Estudo de Isaías 41:16 – Comentado e Explicado

Tu as joeirarás e o vento as carregará; o turbilhão as espalhará; entretanto, graças ao Senhor, alegrar-te-ás, gloriar-te-ás no Santo de Israel.
Isaías 41:16

Comentário de Albert Barnes

Tu os abanarás – Mantendo a figura iniciada no versículo anterior. Ventilar aqui significa peneirar, uma operação que foi realizada jogando o grão debulhado com uma pá no ar, para que o vento levasse a palha para longe. Então todos os seus inimigos e todos os obstáculos que estavam no caminho deles deveriam ser espalhados.

E o redemoinho os espalhará – Os antigos acreditavam que as pessoas poderiam ser varridas por uma tempestade ou redemoinho. Veja Jó 30:22 .

E você se alegrará no Senhor – Em vista da ajuda que Ele concedeu, e da libertação que Ele fez por você.

Glória de shalt vangloriar-se-á, ou exultará. Você considerará Deus como o autor de sua libertação e alegria nas provas de sua interposição e de sua graciosa proteção e cuidado.

Comentário de John Calvin

16. Você os conhecerá. O significado é o mesmo que no verso anterior, mas por uma metáfora diferente; pois ele compara a Igreja a uma peneira, e homens perversos à palha que é expulsa pela peneira e espalhada em todas as direções. Como se ele tivesse dito: “Embora por algum tempo os gentios o machuquem e o peneirem, ainda assim um julgamento mais severo os espera; porque pela sua destruição serão feridos e expulsos como palha. Mas devemos observar a diferença, porque aqui os crentes são machucados por seu bem, pois sofrem que sejam subjugados e colocados sob a autoridade de Deus; enquanto outros, que resistem obstinadamente e não se deixam sujeitar, são espalhados pelo vento como palha ou restolho, como o Profeta nos diz. Assim, Deus os golpeou com seus martelos, machucou-os e pisou-os, peneirou-os e atirou-os, para que, quando o trigo estivesse bem limpo, ele pudesse recolhê-los para si; mas as nações pagãs que ele designa como palha para o dunghill.

A isto se acrescenta que a Igreja vitoriosa machuca alguns incrédulos, para que, sendo purificados de sua poluição, obtenham um lugar no celeiro de Deus; e, assim, essa previsão foi cumprida, sempre que pelo arbítrio dos crentes alguns dos gentios eram subjugados, de modo a render obediência à autoridade de Cristo; pois nunca foram investidos de qualquer poder terreno, para dominar todos os seus inimigos, mas, pelo contrário, acharam necessário “possuir a alma em paciência”. ( Lucas 21:19 .) Mas o Senhor os levantou como palmeiras dobradas por tantos fardos, para que não apenas estivessem sãos e salvos, mas também, com firmeza inabalável, pisando seus inimigos sob seus pés.

Também deve ser observado que as Escrituras costumam aplicar à Igreja o que pertence exclusivamente a Deus. Visto que, portanto, Deus afligiu os gentios ímpios por causa de sua Igreja, diz-se que os deu para serem pisados ??aos pés dos crentes, que colheram a vantagem. Sempre que lemos essas profecias, nossa mente deve ser elevada ao reino de Cristo, para que, livres de toda disposição ímpia, possamos observar a moderação e não desejar que esse machucado ocorra antes do tempo apropriado; pois deve ser abundantemente suficiente para nós, se nossa Cabeça finalmente prostrar seus inimigos debaixo de seus pés, para que possamos compartilhar o triunfo de sua vitória.

Mas te alegrarás no Senhor. Quando ele acrescenta que os judeus terão motivos para se alegrar no Senhor, embora, com essa confiança, ele pretenda aliviar o sofrimento deles, ainda assim, ao mesmo tempo, exorta os piedosos a serem modestos, para que não exultem com ferocidade mental, se a qualquer momento, eles são levantados pela mão de Deus e exaltados de maneira a reduzir seus inimigos sob seu poder; pois não há nada a que os homens sejam mais propensos a ficar orgulhosos e insolentes quando tudo acontece a seu desejo. Esquecem que são homens e apagam a lembrança de Deus, a quem deveriam ter reconhecido como o autor de todas as bênçãos. Para, portanto, restringir a exultação imoderada à qual a carne sempre se entrega, e pela qual muitas vezes nos deixamos levar, o Profeta acrescenta: “no Senhor”, porque nele toda a nossa glória e toda a nossa alegria devem descansar. Em uma palavra, o Profeta exorta à gratidão, que, quanto mais Deus nos exalta, mais cuidadosamente devemos reprimir toda a vaidade da ambição e nos regozijar e glorificar somente nele.

Comentário de John Wesley

Tu os abanarás, e o vento os levará embora, e o turbilhão os espalhará; e te alegrarás no SENHOR, e te gloriarei no Santo de Israel.

Ventilador – Quando você os derrotar tão pequeno quanto a palha.

No Santo – Para ele, tu atribuirás a tua vitória.

Referências Cruzadas

1 Samuel 2:1 – Então Ana orou assim: “Meu coração exulta no Senhor; no Senhor minha força é exaltada. Minha boca se exalta sobre os meus inimigos, pois me alegro em tua libertação.

Salmos 1:4 – Não é o caso dos ímpios! São como palha que o vento leva.

Isaías 12:6 – Gritem bem alto e cantem de alegria, habitantes de Sião, pois grande é o Santo de Israel no meio de vocês”.

Isaías 17:13 – Embora os povos rujam como ondas encapeladas, quando ele os repreender, fugirão para longe, carregados pelo vento como palha nas colinas, como galhos arrancados pela ventania.

Isaías 25:1 – Senhor, tu és o meu Deus; eu te exaltarei e louvarei o teu nome, pois com grande perfeição tens feito maravilhas, coisas há muito planejadas.

Isaías 45:24 – Dirão a meu respeito: ‘Somente no Senhor estão a justiça e a força’. ” Todos os que o odeiam virão a ele e serão envergonhados.

Isaías 61:10 – É grande o meu prazer no Senhor! Regozija-se a minha alma em meu Deus! Pois ele me vestiu com as vestes da salvação e sobre mim pôs o manto da justiça, qual noivo que adorna a cabeça como um sacerdote, qual noiva que se enfeita com jóias.

Jeremias 9:23 – Assim diz o Senhor: “Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza,

Jeremias 15:7 – Eu os espalhei ao vento como palha nas cidades desta terra. Deixei-os sem filhos; destruí o meu povo, pois não se converteram de seus caminhos.

Jeremias 51:2 – Enviarei estrangeiros para a Babilônia a fim de peneirá-la como trigo e devastar a sua terra. No dia de sua desgraça virão contra ela de todos os lados.

Habacuque 3:18 – ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação.

Mateus 3:12 – Ele traz a pá em sua mão e limpará sua eira, juntando seu trigo no celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga”.

Lucas 1:46 – Então disse Maria: “Minha alma engrandece ao Senhor

Romanos 5:11 – Não apenas isso, mas também nos gloriamos em Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, mediante quem recebemos agora a reconciliação.

1 Coríntios 1:30 – É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção,

Filipenses 3:3 – Pois nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos pelo Espírito de Deus, que nos gloriamos em Cristo Jesus e não temos confiança alguma na carne,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *