Estudo de Jeremias 16:20 – Comentado e Explicado

Poderá o homem fabricar deuses para si? Não serão deuses, porém!
Jeremias 16:20

Comentário de Adam Clarke

Um homem fará deuses para si mesmo? Alguém pode ser tão bobo e absurdamente absurdo? Sim, o homem caído é capaz de qualquer coisa que seja básica, mesquinha, vil e perversa, até ser influenciado e convertido pela graça de Cristo.

Comentário de John Calvin

Alguns explicam friamente esse versículo, como se o Profeta dissesse que os homens são duplamente tolos, que formam para si deuses de madeira, pedra, ouro ou prata, porque não podem mudar sua natureza; para o que os homens possam imaginar, a pedra permanece uma pedra, a madeira permanece madeira. A sensação que eles extraem das palavras do Profeta é esta – que eles não são deuses que são criados pela imaginação tola dos homens. Mas o Profeta raciocina de maneira diferente: – “Quem não é Deus pode fazer um deus?” isto é, “quem é criado pode ser o criador?” Ninguém pode dar, de acordo com o provérbio comum, o que ele não tem; e não há no homem poder divino. De fato, vemos qual é a nossa condição; não há nada mais frágil e perecível: como o homem é toda vaidade e não tem nele nada sólido, ele pode criar um deus para si mesmo? Este é o argumento do Profeta: ele é retirado do absurdo, para que os homens finalmente reconheçam, não apenas sua presunção, mas sua loucura monstruosa. Pois quando alguém é perguntado sobre sua condição, ele deve necessariamente confessar que é uma criatura e que também é, como os antigos disseram, todo animal efêmero, que sua vida é como uma sombra. Desde então, os homens são forçados, pelo estado real das coisas, a fazer tal confissão, como é que ousam formar deuses para si mesmos? Deus não cria um deus, ele cria homens; ele criou anjos, criou os céus e a terra, mas ainda não exerce seu poder para criar um novo deus. Agora cara, o que ele é? nada além de vaidade; e ainda assim ele criará um deus, embora não seja Deus. (168)

Não há dúvida de que o Profeta aqui, como com novo rigor, ataca ousadamente os judeus. Pois parece evidente que, quando essa tentação o atacou – “O que isso pode significar para o que acontecerá longamente quando Deus rejeitar a raça de Abraão a quem ele havia escolhido?” ele se voltou para Deus: mas agora, tendo recuperado a confiança, investe contra os ímpios e diz: o homem pode criar deuses para si mesmo enquanto ainda não é um deus? A mudança no número não deve ser considerada estranha; pois quando há uma declaração indefinida, o nmnber é frequentemente alterado, tanto em grego quanto em latim. Se uma pessoa em particular foi planejada, o Profeta não teria dito: E elas mesmas não são deuses; mas, quando ele fala da humanidade de maneira geral e indefinida, a frase se lê melhor quando ele diz: “O homem fará um deus? e eles “, isto é, homens”, não são deuses “. Acrescentei essa observação, porque é provável, que aqueles que consideram os ídolos como pretendidos na última cláusula tenham se desviado pela mudança feita no número. Segue-se, –

O homem fará para si deuses? Mas eles não são deuses.

Como o futuro geralmente pode ser renderizado potencialmente, a versão melhor seria esta, –

O homem pode fazer para si deuses Quando eles não são deuses?

Ou seja, ele pode fazer deuses daqueles que não são deuses? Esta é, na minha opinião, uma continuação da confissão no versículo anterior, que eu apresento da seguinte forma:

“Verdadeiramente, a falsidade herdou nossos pais – a vaidade, e eles não tinham nada que beneficiasse: o homem pode fazer para si deuses, quando não são deuses?”

“Falsidade” era religião falsa, cujo caráter era “vaidade”, uma coisa vazia e inútil: e isso é mais completamente afirmado na próxima linha, que é literalmente: “E nada neles” ou com eles, ou seja, os pais, “isso foi rentável”. – Ed.

Comentário de E.W. Bullinger

homem. Hebraico. “adam . App-14.

Referências Cruzadas

Salmos 115:4 – Os ídolos deles, de prata e ouro, são feitos por mãos humanas.

Salmos 135:14 – O Senhor defenderá o seu povo e terá compaixão dos seus servos.

Isaías 36:19 – Onde estão os deuses de Hamate e de Arpade? Onde estão os deuses de Sefarvaim? Eles livraram Samaria das minhas mãos?

Isaías 37:19 – Atiraram os deuses delas no fogo e os destruíram, pois em vez de deuses, não passam de madeira e pedra, moldados por mãos humanas.

Oséias 8:4 – Eles instituíram reis sem o meu consentimento; escolheram líderes sem a minha aprovação. Com prata e ouro fizeram ídolos para si, para a sua própria destruição.

Atos dos Apóstolos 19:26 – e estão vendo e ouvindo como este indivíduo, Paulo, está convencendo e desviando grande número de pessoas aqui em Éfeso e em quase toda a província da Ásia. Diz ele que deuses feitos por mãos humanas não são deuses.

Gálatas 1:8 – Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado!

Gálatas 4:8 – Antes, quando vocês não conheciam a Deus, eram escravos daqueles que, por natureza, não são deuses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *