Estudo de Isaías 33:2 – Comentado e Explicado

Senhor, tende piedade de nós, pois esperamos em vós. Sede nosso auxílio em cada manhã e nosso socorro no tempo da tribulação.
Isaías 33:2

Comentário de Albert Barnes

Ó Senhor – Esta é uma oração solene ao Senhor, feita pelos judeus na apreensão da invasão dos assírios. Não significa que essa oração tenha sido realmente oferecida, mas é uma representação profética indicando o alarme dos judeus quando ele se aproximava e a disposição deles de se lançarem sobre a misericórdia de Deus.

Esperamos por você – isto é, procuramos a libertação desta ameaça de invasão da sua mão (compare a nota em Isaías 26: 8 ).

Seja tu o braço deles – O braço é um símbolo de força. É usado nas Escrituras como emblemático da proteção divina ou da interposição de Deus em tempos de calamidade e dançarina Êxodo 15:16 ; Jó 40: 9 ; Salmo 44: 3 ; Salmo 77:15 ; Salmo 89:21 ; Salmo 98: 1 . Lowth propõe ler ‘nosso braço em vez de’ seu braço; ‘ e a conexão parece exigir tal leitura. O Vugate e o Chaldee lêem desta maneira, mas não há autoridade dos manuscritos para uma mudança no texto. A verdade parece que Isaías, impulsionado pela inspiração profética, aqui interpõe seus próprios sentimentos como judeu e oferece sua própria oração para que Deus seja a força da nação. A forma, no entanto, é imediatamente alterada e ele apresenta a oração do povo.

Todas as manhãs – constantemente; em todos os momentos.

Em tempos de angústia – Referindo se particularmente aos problemas resultantes da invasão dos assírios.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 33: 2-3 . Ó Senhor, seja misericordioso conosco Neste apóstrofo a Deus, a primeira parte contém a súplica; o outro, a salvação obtida em conseqüência disso. Na súplica, há a diferença de pessoas que mostram que oraram pelo presente e pelo ausente: pelo presente e por toda a comunidade nessas palavras: Seja gentil conosco; para os ausentes, sê o braço deles todas as manhãs. Os que derramam essa súplica supõem que parte de sua comunidade esteja ausente; isto é, de acordo com nossa hipótese, os zelosos, que sob o comando dos macabeus saíram para lutar em defesa de seu estado e religião, enquanto a parte mais fraca dos verdadeiros adoradores de Deus permaneceu em desardos e cavernas, e outros esconderijos. O significado do versículo seguinte é que, ao exibir o poder de interposição de Deus e o maravilhoso socorro concedido ao seu povo, o inimigo deles fugiu e eles obtiveram a vitória. Há uma passagem notável em Zacarias 9: 13-14 respeitando os Macabeus, o que bem explica isso; e muito agradáveis ??são as palavras de Judas: A vitória da batalha não permanece na multidão de um exército; mas a força vem do céu: ver 1 Macabeus 3:19 ; 1 Macabeus 4:32 . 1 Samuel 7:10 e Vitringa.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 33: 2 . Ó Senhor, seja misericordioso conosco – O profeta e os judeus piedosos, contemplando a calamidade que sobrevém ao seu país, dirigem aqui sua oração a Deus por si e pelo seu povo. Seja tu o braço deles – Ou seja, a força deles , a saber, a força de todos os que confiam em ti, e te esperam, Salmos 25: 3 ; toda manhã – hebraico, ?????? , pela manhã; isto é, todos os dias de forma oportuna e rápida; em todas as ocasiões que eles precisam. Ao mencionar as manhãs, pensa-se que o profeta se refere ao horário do sacrifício da manhã, que era a hora da manhã da oração com os judeus piedosos; mas ele inclui todos os outros momentos de oração, nos quais deseja que Deus ouça e responda ao seu povo, e seja a salvação deles o dia inteiro, e especialmente para apoiá-los no tempo de angústia.

Comentário de Adam Clarke

zerootheynu in the margin. Seja tu o braço deles todas as manhãs “Seja a nossa força todas as manhãs” – Para ????? zeroam , seu braço, o siríaco, caldeu e vulgata, leia ????? zeroenu , nosso braço, na primeira pessoa do pronome, não na terceira: a edição de Felix Pratensis tem zero ?????? zerootheynu na margem.

O profeta está aqui orando contra os inimigos do povo de Deus; e, no entanto, essa parte da oração parece estar em seu favor: mas pelas autoridades acima parece que Nosso braço é a leitura verdadeira, embora eu não a encontre confirmada por nenhum MSS de Kennicott, De Rossi ou meu próprio MSS. Meu antigo MS. A Bíblia tem: – Sê o braço firmemente.

Comentário de John Calvin

2. Ó Jeová, tenha piedade de nós. Esse sentimento foi acrescentado pelo Profeta, a fim de lembrar aos piedosos para onde deveriam ir em meio a tais angústias, mesmo quando parecerem estar privados de toda esperança de segurança; que eles deveriam se dirigir à oração, suplicar por Deus o cumprimento dessas promessas, mesmo quando elas forem mais miseráveis, e quando o poder do inimigo de oprimi-las cruelmente for muito formidável. E aqui devemos observar cuidadosamente a ordem que o Profeta seguiu, exibindo primeiro a promessa de Deus e exortando imediatamente à oração. Não apenas isso, mas ele interrompe o fluxo de seu discurso e de repente explode em oração; pois, embora o Senhor se apresse em cumprir o que prometeu, ainda se atrasa por um tempo, a fim de exercitar nossa paciência. Mas quando devemos esperar, não se encontra em nós firmeza ou perseverança; nossos corações imediatamente desmaiam e. definhar. Devemos, portanto, recorrer à oração, que por si só pode apoiar e alegrar nossos corações, enquanto olhamos sinceramente para Deus, por cuja orientação somente seremos libertados de nossas angústias. No entanto, pacientemente, com esperança e confiança inabaláveis, esperamos o que ele nos prometeu; por fim, ele mostrará que é fiel e não nos decepcionará.

Ao mesmo tempo, o Profeta nos ordena não apenas considerar em geral o julgamento de Deus contra os assírios, mas a bondade paterna de Deus para com o povo escolhido; como se ele dissesse que os assírios serão destruídos, não apenas para receber a justa recompensa de sua avareza e crueldade, mas porque dessa maneira Deus ficará satisfeito em prover a segurança de sua Igreja. Mas enquanto ele nos exorta a orar por misericórdia, ele também declara que seremos infelizes.

Em ti esperávamos. Para acalentar a esperança de obter favor, os crentes declaram a seguir que “esperavam em Deus”, a quem agora chamam; e, de fato, nossas orações devem ser ociosas e inúteis, se não forem fundamentadas nesse princípio.

“Seja a tua misericórdia sobre nós”, diz Davi,
“Conforme esperamos em ti”. ( Salmos 33:22 .)

Pois entrar na presença de Deus, se ele não abrisse o caminho por sua palavra, seria excessivamente precipitado; e, portanto, como ele nos convida gentilmente e gentilmente, devemos abraçar sua palavra sempre que nos aproximamos dele. Além disso, a paciência deve ser acrescentada à fé; e, portanto, quando a fé é tirada, não merecemos que o Senhor nos ouça, pois é pela fé que o invocamos. Agora, somente a fé é a mãe de invocar a Deus, como é frequentemente declarado em muitas passagens das Escrituras; e se a fé está em falta, não resta nada em nós senão hipocrisia, do que nada é mais detestado por Deus. ( Romanos 10:14 .)

E, portanto, é evidente que não há cristianismo em todo o papado; pois se a parte principal da adoração a Deus consiste em oração, e se eles não sabem o que é orar, (pois nos fazem duvidar continuamente, e até acusam de imprudência a fé dos piedosos), que tipo de adoradores de Deus são eles? Essa oração pode ser lícita, perplexa pela incerteza e que não se apóia com firme confiança nas promessas de Deus? Os rabinos, que desejam ser considerados teólogos, não mostram que são meros bebês? Certamente nossos filhos os superam em conhecimento e na verdadeira luz da piedade. (1)

Vamos também aprender com essas palavras que nossa fé é provada pela adversidade; pois a verdadeira prova de fé é quando, com paciência inabalável em oposição a todos os perigos e agressões, continuamos a confiar na palavra e nas promessas. Assim, daremos evidências práticas em que acreditamos sinceramente.

Seja o que você tem sido, o braço deles de manhã. Outros a interpretam como se fosse uma oração contínua: “Seja nosso braço de manhã e nossa salvação em tribulação”. Quanto aos crentes que falam na terceira pessoa, consideram que é uma mudança frequentemente empregada pelos hebreus. Mas acho que o significado do Profeta é diferente; pois ele pretendia expressar aquele desejo que é intensificado por benefícios anteriormente recebidos; e, portanto, em minha opinião, essa cláusula é inserida apropriadamente, “o braço deles de manhã”, no qual forneço as palavras “quem já esteve”, a fim de apresentar os benefícios antigos concedidos por Deus aos pais. “Tu, Senhor, ouviste as orações de nossos pais; quando eles fugiram para ti, tu lhes deste assistência, agora eu também sou nossa salvação e nos livra de nossas aflições. ”

“Braço” e “salvação” diferem quanto a isso: “braço” denota o poder que o Senhor exerceu em defesa de sua Igreja, e que antes de ser afligida; enquanto “salvação” denota a libertação pela qual o Senhor resgata a Igreja, mesmo quando ela parece estar arruinada. Ele, portanto, registra antigos benefícios que o Senhor anteriormente concedia aos pais, para que ele fosse movido a exercer a mesma compaixão pelos filhos. Como se ele tivesse dito: “Ó Senhor, anteriormente desviaste os perigos que ameaçavam tua Igreja; confiando no teu favor, ela floresceu e prosperou. Também a livraste quando oprimidos. Da mesma maneira, você agirá por nossa própria conta, especialmente porque pertence ao seu caráter prestar assistência quando as coisas estão desesperadas e na pior das hipóteses. ” 2)

A partícula ?? , (aph), é muito enfática por confirmar nossa fé, para não duvidarmos que Deus, que sempre continua a ser como ele, e nunca se degenera de sua natureza ou desvia de seu propósito, também será nosso. entregador; pois tais crentes acharam que ele era. Devemos, portanto, colocar continuamente diante de nossos olhos a maneira pela qual o Senhor anteriormente ajudou e libertou os pais, para que possamos estar plenamente convencidos de que também não deixaremos de obter dele assistência e libertação.

“Certamente nossos filhos são mais instruídos e religiosos do que são.”

Comentário de John Wesley

Ó SENHOR, seja misericordioso conosco; esperamos por ti; sê o braço deles todas as manhãs, a nossa salvação também em tempos de angústia.

Ó Senhor – O profeta que contempla o julgamento que agora estava chegando sobre o povo de Deus, dirige sua oração a Deus por eles.

O braço deles – nosso braço ou força. A mudança de pessoas é frequente nos escritos proféticos.

Todas as manhãs – Quando oferecemos o sacrifício matutino e clamamos por você: o que ainda não se destina exclusivamente, como se ele não desejasse a ajuda de Deus em outros momentos; mas de forma abrangente, a manhã está sendo posta para o dia inteiro. O sentido é: ajude-nos rápida e continuamente.

Referências Cruzadas

Exodo 14:27 – Moisés estendeu a mão sobre o mar, e ao raiar do dia o mar voltou ao seu lugar. Quando os egípcios estavam fugindo, foram de encontro às águas, e o Senhor os lançou ao mar.

Salmos 25:3 – Nenhum dos que esperam em ti ficará decepcionado; decepcionados ficarão aqueles que, sem motivo, agem traiçoeiramente.

Salmos 27:13 – Apesar disso, esta certeza eu tenho: viverei até ver a bondade do Senhor na terra.

Salmos 37:39 – Do Senhor vem a salvação dos justos; ele é a sua fortaleza na hora da adversidade.

Salmos 46:1 – Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade.

Salmos 46:5 – Deus nela está! Não será abalada! Deus vem em seu auxílio desde o romper da manhã.

Salmos 50:15 – e clame a mim no dia da angústia; eu o livrarei, e você me honrará. “

Salmos 60:11 – Dá-nos ajuda contra os adversários, pois inútil é o socorro do homem.

Salmos 62:1 – A minha alma descansa somente em Deus; dele vem a minha salvação.

Salmos 62:5 – Descanse somente em Deus, ó minha alma; dele vem a minha esperança.

Salmos 62:8 – Confiem nele em todos os momentos, ó povo; derramem diante dele o coração, pois ele é o nosso refúgio. Pausa

Salmos 90:15 – Dá-nos alegria pelo tempo que nos afligiste, pelos anos em que tanto sofremos.

Salmos 91:15 – Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra.

Salmos 123:2 – Assim como os olhos dos servos estão atentos à mão de seu senhor, e como os olhos das servas estão atentos à mão de sua senhora, também os nossos olhos estão atentos ao Senhor, ao nosso Deus, esperando que ele tenha misericórdia de nós.

Salmos 130:4 – Mas contigo está o perdão para que sejas temido.

Salmos 143:8 – Faze-me ouvir do teu amor leal pela manhã, pois em ti confio. Mostra-me o caminho que devo seguir, pois a ti elevo a minha alma.

Isaías 25:4 – Tens sido refúgio para os pobres, refúgio para o necessitado em sua aflição, abrigo contra a tempestade e sombra contra o calor quando o sopro dos cruéis é como tempestade contra um muro

Isaías 25:9 – Naquele dia dirão: “Esse é o nosso Deus; nós confiamos nele, e ele nos salvou. Esse é o Senhor, nós confiamos nele; exultemos e alegremo-nos, pois ele nos salvou”.

Isaías 26:8 – Também no caminho das tuas ordenanças esperamos em ti, Senhor. O teu nome e a tua lembrança são o desejo do nosso coração.

Isaías 26:16 – Senhor, no meio de aflição te buscaram; quando os disciplinaste sussurraram uma oração.

Isaías 30:18 – Contudo, o Senhor espera o momento de ser bondoso com vocês; ele ainda se levantará para mostrar-lhes compaixão. Pois o Senhor é Deus de justiça. Como são felizes todos os que nele esperam!

Jeremias 2:27 – Pois dizem à madeira: ‘Você é meu pai’ e à pedra: ‘Você me deu à luz’. Voltaram para mim as costas e não o rosto, mas na hora da adversidade dizem: ‘Vem salvar-nos! ’

Jeremias 14:8 – Ó Esperança de Israel, tu que o salvas na hora da adversidade, por que te comportas como um estrangeiro na terra, ou como um viajante que fica somente uma noite?

Lamentações 3:23 – Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade!

Lamentações 3:25 – O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam;

Oséias 14:2 – Preparem o que vão dizer e voltem para o Senhor. Peçam-lhe: “Perdoa todos os nossos pecados e, por misericórdia, recebe-nos, para que te ofereçamos o fruto dos nossos lábios.

2 Coríntios 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *