Estudo de Isaías 37:1 – Comentado e Explicado

A este relato, o rei Ezequias rasgou suas vestes e, envolvendo-se num saco, dirigiu-se ao templo do Senhor.
Isaías 37:1

Comentário de Albert Barnes

Quando o rei Ezequias ouviu – Ouviu o relato das palavras de Rabsaqué Isaías 36:22 .

Que ele alugou suas roupas – (Veja a nota em Isaías 36:22 ).

Ele se cobriu de pano de saco – (Veja a nota em Isaías 3:24 ).

E entrou na casa do Senhor – Subiu ao templo para estender o caso diante do Senhor Isaías 37:14 . Isso estava de acordo com o hábito usual de Ezequias; e nos ensina que, quando estivermos cercados de dificuldades ou perigos e quando o nome de nosso Deus for blasfemado, devemos espalhar nossos sentimentos diante de Deus e buscar sua ajuda.

Comentário de John Calvin

1. E aconteceu. O Profeta declara que a única esperança de segurança que restava ao rei piedoso era apresentar suas queixas diante de Deus como juiz justo; como é dito no Salmo, que

“Da mesma maneira que os servos ou criadas, quando são feridos, olham para a proteção de seu senhor ou senhora, de modo que os olhos dos crentes estão fixos na ajuda de Deus.”
( Salmos 123: 2. )

Assim, quando Jerusalém parece estar completamente arruinada, Ezequias, desprovido de assistência terrena, se aposta na proteção de Deus e, portanto, reconhece que não há outro remédio para pesadas angústias. Daí também a graça de Deus brilhava mais intensamente, de modo que era evidentemente milagrosa quando o rei piedoso foi resgatado das mandíbulas daquele leão. Devemos, portanto, observar essa circunstância, para que possamos entender melhor a grande excelência da obra de Deus. Aqui também aprendemos o que devemos fazer nas circunstâncias mais desesperadoras, para não sermos indolentes ou preguiçosos em suplicar a assistência de Deus, que ele mesmo nos convida a ir a ele. Não devemos tremer ou desesperar, mas, pelo contrário, devemos ser estimulados pela necessidade que nos pressiona a buscar sua ajuda; como vemos o que Ezequias fez, que imediatamente se dirigiu ao templo da mesma maneira que a um local seguro, para que ele e todo o seu povo pudessem se refugiar à sombra de Deus.

Aquele rei Ezequias alugou suas roupas. Ele também acrescenta as expressões externas de arrependimento, o “rasgar as roupas e usar pano de saco”, aspergir cinzas e outras coisas do mesmo tipo; pois esses eram os sinais comuns de arrependimento, quando, sob o peso de qualquer calamidade pela qual eram afligidos, confessavam sua culpa diante de Deus e imploravam perdão a ele. Maravilhosa é a modéstia do rei santo, que, depois de realizar tantas obras ilustres e depois de ter sido adornado pela excelência de tantas virtudes, não hesita em prostrar-se humildemente diante de Deus; e, por outro lado, maravilhosa é a sua coragem e a firmeza de sua fé, por não ser impedido pelo peso de uma tentação tão pesada de buscar livremente a Deus por quem ele era tão severamente ferido. Dificilmente encontramos um homem em uma centena de pessoas que não murmura se Deus o trata com algum grau de severidade, que não apresenta suas boas ações como motivo de reclamação e reclama que foi recompensado injustamente. Outros homens, quando Deus não cumpre com seus desejos, reclamam que sua adoração a Deus não serviu de bom propósito.

Não percebemos nada desse tipo em Ezequias, que, embora ele tenha consciência de possuir piedade incomum, não se retrai de uma confissão de culpa, e, portanto, se desejamos afastar a ira de Deus e experimentar seu favor na adversidade, devemos testemunhe nosso arrependimento e reconheça sinceramente nossa culpa; pois a adversidade não cai sobre nós por acaso, mas é o método pelo qual Deus nos desperta para o arrependimento. É verdade que pano de saco e cinzas serão de pouca utilidade, se não forem precedidos pelos sentimentos interiores do coração; pois sabemos que os hipócritas são abundantemente liberais no uso de cerimônias; mas, como dissemos anteriormente, o Espírito Santo recomenda justamente esses exercícios, quando eles são direcionados ao seu objetivo apropriado. E, de fato, era uma prova de piedade e modéstia incomuns que o rei piedoso e toda a nação se excitaram dessa maneira a temer a Deus, e que ele fez um reconhecimento voluntário da culpa de uma forma acompanhada de imundície imunda; pois sabemos como os reis não estão dispostos a se decepcionar.

Referências Cruzadas

2 Reis 19:1 – Ao ouvir o relato, o rei Ezequias rasgou as suas vestes, pôs roupas de luto e entrou no templo do Senhor.

2 Reis 22:11 – Assim que o rei ouviu as palavras do livro da Lei, rasgou suas vestes

Esdras 9:5 – Então, na hora do sacrifício da tarde, eu saí do meu abatimento, com a túnica e o manto rasgados, e caí de joelhos com as mãos estendidas para o Senhor, para o meu Deus,

Jó 1:20 – Ao ouvir isso, Jó levantou-se, rasgou o manto e rapou a cabeça. Então prostrou-se no chão em adoração,

Isaías 36:22 – Então o administrador do palácio, Eliaquim, filho de Hilquias, o secretário Sebna e o arquivista Joá, filho de Asafe, com as vestes rasgadas, foram contar a Ezequias o que dissera o comandante.

Jeremias 36:24 – O rei e todos os seus conselheiros que ouviram todas aquelas palavras não ficaram alarmados nem rasgaram as suas roupas, lamentando-se.

Jonas 3:5 – Os ninivitas creram em Deus. Proclamaram jejum, e todos eles, do maior ao menor, vestiram-se de pano de saco.

Mateus 11:21 – “Ai de você, Corazim! Ai de você, Betsaida! Porque se os milagres que foram realizados entre vocês tivessem sido realizados em Tiro e Sidom, há muito tempo elas se teriam arrependido, vestindo roupas de saco e cobrindo-se de cinzas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *