Estudo de Jeremias 42:7 – Comentado e Explicado

Decorridos dez dias, a palavra do Senhor foi dirigida a Jeremias.
Jeremias 42:7

Comentário de Albert Barnes

Após dez dias – Em ocasiões anteriores, Jeremias, quando consultado, respondeu imediatamente Jeremias 21: 3 . O presente atraso (compare Jeremias 28:12 ) provavelmente foi concedido por Deus para libertar a mente do povo do pânico causado pelo assassinato de Gedalias e pelo medo da vingança caldéia. Jeremias não poderia ter dúvida de que a fuga para o Egito era contrária ao teor de suas antigas profecias.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 42: 7 . Aconteceu depois de dez dias O profeta orou durante esses dez dias, para obter de Deus a revelação de sua vontade; pois os profetas nem sempre tinham o espírito de profecia sob seu comando. O Espírito veio e foi como ele faria, e se comunicava apenas a intervalos. Aqui Jeremias começa a profecia que ele tinha, como foi anunciada no início do cap. 40: a relação da qual ele até agora adiou, a fim de informar seu leitor sobre o que aconteceu antes, com o qual sua profecia estava ligada. Durante esses dez dias, Jeremias continuou em aposentadoria e oração. Veja Calmet.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 42: 7-10 . E aconteceu depois de dez dias – Por tanto tempo eles foram mantidos em suspense, talvez para puni-los por sua hipocrisia, ou para mostrar que Jeremias não falava de si mesmo nem do que faria; pois ele não sabia falar quando falava, mas era obrigado a esperar por instruções; a palavra do Senhor veio a Jeremias – Nomeadamente, a palavra mencionada, Jeremias 40: 1 , para a qual o conteúdo dos dois últimos capítulos e a parte anterior deste são apenas um prefácio histórico. Então chamou Johanan, e todos os capitães, etc. – O que o Senhor havia revelado a ele, ele declarou publicamente, tanto para os capitães quanto para todo o povo, tanto para os mais baixos quanto para os mais altos; e isso plena e fielmente como ele a recebeu. Assim diz o Senhor, o Deus de Israel – Se Jeremias tivesse desejado dirigi-los por sua própria prudência, provavelmente ele não poderia ter determinado o que aconselhá-los, sendo o caso certamente difícil: mas o que ele deve aconselhar é que , que o Senhor Deus de Israel, a quem o enviaram, ordenou que fosse dito. Se você ainda permanecer nesta terra – isto é, se você desistir de todos os pensamentos de entrar na terra do Egito e permanecer onde estiver, ou em qualquer parte da Judéia, sujeita e protegida pelo rei da Babilônia, em cujo poder eu te dei; então eu vou construir você, & c. – Então cuidarei de sua segurança e prosperidade e o tornarei um povo feliz. Pois eu me arrependo do mal, etc. – Estou satisfeito com o castigo que sua nação sofreu, e agora, se você não se destruir por novos atos de desobediência, mudarei o curso de minha providência em relação a você. Diz-se nas Escrituras que Deus se arrepende quando altera os métodos externos de sua providência para com qualquer pessoa ou indivíduo: veja nota em Gênesis 6: 6 .

Comentário de Adam Clarke

Após dez dias – Todo esse tempo ele estava esperando em Deus; pois é evidente que os profetas não podiam profetizar quando quisessem, assim como os discípulos de nosso Senhor podiam fazer milagres quando quisessem. O dom de profecia e o dom de milagres dependiam da vontade do Altíssimo, e cada um deles foi dado apenas por um momento; e quando a necessidade acabou, a influência cessou.

Comentário de John Calvin

Aqui Jeremias declara que resposta ele recebeu de Deus; e ele o deu em nome aos líderes das forças e a todo o povo. A resposta foi que eles deveriam continuar na terra; pois isso seria para o bem deles. Veremos mais adiante que eles pediram falsamente um conselho de Deus, a quem haviam resolvido não obedecer, como já foi afirmado. Mas o Profeta mostra novamente com mais clareza o quão perversamente eles agiram depois que Deus lhes ordenou que permanecessem quietos, e especialmente para não seguirem para o Egito.

Agora ele diz que, no décimo dia, Deus lhe respondeu. Ele pode ter feito isso imediatamente, mas adiou, para que a profecia possa ter mais peso. Se o Profeta tivesse feito alguma pergunta a respeito da regra comum da vida, como um fiel expositor da Lei, ele poderia ter explicado a eles qual era o seu dever; mas, como havia sido perguntado sobre um assunto especial, ele não poderia ter respondido imediatamente. E Deus, como eu disse, manteve-os por um tempo em suspense; não apenas que a resposta do Profeta possa ser feita sem ostentação, mas também isso. o povo pode aceitar como vindo de Deus o que o Profeta diria; pois sua doutrina não poderia ser posta em dúvida, pois ele não produziu instantaneamente o que havia surgido em sua própria mente, mas esperou em espírito de oração para saber o que agradava a Deus e, por fim, anunciou seus mandamentos. Agora percebemos a causa do atraso, por que Deus não transmitiu imediatamente a seu servo a resposta necessária.

Ao mesmo tempo, aprendamos com esta passagem que se Deus não nos livrar imediatamente de toda a perplexidade e dúvida, devemos esperar pacientemente, de acordo com a direção de Paulo, que, ao falar de doutrina, admoestou os fiéis a permanecerem. contente até que o que eles sabiam não lhes fosse revelado. ( Filipenses 3:15 .) Devemos fazê-lo muito mais quando pedimos conselhos sobre qualquer coisa em particular. Quando Deus não nos dá a conhecer imediatamente o que pedimos, devemos, como já disse, esperar com calma e resignação as mentes pelo tempo e pela estação em que isso nos será conhecido.

Referências Cruzadas

Salmos 27:14 – Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor.

Isaías 28:16 – Por isso diz o Soberano Senhor: “Eis que ponho em Sião uma pedra, uma pedra já experimentada, uma preciosa pedra angular para alicerce seguro; aquele que confia, jamais será abalado.

Habacuque 2:3 – Pois a visão aguarda um tempo designado; ela fala do fim, e não falhará. Ainda que se demore, espere-a; porque ela certamente virá e não se atrasará”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *