Estudo de Gênesis 6:12 – Comentado e Explicado

Deus olhou para a terra e viu que ela estava corrompida: toda a criatura seguia na terra o caminho da corrupção.
Gênesis 6:12

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 6:12 . Deus olhou para a terra, etc. – Deus observando que sua paciência não teve efeito e que os cento e vinte anos, que agora podemos supor que estão prestes a expirar, não produziram frutos de arrependimento, resolvidos a destruir a raça incorrigível. “A paciência de Deus”, diz o arcebispo Tillotson, “não expirou até que ele viu que a maldade do homem se tornou grande e que toda a carne havia corrompido seu caminho; nem que era necessário afogar o mundo para purificá-lo, e destruir a humanidade para reformar, iniciando um novo mundo sobre a única família justa que restou de todas as últimas gerações da antiguidade “. Toda carne significa “toda a raça humana”, quem tinha, e quem só podia, corromper seu caminho. Seu caminho significa seus princípios e conduta, sua fé e maneiras. Com a terra, no final do próximo versículo, pode ser lida, como na margem de nossas Bíblias, da terra; embora se possa entender que o primeiro se refere a todos os produtos naturais e artificiais da terra, bem como aos animais; tudo o que serve, na terra, para o uso e conveniência dos homens.

Deus observa repetidamente a iniquidade dos homens. Ele não será apenas, mas será visto, apenas em seus julgamentos. Violência e despojo desfiguraram a terra e, como animais devoradores soltos, os filhos dos homens caídos atacaram um ao outro. Certamente estava na hora de interpor-se. O pecado é a causa de todas as travessuras: se reinos caem, ou casas são divididas, a isso deve ser atribuído. Podemos observar aqui que o povo de Deus geralmente é encarado como o fardo e os perturbadores da terra. Quão pouco sabem os homens que, apenas por causa deles, o julgamento nesta hora permanece!

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 6:12 . Deus olhou para a terra, etc. – Deus observando que sua paciência não teve efeito e que os cento e vinte anos, que agora podemos supor que estão prestes a expirar, não produziram frutos de arrependimento, resolvidos a destruir a raça incorrigível. “A paciência de Deus”, diz o arcebispo Tillotson, “não expirou até que ele viu que a maldade do homem se tornou grande e que toda a carne havia corrompido seu caminho; nem que era necessário afogar o mundo para purificá-lo, e destruir a humanidade para reformar, iniciando um novo mundo sobre a única família justa que restou de todas as últimas gerações da antiguidade “. Toda carne significa “toda a raça humana”, quem tinha, e quem só podia, corromper seu caminho. Seu caminho significa seus princípios e conduta, sua fé e maneiras. Com a terra, no final do próximo versículo, pode ser lida, como na margem de nossas Bíblias, da terra; embora se possa entender que o primeiro se refere a todos os produtos naturais e artificiais da terra, bem como aos animais; tudo o que serve, na terra, para o uso e conveniência dos homens.

Deus observa repetidamente a iniquidade dos homens. Ele não será apenas, mas será visto, apenas em seus julgamentos. Violência e despojo desfiguraram a terra e, como animais devoradores soltos, os filhos dos homens caídos atacaram um ao outro. Certamente estava na hora de interpor-se. O pecado é a causa de todas as travessuras: se reinos caem, ou casas são divididas, a isso deve ser atribuído. Podemos observar aqui que o povo de Deus geralmente é encarado como o fardo e os perturbadores da terra. Quão pouco sabem os homens que, apenas por causa deles, o julgamento nesta hora permanece!

Comentário de John Wesley

E Deus olhou para a terra e eis que estava corrompida; pois toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.

Deus olhou para a terra – e ele próprio era uma testemunha ocular da corrupção que havia nela, pois toda a carne havia corrompido seu caminho – não eram algumas nações em particular que eram assim más, mas o mundo inteiro assim; não havia nada de bom ao lado de Noé.

Referências Cruzadas

Gênesis 6:4 – Naqueles dias havia nefilins na terra, e também posteriormente, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens e elas lhes deram filhos. Eles foram os heróis do passado, homens famosos.

Gênesis 6:8 – A Noé, porém, o Senhor mostrou benevolência.

Gênesis 7:1 – Então o Senhor disse a Noé: “Entre na arca, você e toda a sua família, porque você é o único justo que encontrei nesta geração.

Gênesis 7:21 – Todos os seres vivos que se movem sobre a terra pereceram: aves, rebanhos domésticos, animais selvagens, todas as pequenas criaturas que povoam a terra e toda a humanidade.

Gênesis 9:12 – E Deus prosseguiu: “Este é o sinal da aliança que estou fazendo entre mim e vocês e com todos os seres vivos que estão com vocês, para todas as gerações futuras:

Gênesis 9:16 – Toda vez que o arco-íris estiver nas nuvens, olharei para ele e me lembrarei da aliança eterna entre Deus e todos os seres vivos de todas as espécies que vivem na terra”.

Gênesis 18:21 – que descerei para ver se o que eles têm feito corresponde ao que tenho ouvido. Se não, eu saberei”.

Jó 22:15 – Você vai continuar no velho caminho que os perversos palmilharam?

Jó 33:27 – Depois ele vem aos homens e diz: ‘Pequei e torci o que era certo, mas ele não me deu o que eu merecia.

Salmos 14:2 – O Senhor olha dos céus para os filhos dos homens, para ver se há alguém que tenha entendimento, alguém que busque a Deus.

Salmos 33:13 – Dos céus olha o Senhor e vê toda a humanidade;

Salmos 53:2 – Deus olha lá dos céus para os filhos dos homens, para ver se há alguém que tenha entendimento, alguém que busque a Deus.

Provérbios 15:3 – Os olhos do Senhor estão em toda parte, observando atentamente os maus e os bons.

Lucas 3:6 – E toda a humanidade verá a salvação de Deus’”.

1 Pedro 3:19 – no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão

2 Pedro 2:5 – Ele não poupou o mundo antigo quando trouxe o dilúvio sobre aquele povo ímpio, mas preservou Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *