: 4-9 ; Ezequiel 1:28 ; Ezequiel 2: 1-7 ; Daniel 10: 1-12 ; Atos 9: 1-6 ; Apocalipse 1: 13-18 .

Comentário de Adam Clarke

E ali lutou um homem com ele – este foi sem dúvida o Senhor Jesus Cristo, que, entre os patriarcas, assumiu aquela forma humana, que na totalidade do tempo ele realmente levou de uma mulher, e na qual ele morou trinta e três anos entre homens. Ele é aqui chamado de anjo, porque ele era µe?a??? ß????? ???e??? (veja a Septuaginta, Isaías 9: 7 ;), o Mensageiro do grande conselho ou desígnio para resgatar o homem caído da morte e levá-lo à glória eterna; ver Gênesis 16: 7 .

Mas pode-se perguntar: ele tinha aqui um corpo humano real, ou apenas sua forma? O último, sem dúvida. Como então ele poderia lutar com Jacob? Não é necessário supor que esse anjo deva ter assumido um corpo humano, ou algo análogo a ele, para tornar-se tangível por Jacó; pois, como a alma opera no corpo pela ordem de Deus, um anjo poderia operar no corpo de Jacó durante uma noite inteira e produzir em sua imaginação, pelo efeito de seu poder, toda idéia necessária de corporeidade e seus nervos toda sensação de substância, e ainda assim não há substancialidade no caso.

Se os anjos, ao aparecerem para os homens, emprestam corpos humanos, como se pensa, como se pode supor que com tais substâncias grosseiras eles possam desaparecer em um momento? Certamente eles não levam esses corpos para o mundo invisível, e as leis estabelecidas da matéria e do movimento exigem um desaparecimento gradual, por mais rápido que seja. Mas isso não pode ser o caso e, no entanto, eles desaparecem instantaneamente. Então eles devem se tornar invisíveis por uma nuvem, e isso deve ser de uma natureza muito densa para esconder um corpo humano. Mas esse expediente tornaria a partida ainda mais evidente, pois a nuvem deve ser mais densa e aparente que o corpo para ocultá-la. Isso não remove a dificuldade. Mas se eles pressupõem uma quantidade de ar ou vapor tão condensado que se torna visível e modificado na aparência de um corpo humano, eles podem em um momento dilatá-lo e rarefeitá-lo, desaparecendo; pois quando o veículo é rarefeito além do poder da visão natural, como sua própria substância é invisível, eles podem desaparecer instantaneamente.

De Oséias 12: 4 , podemos aprender que a luta de Jacó, mencionada neste lugar, não era meramente um exercício corporal, mas também espiritual. Ele chorou e suplicou a ele. Veja Clarke em Oséias 12: 4 ; (Nota).

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 32:24 . Lá lutou um homem com ele, etc. – Do profeta Oséias, cap. Gênesis 12: 5 . parece inegável que esse homem ou pessoa que lutou com Jacó era o mesmo com quem lhe apareceu em Betel; isto é, a segunda Pessoa Divina, que provavelmente assumiu uma forma humana, e a quem o profeta Oséias chama de Senhor Deus dos Exércitos, o Senhor é seu memorial. Isso é igualmente evidente no nome que Jacó dá ao lugar onde essa transação aconteceu: Peni-el, o rosto de Deus; da razão do nome, pois eu vi Deus pessoalmente, Gênesis 32:30 e do nome que a Pessoa Divina deu a Jacó, Israel, Gênesis 32:28, dos quais falaremos mais adiante. . Sendo essa pessoa, podemos razoavelmente investigar o significado da transação. O Bispo Warburton (Divina Legação) observa que as informações por ação eram, naquele momento, um modo muito familiar de instrução, e as deficiências das línguas eram supridas por sinais significativos. Se voltarmos à oração de Jacó e considerarmos as circunstâncias em que ele estava quando agradou a Deus lutar com ele, podemos perceber que a intenção de Deus era informá-lo da feliz questão de sua aventura e que sua petição foi concedida, por uma ação significativa. Mas, como isso não é seguido por uma explicação expressa, essa circunstância na história de Jacó proporcionou alegria abundante aos analfabetos libertinos e manifestou sua ignorância da mesma forma. Pois essas informações, por ação, concernem apenas ao ator, que pouco precisava saber o significado de um modo de instrução naquele momento em uso vulgar, tem agora uma obscuridade, de que as Escrituras relacionam o mesmo modo de informação com os profetas. a partir de, por terem sido dados para o uso das pessoas a quem eles deveriam ser explicados.

Comentário de John Calvin

24. Lutou com um homem com ele (107) Embora essa visão tenha sido particularmente útil para o próprio Jacó, ensiná-lo de antemão que muitos conflitos o aguardavam e que ele certamente poderia concluir que deveria ser o conquistador em todos eles; ainda não há a menor dúvida de que o Senhor exibiu, em sua pessoa, uma amostra das tentações – comuns a todo o seu povo – que os aguardam e devem ser constantemente submetidas a essa vida transitória. Portanto, é correto manter em vista esses desígnios da visão, que é representar todos os servos de Deus neste mundo como lutadores; porque o Senhor os exercita com vários tipos de conflitos. Além disso, não se diz que Satanás, ou qualquer homem mortal, lutou com Jacó, mas com o próprio Deus: para nos ensinar que nossa fé é provada por ele; e sempre que somos tentados, nosso negócio é verdadeiramente com ele, não apenas porque lutamos sob seus auspícios, mas porque ele, como antagonista, desce à arena para tentar a nossa força. Isso, embora à primeira vista pareça absurdo, experiência e razão nos ensinam a ser verdade. Pois, como toda prosperidade flui de sua bondade, a adversidade é a vara com a qual ele corrige nossos pecados, ou a prova de nossa fé e paciência. E como não há tentações pelas quais Deus não tenta seu povo fiel, a similitude é muito adequada, o que o representa como vindo, corpo a corpo, para combater com eles. Portanto, o que antes era exibido sob uma forma visível a nosso pai Jacó, é realizado diariamente nos membros individuais da Igreja; ou seja, que, em suas tentações, é necessário que eles lutem com Deus. Dizem que ele nos tenta de uma maneira diferente de Satanás; mas porque somente ele é o autor de nossas cruzes e aflições, e somente ele cria luz e trevas (como é declarado em Isaías), diz-se que ele nos tenta quando experimenta nossa fé. Mas agora surge a pergunta: quem é capaz de resistir a um antagonista, a cuja respiração apenas toda a carne perece e desaparece, a cujo olhar as montanhas derreteram, a cuja palavra ou beck o mundo inteiro é despedaçado e, portanto, tenta a menor disputa com ele seria temeridade insana? Mas é fácil desatar o nó. Pois não lutamos contra ele, exceto por seu próprio poder e com suas próprias armas; pois ele, tendo nos desafiado a esta disputa, ao mesmo tempo nos fornece meios de resistência, de modo que ele luta contra nós e por nós. Em resumo, tal é a sua distribuição de conflito, que, enquanto ele nos assalta com uma mão, ele nos defende com a outra; sim, na medida em que ele nos fornece mais força para resistir do que emprega para nos opor, podemos dizer verdadeira e corretamente que ele luta contra nós com a mão esquerda e por nós com a mão direita . Pois enquanto ele se opõe levemente a nós, ele fornece uma força invencível pela qual vencemos. É verdade que ele permanece em perfeita união consigo mesmo: mas o método duplo em que ele lida conosco não pode ser expresso de outra maneira, a não ser que, ao nos atingir com uma vara humana, ele não exerce toda a sua força na tentação; mas que, ao conceder a vitória à nossa fé, ele se torna em nós mais forte do que o poder pelo qual nos opõe. E embora essas formas de expressão sejam severas, sua dureza será facilmente mitigada na prática. Pois, se as tentações são disputas (e sabemos que elas não são acidentais, mas são divinamente designadas para nós), segue-se, portanto, que Deus age no caráter de um antagonista, e disso depende o resto; a saber, que na própria tentação ele parece ser fraco contra nós, para que ele possa vencer em nós. Alguns restringem isso a apenas um tipo de tentação, onde Deus se manifesta aberta e declaradamente como nosso adversário, como se estivesse armado para nossa destruição. E realmente, confesso, que isso difere de conflitos comuns e requer, além de todos os outros, uma força rara e até heróica. No entanto, incluo de bom grado todo tipo de conflito em que Deus exercita os fiéis: visto que em todos eles têm Deus como antagonista, embora ele não possa se declarar abertamente hostil a eles. O fato de Moisés aqui o chamar de homem que, pouco depois de declarar ter sido Deus, é uma forma de falar suficientemente usual. Pois desde que Deus apareceu sob a forma de homem, daí o nome é assumido; assim como, por causa do símbolo visível, o Espírito é chamado de pomba; e, por sua vez, o nome do Espírito é transferido para a pomba. Que essa revelação não foi feita antes ao homem santo, eu entendo que seja por esse motivo, porque Deus havia decidido chamá-lo, como soldado, robusto e hábil em guerra, para concursos mais severos. Pois, como os recrutas em bruto são poupados, e os bois jovens não são imediatamente levados ao arado; então o Senhor exercita mais gentilmente seu próprio povo, até que, reunindo forças, eles se tornam mais atraídos para o trabalho. Jacó, portanto, acostumado a suportar sofrimentos, agora é levado a uma verdadeira guerra. Talvez também o Senhor tenha feito referência ao conflito que se aproximava. Mas acho que Jacó foi advertido, em sua entrada na terra prometida, por não estar ali para esperar uma vida tranquila para si mesmo. Para o seu retorno ao seu país, pode parecer uma espécie de libertação; e assim Jacó, como um soldado que mantinha seu mandato, teria se entregado ao repouso. Portanto, era altamente necessário que ele aprendesse quais deveriam ser suas condições futuras. Nós também devemos aprender com ele que devemos lutar durante todo o curso de nossa vida; para que ninguém, prometendo descanso, se engane voluntariamente. E essa advertência é muito necessária para nós; pois vemos como somos propensos a preguiça. De onde surge, que não pensaremos apenas em uma trégua na guerra perpétua; mas também de paz no calor do conflito, a menos que o Senhor nos desperte.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 32:24 . Jacó foi deixado sozinho – Em algum lugar privado, para que ele pudesse mais livremente e ardentemente derramar sua alma em oração, e novamente espalhar seus cuidados e medos diante de Deus. Lá lutou com um homem com ele – a Palavra eterna, ou Filho de Deus, que muitas vezes aparecia em forma humana, antes de assumir a natureza humana. Oséias 12: 4 nos diz como Jacó lutou com ele; Ele chorou e suplicou: orações e lágrimas eram suas armas. Não era apenas uma luta corporal, mas uma luta espiritual , pela fé vigorosa e pelo santo desejo; e essa circunstância mostra que a pessoa com quem ele lutou não era um anjo criado, mas o anjo da aliança; pois certamente ele não oraria e suplicaria a uma criatura. De fato, na passagem mencionada, Oséias o chama de Jeová, Deus dos Exércitos, e diz: Jeová é seu memorial.

Comentário de John Wesley

E Jacó foi deixado sozinho; e ali lutou com um homem até o romper do dia.

Muito cedo pela manhã, um bom tempo antes do dia. Jacó havia ajudado suas esposas e filhos a atravessar o rio, e ele queria ser privado, e foi deixado sozinho, para que ele pudesse espalhar novamente seus cuidados e medos diante de Deus em oração. Enquanto Jacó era fervoroso em oração, agitando-se para se apoderar de Deus, um anjo se apossava dele. Alguns pensam que este foi um anjo criado, um daqueles que sempre contemplam o rosto de nosso Pai. Antes, era o anjo da aliança, que muitas vezes aparecia em forma humana, antes de assumir a natureza humana. O profeta, Oséias 12: 4 nos diz como Jacó lutou, chorou e suplicou; orações e lágrimas eram suas armas. Não era apenas um corporal, mas uma luta espiritual pela fé vigorosa e pelo desejo santo.

Referências Cruzadas

Gênesis 30:8 – Então disse Raquel: “Tive grande luta com minha irmã e venci”. Pelo que o chamou Naftali.

Gênesis 32:28 – Então disse o homem: “Seu nome não será mais Jacó, mas sim Israel, porque você lutou com Deus e com homens e venceu”.

Gênesis 32:30 – Jacó chamou àquele lugar Peniel, pois disse: “Vi a Deus face a face e, todavia, minha vida foi poupada”.

Gênesis 48:16 – o Anjo que me redimiu de todo o mal, abençoe estes meninos. Sejam eles chamados pelo meu nome e pelos nomes de meus pais Abraão e Isaque, e cresçam muito na terra”.

Exodo 14:27 – Moisés estendeu a mão sobre o mar, e ao raiar do dia o mar voltou ao seu lugar. Quando os egípcios estavam fugindo, foram de encontro às águas, e o Senhor os lançou ao mar.

Cânticos 2:17 – Volte, amado meu, antes que rompa o dia e fujam as sombras, e seja como a gazela ou como o cervo novo nas colinas escarpadas.

Isaías 32:2 – Cada homem será como um esconderijo contra o vento e um abrigo contra a tempestade, como correntes de água numa terra seca e como a sombra de uma grande rocha no deserto.

Oséias 12:3 – No ventre da mãe segurou o calcanhar de seu irmão; como homem lutou com Deus.

Lucas 13:24 – “Esforcem-se para entrar pela porta estreita, porque eu lhes digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão.

Lucas 22:44 – Estando angustiado, ele orou ainda mais intensamente; e o seu suor era como gotas de sangue que caíam no chão.

Romanos 8:26 – Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

Romanos 15:30 – Recomendo-lhes, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que se unam a mim em minha luta, orando a Deus em meu favor.

1 Coríntios 15:47 – O primeiro homem era do pó da terra; o segundo homem, do céu.

Efésios 6:12 – pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.

Efésios 6:18 – Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.

Colossenses 2:1 – Quero que vocês saibam quanto estou lutando por vocês, pelos que estão em Laodicéia e por todos os que ainda não me conhecem pessoalmente.

Colossenses 4:12 – Epafras, que é um de vocês e servo de Cristo Jesus, envia saudações. Ele está sempre batalhando por vocês em oração, para que, como pessoas maduras e plenamente convictas, continuem firmes em toda a vontade de Deus.

Hebreus 5:7 – Durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente submissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *