Estudo de Isaías 38:4 – Comentado e Explicado

Depois a palavra do Senhor foi dirigida a Isaías nestes termos:
Isaías 38:4

Comentário de Albert Barnes

Então veio a palavra do Senhor – No lugar paralelo em 2 Reis 20: 4 , diz-se: ‹E aconteceu que, antes que Isaías tivesse saído para o átrio do meio, a palavra do Senhor veio a ele. ” Ou seja, a mensagem do nome de Deus para Isaías antes que ele deixasse Ezequias; ou assim que ele fez sua oração. Esta circunstância é omitida por Isaías na revisão de sua narrativa que temos diante de nós. Mas não há contradição. Nesse lugar, está implícito que a mensagem chegou a ele em breve ou imediatamente.

Comentário de John Calvin

4. Então veio a palavra de Jeová. Isaías partiu, deixando o ferrão, como diz o ditado, na ferida, considerando como abandonado aquele em quem pronunciara sentença em nome do próprio Deus. No entanto, com que inquietação trêmula ele foi atormentado, e mesmo com que terror foi tomado, pode ser parcialmente aprendido com a música. Que intervalo de tempo decorrido entre a partida e o retorno do Profeta não sabemos, mas é certo que as boas novas da vida não foram trazidas até que, depois de lutas longas e severas, ele percebeu que estava completamente ‘arruinado; pois foi uma dura prova de fé que ele fosse mergulhado nas trevas pelo oculto do rosto de Deus. Dissemos que, embora a doutrina da consolação tenha sido removida, ainda assim a fé do bom rei não se extinguiu para não emitir algumas faíscas, porque, pela influência secreta do Espírito, “gemidos que não podiam ser proferidos” ( Romanos 8:26 ) surgiu para Deus do abismo. Portanto, também concluímos que, enquanto “no dia da angústia” ( Salmos 50:15 ) Deus ouve os crentes, ainda assim o favor de Deus nem sempre brilha neles, mas é adiado propositadamente até que sejam sinceramente humilhados. E se um rei tão eminente em piedade precisasse quase sofrer angústia, para poder ficar mais poderosamente empolgado em buscar o favor de Deus e, sendo quase desperdiçado pela dor, poderia gemer do inferno para Deus; não vamos nos perguntar se ele às vezes nos permite ficar agitados por medos e perplexidades e demora mais para dar consolo em resposta a nossas orações.

Mas pode parecer estranho que Deus, depois de proferir uma sentença , logo depois seja movido, por assim dizer, pelo arrependimento para revertê-la; pois nada está mais em desacordo com sua natureza do que uma mudança de propósito. Eu respondo que, embora a morte estivesse ameaçada contra Ezequias, Deus ainda não a havia decretado, mas determinou dessa maneira pôr à prova a fé de Ezequias. Devemos, portanto, supor que uma condição esteja implícita nessa ameaça; pois, caso contrário, Ezequias não teria alterado, por arrependimento ou oração, o decreto irreversível de Deus. Mas o Senhor o ameaçou da mesma maneira que ele ameaçou Gerar por ter levado Sarah ( Gênesis 20: 3 ) e como ele ameaçou os ninivitas. ( Jonas 1: 2. )

Mais uma vez, será contestado que parece inconsistente com a natureza de Deus ameaçar o que ele não pretende executar, e que isso afasta a autoridade da palavra e faz com que as promessas e ameaças tenham menos peso . Mas o que já dissemos sobre a sentença também deve ser mantido quanto à forma das palavras. Deus ameaçou a morte de Ezequias, porque não queria que Ezequias morresse; e, de fato, teria sido desnecessário e até inútil prever isso, se um remédio não tivesse sido fornecido. Agora, como era o propósito de Deus humilhar seu servo pelo medo e pelo terror, para que ele pudesse se condenar voluntariamente, e assim escapar do castigo através da oração; então, por uma linguagem severa e uma ameaça absoluta de morte, ele pretendia matá-lo, para que, ressuscitando como um homem morto da sepultura, ele pudesse sentir que a vida lhe havia sido restaurada. E, portanto, devemos supor que uma condição implícita tenha sido entendida, que Ezequias, se ele não a percebeu imediatamente, mas depois, em tempo útil, soube ter sido adicionado. Tampouco temos a liberdade de inferir que Deus usou a dissimulação acomodando seu discurso às capacidades e realizações do homem; pois não é novidade se ele “mata antes de ganhar a vida”. ( Deuteronômio 32:39 ; 1 Samuel 2: 6. ) Para preparar Ezequias por uma semelhança espiritual da morte e gradualmente transformá-lo em uma nova vida, ele retém uma parte do discurso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *