Estudo de João 14:5 – Comentado e Explicado

Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?
João 14:5

Comentário de Albert Barnes

Não sabemos para onde você vai – Embora Jesus lhes tivesse falado tantas vezes sobre sua morte e ressurreição, mas parece que eles não o entenderam, nem o compreenderam completamente até depois de sua ressurreição. Veja Lucas 24:21 . Eles entretinham as noções comuns de um reino temporal; eles ainda pensavam que ele deveria ser um príncipe e líder terrestre e não compreendiam o motivo pelo qual ele deveria morrer. Thomas confessou sua ignorância, e o Salvador novamente pacientemente explicou seu significado. Tudo isso mostra a dificuldade de acreditar quando a mente está cheia de preconceitos e opiniões contrárias. Se Tomás deixasse de lado suas opiniões anteriores – se ele estivesse disposto a receber a verdade como Jesus claramente falou, não teria havido dificuldade. A teria sido um exercício fácil e natural da mente. E assim com o pecador. Se ele estivesse disposto a receber as doutrinas claras e inequívocas da Bíblia, não haveria dificuldade; mas sua mente está cheia de opiniões e planos opostos, ocupados com erros e vaidades, e essas são as razões, e as únicas razões, pelas quais ele não é cristão. No entanto, quem diria que, depois das claras instruções de Jesus, Tomé talvez não o tivesse entendido? E quem se atreverá a dizer que qualquer pecador não pode deixar de lado seus preconceitos e opiniões impróprias e receber o ensino claro e simples da Bíblia?

Comentário de E.W. Bullinger

Thomas. Veja App-94e App-141.

até = para. Senhor. App-98. UMA.

não Grego. ou. App-105.

pode , etc. Os textos dizem “nós sabemos” .

Comentário de John Calvin

5. Thomas disse a ele . Embora, à primeira vista, a resposta de Tomé pareça contradizer o que Cristo havia dito, ele não pretendia mentir ao seu Mestre. Mas pode-se perguntar: em que sentido ele nega o que Cristo afirmou? Eu respondo, o conhecimento possuído pelos santos às vezes é confuso, porque eles não entendem a maneira ou a razão daquilo que é certo e que lhes foi explicado. Por exemplo, os Profetas predisseram o chamado dos gentios com uma verdadeira percepção da fé, e, no entanto, Paulo declara que era um mistério escondido deles ( Efésios 3: 2 ). Da mesma maneira, quando os apóstolos acreditavam que Cristo estava partindo ao Pai, e ainda não sabia de que maneira ele obteria o reino, Thomas responde com justiça, que eles não sabem para onde ele está indo . Portanto, ele conclui que eles sabem ainda menos sobre o caminho; pois antes de entrarmos em uma estrada, precisamos saber para onde pretendemos ir.

Comentário de Adam Clarke

Senhor, não sabemos – Thomas, talvez, pensasse que nosso Senhor só falava sobre ele se distanciar do local onde estava naquele momento.

Comentário de Thomas Coke

João 14: 5 . Senhor, não sabemos para onde vais; “Não sabemos onde fica a casa de teu Pai e, consequentemente, não podemos saber o caminho para ela”. É provável que Tomé ache que Cristo pretendia remover algum palácio esplêndido da terra, montar sua corte ali por um tempo, antes de receber seu povo para a glória celestial: pois é certo que seus pensamentos, assim como os do resto dos discípulos, principalmente voltados para um reino temporal.

Comentário de John Wesley

Tomé disse-lhe: Senhor, não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?

Thomas disse – Tomando-o em um sentido grosseiro.

Referências Cruzadas

Marcos 8:17 – Percebendo a discussão, Jesus lhes perguntou: “Por que vocês estão discutindo sobre não terem pão? Ainda não compreendem nem percebem? Seus corações estão endurecidos?

Marcos 9:19 – Respondeu Jesus: “Ó geração incrédula, até quando estarei com vocês? Até quando terei que suportá-los? Tragam-me o menino”.

Lucas 24:25 – Ele lhes disse: “Como vocês custam a entender e como demoram a crer em tudo o que os profetas falaram!

João 15:12 – O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu os amei.

João 20:25 – Os outros discípulos lhe disseram: “Vimos o Senhor! ” Mas ele lhes disse: “Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei”.

Hebreus 5:11 – Quanto a isso, temos muito que dizer, coisas difíceis de explicar, porque vocês se tornaram lentos para aprender.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *