Estudo de João 16:5 – Comentado e Explicado

Agora vou para aquele que me enviou, e ninguém de vós me pergunta: Para onde vais?
João 16:5

Comentário de Albert Barnes

Agora vou do meu jeito – Agora estou prestes a morrer e deixar você, e é apropriado anunciar todas essas coisas para você.

Nenhum de vocês me pergunta … – Eles se entregaram à tristeza em vez de perguntar por que ele estava prestes a deixá-los. Se eles tivessem feito o inquérito, ele estava pronto para responder e confortá-los. Quando estamos aflitos, não devemos nos render a um sofrimento excessivo. Devemos perguntar por que Deus assim nos experimenta; e nunca devemos duvidar que, se formos a ele, e espalharmos nossas dores diante dele, ele nos dará consolo.

Comentário de E.W. Bullinger

agora Grego. freira. Ver João 12:27 .

siga meu caminho = estou indo embora: ou seja, me retirando.

para . Grego. profissionais. App-104.

Aquele que Me enviou . Veja em João 14:24 .

enviei. Grego. pempo. App-174.

nenhum = ninguém. Grego. oudeis.

de = fora de. Grego. ek. App-104.

asketh. Erotao grego . App-134. Eles não compreenderam a conveniência de Sua partida. Então, o questionamento deu lugar à tristeza. Tudo o mais foi excluído pela angústia causada pelas “coisas” preditas.

Comentário de John Calvin

5. E agora vou para quem me enviou. Com um excelente consolo, ele ameniza a dor que eles podem sentir por causa de sua partida, e isso era altamente necessário. Os que até então tinham sido autorizados a permanecer à vontade eram chamados a batalhas severas e árduas pelo futuro. O que seria então deles, se não soubessem que Cristo estava no céu, como o guardião de sua salvação? Pois ir ao Pai nada mais é do que ser recebido na glória celestial, a fim de possuir a mais alta autoridade. Isto é mantido para eles, portanto, como um consolo e remédio para a dor, que, embora Cristo esteja ausente deles no corpo, ele ainda estará sentado à direita do Pai, para proteger os crentes por seu poder.

Aqui Cristo reprova os apóstolos por duas falhas; primeiro, que eles estavam muito apegados à presença visível de sua carne; e, segundo, que, quando isso foi retirado, foram apreendidos com pesar e não levantaram os olhos para uma região mais alta. O mesmo acontece conosco; pois sempre mantemos Cristo atado pelos nossos sentidos e, se ele não nos parece de acordo com o nosso desejo, criamos para nós mesmos uma base de desespero.

E nenhum de vocês me pergunta, para onde vais? Pode parecer uma acusação infundada contra os apóstolos, de que eles não perguntaram se o Mestre estava indo ; pois antes o haviam perguntado sobre esse assunto com grande seriedade. Mas a resposta é fácil. Quando indagaram, não confiaram em suas mentes, e esse era o principal dever que eles deveriam cumprir. O significado, portanto, é que, assim que você ouve minha partida, você fica alarmado e não considera para onde estou indo ou com que finalidade vou embora.

Comentário de Adam Clarke

Nenhum de vocês me pergunta: Para onde vais? Em João 13: 3 , Pedro perguntou: Senhor, para onde vais? – e Thomas da mesma forma em João 14: 5 , os quais haviam recebido uma resposta. Mas agora, no momento em que Jesus estava falando isso, nenhum deles fez essa pergunta, porque seus corações estavam cheios de tristeza: João 16: 6 .

Comentário de Thomas Coke

João 16: 5 . Mas agora eu segui meu caminho “Mas agora que meu ministério está chegando a uma conclusão e eu estou indo para aquele que me enviou, eu não podia mais adiar a falar dessas coisas para você. Nesse meio tempo, não posso, mas não prestar atenção, que, embora eu tenha mencionado a você minha partida uma vez antes (cap. João 13:33 ), nenhum de vocês me perguntou as razões de minha partida, nem os efeitos dela “. Que este é o verdadeiro significado da passagem, pode ser coletado no cap. João 13:36, onde encontramos São Pedro perguntando expressamente a nosso Senhor para onde ele estava indo. Mas parece que nem Peter nem o resto haviam pensado mais sobre o assunto; pelo qual Jesus aqui os culpa com justiça, pois sua partida foi um evento de tão grande importância para seus apóstolos.

Comentário de John Wesley

Mas agora vou até aquele que me enviou; e nenhum de vós me pergunta: Para onde vais?

Nenhum de vocês me pergunta – Agora, quando é mais oportuno. Pedro perguntou isso antes, João 13:36 .

Referências Cruzadas

João 6:62 – Que acontecerá se vocês virem o Filho do homem subir para onde estava antes!

João 7:33 – Disse-lhes Jesus: “Estou com vocês apenas por pouco tempo e logo irei para aquele que me enviou.

João 13:3 – Jesus sabia que o Pai havia colocado todas as coisas debaixo do seu poder, e que viera de Deus e estava voltando para Deus;

João 13:36 – Simão Pedro lhe perguntou: “Senhor, para onde vais? ” Jesus respondeu: “Para onde vou, vocês não podem me seguir agora, mas me seguirão mais tarde”.

João 14:4 – Vocês conhecem o caminho para onde vou”.

João 14:28 – “Vocês me ouviram dizer: Vou, mas volto para vocês. Se vocês me amassem, ficariam contentes porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu.

João 16:10 – da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais;

João 16:16 – “Mais um pouco e já não me verão; um pouco mais, e me verão de novo”.

João 16:28 – Eu vim do Pai e entrei no mundo; agora deixo o mundo e volto para o Pai”.

João 17:4 – Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer.

João 17:13 – “Agora vou para ti, mas digo estas coisas enquanto ainda estou no mundo, para que eles tenham a plenitude da minha alegria.

Efésios 4:7 – E a cada um de nós foi concedida a graça, conforme a medida repartida por Cristo.

Hebreus 1:3 – O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas,

Hebreus 12:2 – tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *