Estudo de Jeremias 20:11 – Comentado e Explicado

O Senhor, porém, está comigo, qual poderoso guerreiro. Por isso, longe de triunfar, serão esmagados meus perseguidores. Sua queda os mergulhará na confusão. Será, então, a vergonha eterna, inesquecível.
Jeremias 20:11

Comentário de Albert Barnes

Um terrível terrível – Antes, “um terrível guerreiro”. O poderoso Isaías 9: 6, que está do seu lado, é um terror para eles. Essa mudança de sentimento foi o efeito da fé, permitindo que ele se contentasse em cumprir seu dever com calma e deixar o resultado para Deus.

Pois … – Antes, “porque eles não agiram com sabedoria (nota Jeremias 10:21 ), com uma desgraça eterna que nunca será esquecida”.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 20:11 . Como um poderoso terrível Como um herói de guerra.

Comentário de Adam Clarke

Mas o Senhor está comigo como uma pessoa terrível e terrível – Assim ele foi, por sua forte confiança no Deus forte, libertado de todos os seus medos e habilitado a continuar confortavelmente com sua obra.

Comentário de John Calvin

Aqui o Profeta estabelece a ajuda de Deus contra todas as plotagens formadas contra ele. Contudo, por um lado, amigos perversos, por um lado, tentariam prendê-lo em particular, e inimigos abertos, por outro lado, poderiam se opor publicamente a ele, mas ele não duvidava, mas que Deus seria uma proteção suficiente para ele. E devemos agir exatamente da mesma maneira, sempre que Satanás despertar os ímpios contra nós para se oporem a nós, seja por artifícios secretos ou por crueldade aberta; Somente Deus deve ser, como dizem, nosso muro de bronze. Mas devemos primeiro saber que ele está do nosso lado; pois o poder de Deus não pode valer nada para nos animar, a menos que sejamos firmemente convencidos dessa verdade, que ele está do nosso lado. E como essa confiança pode ser obtida, veremos atualmente.

Ele diz que seus perseguidores cairiam, para que não prevalecessem, mas tivessem vergonha. Vemos quantos perseguiram o homem santo, e também com que armas eles foram fornecidos; pois eles possuíam grande poder, e também eram dotados de artimanhas e intrigas. Mas o Profeta ficou satisfeito apenas com a ajuda de Deus e ousadamente concluiu que eles cairiam; pois não poderia ser senão que Deus se mostraria vitorioso. Sempre que, então, lutamos com o mundo e o diabo e seus escravos, isso deve em primeiro lugar vir à nossa mente, que Deus está do nosso lado para defender nossa causa e proteger nossa segurança. Sendo resolvido, podemos desafiar corajosamente os artifícios e a violência de todos os inimigos; pois não pode ser senão que Deus se dispersará, se prostrará, subjugará e reduzirá a nada todos os que lutam contra ele.

Ele ainda diz que a reprovação deles seria perpétua e nunca chegaria ao esquecimento . Já vimos que o Profeta estava carregado de muitas reprovações; mas sempre que Deus permite que seus servos sejam expostos às maldições dos iníquos, ele a seu tempo ajuda; e, portanto, deveríamos esperar que ele logo dissipe, como névoas, essas calúnias. Como então Deus, de acordo com o que é dito nos Salmos 37: 6 , traz à tona a inocência dos piedosos como o amanhecer, que em um momento aparece enquanto a terra parece enterrada nas trevas, então o Profeta diz agora que, por outro lado, a reprovação com que Deus cobrirá todos os ímpios será perpétua. (14) Segue-se agora:

11. Mas Jeová está comigo como um terrível guerreiro; Por isso, os meus perseguidores tropeçarão, e não prevalecerão; ficaram muito envergonhados, porque não tiveram sucesso; Uma pena perpétua! Não deve ser esquecido.

As duas últimas linhas estão de acordo com o que Horsley sugere. “Um terrível guerreiro” é traduzido por setembro . , “Um combatente forte, µa??t?? ?s???? ;” pelos Vulg . , “Um bravo guerreiro, bellato fortis , da Síria . , “O gigante mais forte”; e pelos árabes . , “A ajuda mais forte”. – Ed

Comentário de John Wesley

Mas o Senhor está comigo como um terrível terrível; por isso meus perseguidores tropeçarão, e eles não prevalecerão; serão grandemente envergonhados; pois eles não prosperarão: sua confusão eterna nunca será esquecida.

Mas – O profeta se recuperando de seu ataque de paixão, se encoraja em seu Deus, a quem ele chama de poderoso e terrível, declarando assim sua fé no poder de Deus, como alguém capaz de salvá-lo, e na promessa e boa vontade de Deus para com ele; portanto, ele diz: O Senhor está comigo; tal foi a promessa de Deus a esse profeta, quando ele assumiu o cargo profético, cap. 1: 8. Não tenhas medo do rosto deles, pois estou contigo para te dizer o Senhor: a partir daí conclui-se que, embora ele tivesse muitos que perseguiram sua vida, eles deveriam tropeçar nos seus caminhos de violência, e não deveriam prevalecer.

Envergonhado – Que eles deveriam ter vergonha do que haviam feito, ou serem envergonhados pelo que haviam feito; para prosperar, eles não deveriam: ou agiam como tolos, e não negociavam prudentemente por si mesmos (então esta palavra é traduzida, Isaías 52:13 ): sim, eles deveriam se tornar uma censura, e sua reprovação deve ser uma censura perpétua duradoura que não deve ser esquecido.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 32:35 – A mim pertence a vingança e a retribuição. No devido tempo os pés deles escorregarão; o dia da sua desgraça está chegando e o seu próprio destino se apressa sobre eles. “

Salmos 6:10 – Serão humilhados e aterrorizados todos os meus inimigos; frustrados, recuarão de repente.

Salmos 27:1 – O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo?

Salmos 35:26 – Sejam humilhados e frustrados todos os que se divertem à custa do meu sofrimento; cubram-se de vergonha e desonra todos os que se acham superiores a mim.

Salmos 40:14 – Sejam humilhados e frustrados todos os que procuram tirar-me a vida; retrocedam desprezados os que desejam a minha ruína.

Salmos 47:2 – Pois o Senhor Altíssimo é temível, é o grande Rei sobre toda a terra!

Salmos 65:5 – Tu nos respondes com temíveis feitos de justiça, ó Deus, nosso Salvador, esperança de todos os confins da terra e dos mais distantes mares.

Salmos 66:5 – Venham e vejam o que Deus tem feito; como são impressionantes as suas obras em favor dos homens!

Isaías 41:10 – Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.

Isaías 41:14 – Não tenha medo, ó verme Jacó, ó pequeno Israel, pois eu mesmo o ajudarei”, declara o Senhor, seu Redentor, o Santo de Israel.

Isaías 45:16 – Todos os que fazem ídolos serão envergonhados e constrangidos; juntos cairão em constrangimento.

Jeremias 1:8 – Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo”, diz o Senhor.

Jeremias 1:19 – Eles lutarão contra você, mas não o vencerão, pois eu estou com você e o protegerei”, diz o Senhor.

Jeremias 15:20 – Eu farei de você uma muralha de bronze fortificada diante deste povo; lutarão contra você, mas não o vencerão, pois estou com você para resgatá-lo e salvá-lo”, declara o Senhor.

Jeremias 17:18 – Que os meus perseguidores sejam humilhados, mas não eu; que eles sejam aterrorizados, mas não eu. Traze sobre eles o dia da desgraça; destrói-os com destruição dobrada.

Jeremias 23:40 – Trarei sobre vocês humilhação perpétua, vergonha permanente, que jamais será esquecida. “

Daniel 12:2 – Multidões que dormem no pó da terra acordarão: uns para a vida eterna, outros para a vergonha, para o desprezo eterno.

João 18:4 – Jesus, sabendo tudo o que lhe ia acontecer, saiu e lhes perguntou: “A quem vocês estão procurando? “

Romanos 8:31 – Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

2 Timóteo 4:17 – Mas o Senhor permaneceu ao meu lado e me deu forças, para que por mim a mensagem fosse plenamente proclamada, e todos os gentios a ouvissem. E eu fui libertado da boca do leão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *