Estudo de Isaías 36:10 – Comentado e Explicado

Porventura foi sem o consentimento do Senhor que ataquei esta terra para destruí-la? O Senhor foi quem me disse: Vai contra aquela terra e a destrói.
Isaías 36:10

Comentário de Albert Barnes

E agora subi sem o Senhor – subi sem a permissão ou o comando dele? Rabshakeh aqui fala em nome de seu mestre; e ele quer dizer que ele tinha o comando expresso do Senhor para infligir punição aos judeus. É possível que tenha sido transmitido a Senaqueribe um boato sobre o que Isaías havia dito (ver Isaías 10: 5-6 ) de que Deus traria os assírios ao povo judeu para puni-los por seus pecados, e que Rabsaqué agora pede que, como sua autoridade, a fim de mostrar-lhes que a resistência seria inútil. Ou pode ser que ele use o nome Yahweh aqui como sinônimo do nome de Deus, e significa dizer que ele foi divinamente instruído a subir nessa expedição. Todos os guerreiros antigos geralmente consultavam os deuses e se esforçavam por augúrios para obter a aprovação divina de seus planos de conquista, e Rabshakeh pode querer dizer simplesmente dizer que seu mestre estava agora sob a sanção e direção divinas. Ou, o que é mais provável, ele fez uso disso como uma mera pretensão com o objetivo de influenciar as pessoas que o ouviram e para quem ele disse que foi enviado Isaías 36:12 , a fim de afastar suas mentes de Ezequias, e induzi-los a se render. Ele sabia que esse era um dos princípios dos judeus, por pouco que eles o considerassem na prática, ceder à sua autoridade. Os iníquos terão prazer em implorar autoridade divina para seus propósitos e planos quando puderem ter o menor pretexto para isso.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 36:10 . E agora eu subi sem o Senhor está claro no sétimo versículo que Rabsaqué, pelo Senhor, significava aquele deus que ele ou seu mestre, o rei da Assíria, adorava, e não o Jeová dos judeus; ele se vangloria, portanto, de que ele não veio sem a permissão deste deus: Seus profetas e adivinhos, provavelmente, o informaram que sua expedição deveria ser bem-sucedida; pois os pagãos, sabemos, foram usados ??para consultar seus sacerdotes e augúrios nessas ocasiões. Ele pede, portanto, que foi em vão para os judeus confiar no Senhor, quando o próprio Senhor o enviou contra eles. Há alguns, no entanto, que pensam que ele ouviu e soube das profecias de Isaías (ver cap. Isaías 8: 7 , Isaías 10: 5-6 .) E que ele faz alusão a elas nessas palavras.

Comentário de Adam Clarke

Agora estou sem o Senhor – Provavelmente algum sacerdote apóstata israelense poderia ter encorajado o rei da Assíria dizendo-lhe que Jeová lhe havia dado uma comissão contra Jerusalém.

Comentário de John Calvin

10. E agora subi sem Jeová? Ele agora ataca Ezequias de outra maneira, dizendo-lhe que não servirá para reunir suas forças e fazer outros preparativos bélicos. Pois ele alega que Ezequias não tem que fazer ou lutar com um homem mortal, mas com o próprio Deus, por cuja sugestão, e não por sua conta, ele camo aqui para destruir o país; e, portanto, que aqueles que se opõem a ele lutarão contra Deus e, conseqüentemente, todos os seus esforços serão infrutíferos.

Por isso, devemos aprender que, por mais fervorosos que possamos nos dedicar à piedade, e por mais que trabalhemos com fidelidade para promover o reino de Cristo, ainda assim não devemos esperar estar livres de todo aborrecimento, mas devemos estar preparados para suportar muito pesadamente. aflições. O Senhor nem sempre recompensa nossa piedade por recompensas terrenas; e, de fato, seria uma recompensa excessivamente inadequada que possuíssemos riqueza abundante e desfrutássemos de paz externa, e que tudo prosseguisse de acordo com nosso desejo; pois o mundo considera que até os homens maus são felizes por esse motivo, que não suportam más condições de saúde ou adversidades, estão livres da pressão da pobreza e não têm nada para perturbá-los. A esse respeito, nossa condição não seria totalmente diferente da dos réprobos.

Este exemplo de Ezequias, que trabalhou com todas as suas forças para restaurar a religião e a verdadeira adoração a Deus, e ainda suportou calamidades tão pesadas e violentas que ele não estava longe do desespero, deve ser constantemente colocado diante de nossos olhos, para que, quando pensarmos que cumprimos nosso dever, podemos, no entanto, estar preparados para suportar conflitos e problemas de todo tipo, e não ser perturbados se os inimigos obtiverem uma vantagem no primeiro início, como se de uma só vez nos engolissem. . Aquelas mentes orgulhosas e arrogantes cairão rapidamente, quando o primeiro ardor transbordar e gastar sua espuma, e sua ânsia e orgulho desaparecerem rapidamente Rabsaqué se gabava da grandeza e poder de seu rei, a fim de aterrorizar Ezequias. É assim que os homens maus agem em relação a nós. Por palavras ameaçadoras, eles nos atacam e, por vários terrores, tentam nossa paciência, ou melhor, por meio de sua ação Satanás trabalha, a quem vemos claramente falando pela boca de Rabsaqué. Não, Satanás assume o caráter do próprio Deus e “é transformado em anjo de luz”. ( 2 Coríntios 11:14 .) Assim também o próprio Espírito de Deus declara que a força do homem é frágil e desbotada, e que todo aquele que se apóia nela busca sua própria destruição. ( Jeremias 17: 5. ) Rabsaqué diz a mesma coisa e discursa como se estivesse cumprindo o ofício profético pelo mandamento de Deus.

Portanto, devemos distinguir sabiamente quando Deus fala e quando, por outro lado, seu nome é falsamente assumido pelos homens; pois Satanás recorre a vários artifícios para se parecer com Deus. Todas essas censuras foram injustamente, como dissemos, trazidas por Rabsaqué contra Ezequias, que não depositou sua esperança em sua própria força e não se vangloriou pela confiança nos egípcios; mas homens piedosos, mesmo quando se saem bem, devem ser expostos a maus relatos. Por esses estratagemas, Satanás ataca nossa fé e injuria-nos injustamente entre os homens. Essa tentação é altamente perigosa, pois desejamos que nossa integridade seja bem conhecida; e quando estamos bem dispostos, adoecemos se outros homens colocarem uma interpretação diferente em nossa conduta. Assim, Satanás adora, por calúnia, derrubar tudo o que foi feito com uma boa consciência, ou nos acusa de algo com o qual não somos de todo exigíveis, ou nos carrega com calúnias infundadas, ou inventa o que nunca veio à nossa mente; mas uma consciência correta deve ser como um muro de bronze para nós, que, imitando o exemplo de Ezequias, podemos permanecer inabaláveis ??contra tais acusações e calúnias.

No que diz respeito à última cláusula, na qual Rabsaqué o repreende por ter derrubado a adoração a Deus, (36) toda pessoa deve ver claramente quão difamatória é essa acusação; pois Ezequias havia retirado deuses falsos e adoração supersticiosa (37) , que Deus abomina. ( 2 Reis 18: 4. ) Mas não precisamos nos perguntar que os homens maus não conseguem distinguir entre o Deus verdadeiro e o falso, entre superstição e religião. E a mesma coisa é praticada entre nós todos os dias; para os papistas, que estão encantados com nada além de suas próprias superstições, nos acusam de ter retirado inúmeras invenções dos homens e reclamam que prejudicamos e quase abolimos a adoração a Deus. Eles nos provocam também da mesma maneira que Rabsaqué: “Deus ajudaria aqueles que retiraram sua adoração, profanaram os templos sagrados e tudo o que foi estabelecido nessa ordem bonita?” A razão é que, no papai, tudo tinha uma aparência deslumbrante e atraía a admiração dos homens; enquanto não retemos cerimônias, a não ser aquelas que são claras e simples, e livres de toda pompa, e, portanto, pensam que retiramos a adoração a Deus, que estimam por aparências externas. Se algum evento adverso nos acontecer, eles exclamam; é ricamente merecido, que toda a culpa atribui a nós, que o mundo inteiro é punido por nossa impiedade, e se nós próprios sofremos alguma calamidade, eles nos provocam ainda mais.

Contudo, com fé resoluta, devemos nos destacar contra discursos tão ímpios, demonstrando que o que eles chamam de adoração a Deus não é a adoração dele, mas que nós retiramos e justificamos, meros insignificantes, e que todos os artifícios de os homens não pertencem à adoração a Deus, mas. são ilusões de Satanás, e que nada é mais destrutivo. Portanto, devemos nos destacar com fé inabalável contra censuras de todo tipo, pelas quais Satanás se esforça para lançar uma sombra sobre a prática da piedade. À primeira vista, parece ser vergonhoso que ele tenha derrubado muitos altares e deixado apenas um, que ele profanou muitos templos para permanecer. ( 2 Reis 18: 4. ) Mas Ezequias foi totalmente absolvido por essa defesa única, de que ele não empreendeu nada senão pela palavra de Deus; e, portanto, que ele estava satisfeito com um único altar, porque Deus o proibira de erguer mais, e que ele havia derrubado todas as imagens, porque elas haviam sido ilegalmente criadas em oposição às instruções da Lei. ( Êxodo 20: 4. ) Temos a mesma disputa com os papistas nos dias de hoje, porque eles nos culpam por nenhum outro motivo que tenhamos deixado de lado uma enorme massa de cerimônias e retido apenas o que Deus ordenou. Em tais casos, no entanto, não devemos discutir sobre o que agrada aos homens, mas o que é aprovado por Deus.

Referências Cruzadas

1 Reis 13:18 – O profeta idoso respondeu: “Eu também sou profeta como você. E um anjo me disse por ordem do Senhor: ‘Faça-o voltar com você para a sua casa para que coma pão e beba água’ “. Mas ele estava mentindo.

2 Reis 18:25 – Além disso, será que vim atacar e destruir este local sem uma palavra da parte do Senhor? O próprio Senhor me disse que marchasse contra este país e o destruísse”.

2 Crônicas 35:21 – Neco, porém, enviou-lhe mensageiros, dizendo: “Não interfiras nisso, ó rei de Judá. Desta vez não estou atacando a ti, mas a outro reino com o qual estou em guerra. Deus me disse que me apressasse; por isso pára de opor-se a Deus, que está comigo; caso contrário ele o destruirá”.

Isaías 10:5 – “Ai dos assírios, a vara do meu furor, em cujas mãos está o bastão da minha ira!

Isaías 37:28 – ” ‘Eu, porém, sei onde você está quando sai e quando retorna, e como você se enfurece contra mim.

Amós 3:6 – Quando a trombeta toca na cidade, o povo não treme? Ocorre alguma desgraça na cidade, sem que o SENHOR a tenha mandado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *