Estudo de João 14:8 – Comentado e Explicado

Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta.
João 14:8

Comentário de Albert Barnes

Senhor, mostre-nos o Pai – Filipe aqui se referiu a alguma manifestação externa e visível de Deus. Deus havia se manifestado de várias maneiras aos profetas e santos da antiguidade, e Filipe afirmou que, se alguma manifestação desse tipo lhes fosse feita, eles ficariam satisfeitos. Era certo desejar evidências de que Jesus era o Messias, mas tais evidências “foram” abundantemente proporcionadas nos milagres e ensinamentos de Jesus, e que “deveriam” ter sido suficientes.

Comentário de E.W. Bullinger

Philip. Ver João 1: 43-48 ; João 6: 5 ; João 12:21 , João 12:22 e App-141.

Comentário de John Calvin

8. Mostra-nos o Pai. Parece ser muito absurdo que os apóstolos ofereçam tantas objeções ao Senhor; por que ele falou, mas para informá-los sobre esse ponto sobre o qual Philip coloca a questão? No entanto, não há uma de suas falhas aqui descritas que possa não ser cobrada tanto sobre nós quanto sobre elas. Nós professamos ser sinceros na busca de Deus; e quando ele se apresenta diante de nossos olhos, somos cegos.

Comentário de Adam Clarke

Mostra-nos o Pai – Como se ele tivesse dito: Nós te vimos e adoramos, e nossa felicidade será completa se você nos mostrar o Pai. A demanda de Filipe foi semelhante à feita por Moisés, Êxodo 33:18 . Ele desejava ver a glória de Deus. Em Pedro, Tiago ou João, isso seria imperdoável; mas Filipe não tinha visto a transfiguração no monte. A história judaica está cheia das manifestações que Deus fez de si mesmo, e especialmente quando ele deu a lei. Quando Cristo estava introduzindo uma nova lei, Filipe desejava ter uma manifestação adicional de Deus.

Comentário de Thomas Coke

João 14: 8 . Senhor, mostre-nos o Pai Filipe, ouvindo as palavras de nosso Senhor, diz-lhe com um ardor piedoso, tornando-se seu caráter: “Senhor, mostre-nos o Pai e traga-nos à vista e gozo dele, e é felicidade suficiente para nós. Não desejamos mais, e renunciamos a qualquer outra esperança, em comparação com isso “. Este parece um sentido muito provável dessa passagem. Não se pode apreender que Filipe, ou qualquer outro apóstolo, achasse o Pai visível, e, portanto, pedisse uma visão do Pai de forma corporal. Se Filipe desejasse algo mais do que o que é afirmado na paráfrase acima, poderia ter sido apenas para ver, como Moisés, a luz inacessível em que Deus habita, o símbolo reconhecido de sua presença no céu.

Referências Cruzadas

Exodo 33:18 – Então disse Moisés: “Peço-te que me mostres a tua glória”.

Exodo 34:5 – Então o Senhor desceu na nuvem, permaneceu ali com ele e proclamou o seu nome: o Senhor.

Jó 33:26 – Ele ora a Deus e recebe o seu favor; vê o rosto de Deus e dá gritos de alegria, e Deus lhe restitui a condição de justo.

Salmos 17:15 – Quanto a mim, feita a justiça, verei a tua face; quando despertar ficarei satisfeito ao ver a tua semelhança.

Salmos 63:2 – Quero contemplar-te no santuário e avistar o teu poder e a tua glória.

Mateus 5:8 – Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.

João 1:43 – No dia seguinte Jesus decidiu partir para a Galiléia. Quando encontrou Filipe, disse-lhe: “Siga-me”.

João 6:5 – Levantando os olhos e vendo uma grande multidão que se aproximava, Jesus disse a Filipe: “Onde compraremos pão para esse povo comer? “

João 12:21 – Eles se aproximaram de Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, com um pedido: “Senhor, queremos ver Jesus”.

João 16:25 – “Embora eu tenha falado por meio de figuras, vem a hora em que não usarei mais esse tipo de linguagem, mas lhes falarei abertamente a respeito de meu Pai.

Apocalipse 22:3 – Já não haverá maldição nenhuma. O trono de Deus e do Cordeiro estará na cidade, e os seus servos o servirão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *