Estudo de Gênesis 6:11 – Comentado e Explicado

A terra corrompia-se diante de Deus e enchia-se de violência.
Gênesis 6:11

Comentário de Albert Barnes

E a terra estava corrompida. Ao contrário de Noé, o resto da raça era corrupto – totalmente depravado pelo pecado. “Estava cheio de violência” – com a exibição externa da carnalidade interior. “E Deus viu isso.” Era patente aos olhos do céu. Este é o fundamento da seguinte comissão.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 6:11 . A terra também estava corrompida – cheia de violência Em vez de também o hebraico pode ser traduzido, com um pouco mais de propriedade e a terra; isto é, todos os homens na terra (exceto Noé, etc.) eram corruptos diante de Deus; ie tornaram-se totalmente ímpios e irreligiosos, lançando toda a reverência ao Deus verdadeiro, e tornaram-se inteiramente profanos e ateístas, ou então idólatras grosseiras: a palavra aqui usada é geralmente aplicada à corrupção da idolatria. E a violência com a qual a Terra foi preenchida significa claramente aqueles atos notórios de estupro, injustiça e opressão que foram cometidos por essa raça irreligiosa. Essa descrição da corrupção original é bem explicada pelo relato que São Paulo nos dá da idolatria pagã e suas conseqüências flagrantes, Romanos 1:21 ; Romanos 1:32 . E a comparação que São Pedro e São Judas fazem dos hereges e apóstatas de seus tempos, com os pecadores antes do dilúvio, confirma que os últimos haviam abandonado a verdadeira adoração a Deus.

Comentário de Adam Clarke

A terra também estava corrompida – Veja a nota em Gênesis 6: 5 .

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 6:11 . A terra também estava corrompida – cheia de violência Em vez de também o hebraico pode ser traduzido, com um pouco mais de propriedade e a terra; isto é, todos os homens na terra (exceto Noé, etc.) eram corruptos diante de Deus; ie tornaram-se totalmente ímpios e irreligiosos, lançando toda a reverência ao Deus verdadeiro, e tornaram-se inteiramente profanos e ateístas, ou então idólatras grosseiras: a palavra aqui usada é geralmente aplicada à corrupção da idolatria. E a violência com a qual a Terra foi preenchida significa claramente aqueles atos notórios de estupro, injustiça e opressão que foram cometidos por essa raça irreligiosa. Essa descrição da corrupção original é bem explicada pelo relato que São Paulo nos dá da idolatria pagã e suas conseqüências flagrantes, Romanos 1:21 ; Romanos 1:32 . E a comparação que São Pedro e São Judas fazem dos hereges e apóstatas de seus tempos, com os pecadores antes do dilúvio, confirma que os últimos haviam abandonado a verdadeira adoração a Deus.

Comentário de John Calvin

11. A terra também estava corrompida diante de Deus . Na cláusula anterior deste versículo, Moisés descreve aquele desprezo ímpio de Deus, que não deixara mais nenhuma religião no mundo; mas, extinta a luz da eqüidade, todos os homens haviam mergulhado no pecado. Na segunda cláusula, ele declara que o amor à opressão, que fraudes, ferimentos, estupros e todo tipo de injustiça prevaleceram. E estes são os frutos da impiedade, que os homens, quando se revoltam de Deus – esquecidos da eqüidade mútua entre si – são levados adiante à ferocidade insana, às rapinas e às opressões de todos os tipos. Deus novamente declara que ele viu isso; para que ele possa nos recomendar sua longanimidade. A terra é aqui colocada para seus habitantes; e a explicação segue imediatamente: ‘que toda a carne havia corrompido seu caminho’. No entanto, a palavra carne não é aqui entendida como antes, em um sentido ruim; mas é destinado a homens , sem nenhum sinal de censura: como em outros lugares das Escrituras,

‘Toda carne verá a glória do Senhor’ ( Isaías 40: 5. )

‘Toda a carne fique calada diante do Senhor’ ( Zacarias 2:13 .)

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 6:11 . A terra – Coloque para seus habitantes; era corrupto diante de Deus – em questões de adoração a Deus; tendo outros deuses diante dele ou adorando-o por imagens; ou diante do rosto de Deus, cujo olho estava sobre ele, e apesar e desprezo de sua presença e justiça. Eles pecaram aberta e descaradamente , sem vergonha, com ousadia e resolução, sem nenhum temor de Deus. A terra também estava cheia de violência e injustiça em relação aos homens; não havia ordem nem governo regular; ninguém estava seguro na posse daquilo que ele tinha o direito mais claro; não havia nada além de assassinatos, estupros e estupros.

Comentário de John Wesley

A terra também estava corrompida diante de Deus, e a terra estava cheia de violência.

A terra também estava corrompida diante de Deus – isto é, nos assuntos da adoração a Deus; ou eles tinham outros deuses diante dele, ou o adoravam através de imagens; ou eles eram corruptos e maus, apesar de Deus. A terra também estava cheia de violência e injustiça para com os homens; não havia ordem nem governo regular, nenhum homem estava seguro na posse daquilo que ele tinha o direito mais claro; não havia nada além de assassinatos, estupros e estupros.

Referências Cruzadas

Gênesis 7:1 – Então o Senhor disse a Noé: “Entre na arca, você e toda a sua família, porque você é o único justo que encontrei nesta geração.

Gênesis 10:9 – Ele foi o mais valente dos caçadores, e por isso se diz: “Valente como Ninrode”.

Gênesis 13:13 – Ora, os homens de Sodoma eram extremamente perversos e pecadores contra o Senhor.

2 Crônicas 34:27 – Já que o seu coração se abriu e você se humilhou diante de Deus quando ouviu o que ele falou contra este lugar e contra os seus habitantes, e você se humilhou diante de mim, rasgou as suas vestes e chorou na minha presença, eu o ouvi, declara o Senhor.

Salmos 11:5 – O Senhor prova o justo, mas o ímpio e a quem ama a injustiça, a sua alma odeia.

Salmos 55:9 – Destrói os ímpios, Senhor, confunde a língua deles, pois vejo violência e brigas na cidade.

Salmos 140:11 – Que os difamadores não se estabeleçam na terra, e a desgraça persiga os violentos até à morte.

Isaías 60:18 – Não se ouvirá mais falar de violência em sua terra, nem de ruína e destruição dentro de suas fronteiras. Os seus muros você chamará salvação, e as suas portas, louvor.

Jeremias 6:7 – Assim como um poço produz água, também ela produz sua maldade. Violência! Destruição! É o que se ouve dentro dela; doenças e feridas estão sempre diante de mim.

Ezequiel 8:17 – Ele me disse: “Você viu isso, filho do homem? Será algo corriqueiro para a nação de Judá essas práticas repugnantes? Deverão também encher a terra de violência e continuamente me provocar a ira? E veja! Eles estão pondo o ramo perto do nariz!

Ezequiel 28:16 – Por meio do seu amplo comércio, você encheu-se de violência e pecou. Por isso eu o lancei em desgraça para longe do monte de Deus, e eu o expulsei, ó querubim guardião, do meio das pedras fulgurantes.

Oséias 4:1 – Israelitas, ouçam a palavra do Senhor, porque o Senhor tem uma acusação contra vocês que vivem nesta terra: “A fidelidade e o amor desapareceram desta terra, como também o conhecimento de Deus.

Habacuque 1:2 – Até quando, Senhor, clamarei por socorro, sem que tu ouças? Até quando gritarei a ti: “Violência! ” sem que tragas salvação?

Habacuque 2:8 – Porque você saqueou muitas nações, todos os povos que restaram o saquearão. Pois você derramou muito sangue, e cometeu violência contra terras, cidades e seus habitantes.

Habacuque 2:17 – A violência que você cometeu contra o Líbano o alcançará, e você ficará apavorado com a destruição de animais, que você fez. Pois você derramou muito sangue, e cometeu violência contra terras, cidades e seus habitantes.

Lucas 1:6 – Ambos eram justos aos olhos de Deus, obedecendo de modo irrepreensível a todos os mandamentos e preceitos do Senhor.

Romanos 2:13 – Porque não são os que ouvem a Lei que são justos aos olhos de Deus; mas os que obedecem à lei, estes serão declarados justos.

Romanos 3:19 – Sabemos que tudo o que a lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *