Estudo de João 17:3 – Comentado e Explicado

Ora, a vida eterna consiste em que conheçam a ti, um só Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo que enviaste.
João 17:3

Comentário de Albert Barnes

Esta é a vida eterna – Esta é a fonte da vida eterna; ou é dessa maneira que deve ser obtido. O conhecimento de Deus e de seu Filho Jesus Cristo é em si uma fonte de alegria indizível e eterna. Compare João 11:25 ; João 6:63 ; João 12:50 .

Pode te conhecer – A palavra “conhecer” aqui, como em outros lugares, expressa mais do que um mero conhecimento especulativo do caráter e perfeições de Deus. “Inclui todas as impressões sobre a mente e a vida que uma visão justa de Deus e do Salvador é adequada para produzir.” Inclui, é claro, amor, reverência, obediência, honra, gratidão, afeição suprema. “Conhecer a Deus como ele é” é conhecê-lo e considerá-lo legislador, soberano, pai ou mãe. É ceder toda a alma a ele e esforçar-se para obedecer à sua lei.

O único Deus verdadeiro – O único Deus, em oposição a todos os deuses falsos. O que é dito aqui está em oposição aos ídolos, não ao próprio Jesus, que, em 1 João 5:20 , é chamado de “o verdadeiro Deus e a vida eterna”.

E Jesus Cristo – Conhecer Jesus Cristo é ter uma impressão prática dele como ele é – ou seja, sofrer seu caráter e trabalhar para causar a devida impressão no coração e na vida. Simplesmente ouvir que existe um Salvador não é conhecê-lo. Ter sido ensinado na infância e treinado na crença disso não é conhecê-lo. Conhecê-lo é ter uma visão justa e prática dele em todas as suas perfeições como Deus e homem; como mediador; como profeta, sacerdote e rei. É sentir nossa necessidade de um Salvador, ver que somos pecadores e entregar toda a alma a ele, sabendo que ele é um Salvador adequado às nossas necessidades, e que em suas mãos nossas almas estão seguras. Compare Efésios 3:19 ; Tito 1:16 ; Filemom 3:10 ; 1 João 5:20 . Neste verso está contida a soma e a essência da religião cristã, pois se distingue de todos os esquemas de idolatria e filosofia, e de todos os planos falsos nos quais os homens procuraram obter a vida eterna. Os gentios adoravam muitos deuses; o cristão adora um – o Deus vivo e verdadeiro; os judeus, os deístas, os muçulmanos, os socinianos, professam reconhecer um Deus, sem nenhum sacrifício expiatório e mediador; o verdadeiro cristão se aproxima dele através do grande mediador, igual ao Pai, que por nós se encarnou e morreu para nos reconciliar com Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

isso , etc. Não é uma definição de vida eterna, mas o propósito (grego. Hina, como em João 17: 1 ) para o qual é dado.

conhecer. App-132.

verdade . App-175. E p. 1511

Deus App-98.

Jesus Cristo . App-98.

enviei. App-174. Cristo disse ser o enviado seis vezes nesta oração, quarenta e três vezes em João; apostello, 17 vezes; pempo, 33 vezes.

Comentário de John Calvin

3. E esta é a vida eterna. Ele agora descreve a maneira de doar a vida, a saber, quando ilumina os eleitos no verdadeiro conhecimento de Deus; pois agora ele não fala do gozo da vida que esperamos, mas apenas da maneira pela qual os homens obtêm vida. E para que esse versículo seja completamente compreendido, devemos primeiro saber que estamos todos na morte, até que estejamos. iluminado por Deus, que sozinho é a vida Onde ele brilhou, nós o possuímos pela e, portanto, também entramos na posse da vida; e esta é a razão pela qual o conhecimento dele é verdadeira e justamente chamado de salvação ou de trazer salvação. (109) Quase todas as palavras têm seu peso; pois não é todo tipo de conhecimento aqui descrito, mas aquele que nos forma de novo na imagem de Deus de fé em fé, ou melhor, é o mesmo com fé, pela qual, tendo sido enxertado no corpo de Deus. Cristo, somos feitos participantes da adoção divina e herdeiros do céu. (110)

Para conhecer você e Jesus Cristo, a quem você enviou. A razão pela qual ele diz isso é que não há outra maneira pela qual Deus é conhecido, senão na face de Jesus Cristo, que é a imagem brilhante e viva dEle. Quanto à colocação do Pai em primeiro lugar, isso não se refere à ordem da fé, como se nossa mente, depois de conhecer a Deus, depois descesse a Cristo; mas o significado é que é pela intervenção de um mediador que Deus é conhecido.

O único Deus verdadeiro. Dois epítetos são adicionados, verdadeiro e somente; porque, em primeiro lugar, a fé deve distinguir Deus das invenções vãs dos homens e abraçá-lo com firme convicção, nunca deve mudar ou hesitar; e, em segundo lugar, acreditando que não há nada defeituoso ou imperfeito em Deus, a fé deve ser satisfeita somente com ele. Alguns o explicam: para que eles te conheçam , que somente é Deus ; mas esta é uma má interpretação. O significado, portanto, é que eles te conheçam como o verdadeiro Deus.

Mas pode-se pensar que Cristo se isenta do direito e do título da Divindade. Se respondeu que o nome de Deus é tão aplicável a Cristo quanto ao Pai, a mesma pergunta pode ser levantada sobre o Espírito Santo; pois se apenas o Pai e o Filho são Deus, o Espírito Santo é excluído dessa categoria, o que é tão absurdo quanto o anterior. A resposta é fácil, se prestarmos atenção à maneira de falar que Cristo emprega uniformemente ao longo do Evangelho de João, da qual eu já lembrei meus leitores com tanta frequência, que eles devem ter se acostumado a isso. Cristo, aparecendo na forma de um homem, descreve, sob a pessoa do Pai, o poder, a essência e a majestade de Deus. Então o Pai de Cristo é o único Deus verdadeiro; isto é, ele é o único Deus que anteriormente prometeu um Redentor ao mundo; mas em Cristo a unicidade e a verdade de Deus serão encontradas, porque Cristo foi humilhado, a fim de que ele pudesse nos elevar ao alto. Quando chegamos a esse ponto, sua divina majestade se mostra; então percebemos que ele está totalmente no Pai, e que o Pai está totalmente nele. Em resumo, aquele que separa Cristo da divindade do Pai, ainda não reconhece Aquele que é o único Deus verdadeiro, mas inventa para si mesmo um deus estranho. Esta é a razão pela qual somos obrigados a conhecer a Deus e a Jesus Cristo a quem ele enviou , por quem, por assim dizer, com mão estendida, ele nos convida a si mesmo.

Quanto à opinião de alguns, que seria injusto, se os homens perecessem apenas por causa de sua ignorância de Deus, resulta do fato de eles não considerarem que não há fonte de vida senão somente em Deus, e que todos os que são alienados dele são privados de vida . Agora, se não houver uma aproximação a Deus, a não ser pela fé, somos forçados a concluir que a incredulidade nos mantém em estado de morte. Se for contestado, que pessoas justas e inocentes sejam tratadas injustamente, se forem condenadas, a resposta é óbvia, que nada de certo ou sincero é encontrado nos homens, desde que permaneçam em seu estado natural. Agora, Paulo nos informa que

somos renovados à imagem de Deus pelo conhecimento dele,
( Colossenses 3:10 .)

Será importante para nós agora trazer de um ponto de vista esses três artigos de fé; primeiro, que o reino de Cristo traz vida e salvação; segundo, que todos não recebem vida dele, e não é o ofício de Cristo dar vida a todos, mas apenas aos eleitos que o Pai comprometeu a sua proteção; e, terceiro, que esta vida consiste em fé, e Cristo a concede àqueles a quem ele ilumina na fé do Evangelho. Portanto, inferimos que o dom da iluminação e da sabedoria celestial não é comum a todos, mas peculiar aos eleitos. É inquestionavelmente verdade que o Evangelho é oferecido a todos, mas Cristo fala aqui daquela maneira secreta e eficaz de ensino pela qual os filhos de Deus são atraídos apenas à fé.

Comentário de Adam Clarke

Esta é a vida eterna – A salvação comprada por Cristo, e dada àqueles que crêem, é chamada vida:

  1. Porque a vida do homem foi perdida pela justiça divina; e o sacrifício de Cristo o redimiu daquela morte à qual ele foi exposto.
  • Porque as almas dos homens estavam mortas em ofensas e pecados; e Cristo os vivifica por sua palavra e Espírito.
  • Como os homens que não são salvos pela graça de Cristo não vivem, eles existem apenas, não tendo um bom propósito de vida respondido por eles. Mas quando eles recebem essa salvação, vivem – respondem a todos os propósitos divinos, são felizes em si mesmos, úteis um para o outro e trazem glória a Deus.
  • Chama-se vida eterna para mostrar que ultrapassa os limites do tempo e implica necessariamente –
  • A imortalidade da alma;
  • a ressurreição do corpo; e
  • que isso nunca acaba, portanto chamado a?????? ??? , uma vida que sempre vive; de ae? , sempre e ?? , ser ou existência. E, de fato, nenhuma palavra pode transmitir com mais força a idéia da eternidade do que essas. É chamado ? a?????? ??? , Essa vida eterna, por meio de eminência. Pode haver uma existência eterna sem bem-aventurança; mas é a vida eterna com a qual a felicidade infinita está inseparavelmente conectada.
  • O único Deus verdadeiro – O caminho para alcançar essa vida eterna é reconhecer, adorar e obedecer, o único Deus verdadeiro, e aceitar como professor, sacrifício e Salvador, o Senhor Jesus, o único e verdadeiro Messias. A observação do Bispo Pearce aqui merece bem a atenção do leitor:

    “O que é dito aqui do único Deus verdadeiro parece dito em oposição aos deuses que os pagãos adoravam; não em oposição ao próprio Jesus Cristo, que é chamado de Deus verdadeiro por João, em 1 João 5:20 “.

    As palavras neste versículo foram traduzidas de várias maneiras:

    1. Para que eles te reconheçam, e Jesus Cristo, a quem enviaste, para ser o único Deus verdadeiro.
  • Para que eles possam reconhecer você, o único Deus verdadeiro, e Jesus, a quem você enviou, como sendo o Cristo ou o Messias.
  • Para que eles possam reconhecer que você é o único Deus verdadeiro e que Jesus Cristo é aquele a quem você enviou. E todas essas traduções o original terá.
  • Com tudo isso, aprendemos que a única maneira pela qual a vida eterna deve ser alcançada é reconhecendo o Deus verdadeiro e a missão divina de Jesus Cristo, ele sendo enviado por Deus para redimir os homens por seu sangue, sendo o autor da salvação eterna. a todos os que assim crêem e guardam conscientemente seus mandamentos.

    Um ditado semelhante a este é encontrado nos Institutos de Menu. Brigoo, o primeiro ser emanado que foi produzido a partir da mente do Deus supremo, e que revelou o conhecimento de sua vontade à humanidade, é representado como se dirigindo à raça humana e dizendo: “De todos os deveres, o principal é adquirir do Os Upanishads (seus escritos sagrados) são um verdadeiro conhecimento de um Deus supremo; essa é a mais exaltada das ciências, porque garante a vida eterna. Pois no conhecimento e adoração de um Deus todas as regras da boa conduta são totalmente compreendidas “. Ver Institutos de Menu, cap. xii. Inst. 85, 87

    Comentário de Thomas Coke

    João 17: 3 . E esta é a vida eterna; Mas, ou agora, esta é a vida eterna, etc. “Agora, o caminho para esta vida eterna, os princípios e as realizações dela, as evidências de direito e título a ela residem, não apenas no seu conhecimento aprovador e fiducial de ti, sob o caráter do único Deus verdadeiro e fiel, em oposição a todos os outros deuses; mas também no mesmo conhecimento de mim, o Salvador ungido, a quem você enviou ao mundo sob o caráter do único verdadeiro mediador, em oposição a todos os outros mediadores ou a outras formas de se aproximar de você, e encontrar aceitação contigo. ” O fato de nosso abençoado Senhor aqui falar do único Deus verdadeiro, distinto dos ídolos, e não com exclusão de si mesmo, aparece do fato de falar de si mesmo como o objeto do mesmo conhecimento fiduciário do Pai, e de suas diferenças distinguindo o Pai, não por nenhum título essencial, mas apenas por seu personagem de escritório, viz. Jesus Cristo, a quem você enviou. E o mesmo apóstolo, que registrou esta oração, diz expressamente sobre Cristo: este é o Deus verdadeiro e a vida eterna, em oposição aos ídolos. Ver 1 João 5: 20-21 .

    Comentário de John Wesley

    E esta é a vida eterna, para que eles te conheçam o único Deus verdadeiro, e Jesus Cristo, a quem enviaste.

    Saber – Por amor, fé santa, você é o único Deus verdadeiro – A única causa e fim de todas as coisas; não excluindo o Filho e o Espírito Santo, assim como o Pai não é excluído de ser o Senhor, 1 Coríntios 8: 6 ; mas os falsos deuses dos pagãos; e Jesus Cristo – como profeta, sacerdote e rei: esta é a vida eterna – é o caminho para a essência da felicidade eterna.

    Referências Cruzadas

    1 Crônicas 28:9 – “E você, meu filho Salomão, reconheça o Deus de seu pai, e sirva-o de todo o coração e espontaneamente, pois o Senhor sonda todos os corações e conhece a motivação dos pensamentos. Se você o buscar, o encontrará, mas, se você o abandonar, ele o rejeitará para sempre.

    2 Crônicas 15:3 – Durante muito tempo Israel esteve sem o verdadeiro Deus, sem sacerdote para ensiná-lo e sem a Lei.

    Salmos 9:10 – Os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois tu, Senhor, jamais abandonas os que te buscam.

    Isaías 48:16 – “Aproximem-se de mim e escutem isto: “Desde o primeiro anúncio não falei secretamente; na hora em que acontecer, estarei ali. ” E agora o Soberano Senhor me enviou, com seu Espírito.

    Isaías 53:11 – Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniqüidade deles.

    Isaías 61:1 – O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros,

    Jeremias 9:23 – Assim diz o Senhor: “Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza,

    Jeremias 10:10 – Mas o Senhor é o Deus verdadeiro; ele é o Deus vivo; o rei eterno. Quando ele se ira, a terra treme; as nações não podem suportar o seu furor.

    Jeremias 31:33 – “Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor: “Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.

    Oséias 6:3 – Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra. “

    Marcos 9:37 – “Quem recebe uma destas crianças em meu nome, está me recebendo; e quem me recebe, não está apenas me recebendo, mas também àquele que me enviou”.

    Lucas 9:48 – Então lhes disse: “Quem recebe esta criança em meu nome, está me recebendo; e quem me recebe, está recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre vocês for o menor, este será o maior”.

    João 3:17 – Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.

    João 3:34 – Pois aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque ele dá o Espírito sem limitações.

    João 5:36 – “Eu tenho um testemunho maior que o de João; a própria obra que o Pai me deu para concluir, e que estou realizando, testemunha que o Pai me enviou.

    João 6:27 – Não trabalhem pela comida que se estraga, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem lhes dará. Deus, o Pai, nele colocou o seu selo de aprovação”.

    João 6:57 – Da mesma forma como o Pai que vive me enviou e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que se alimenta de mim viverá por minha causa.

    João 7:29 – mas eu o conheço porque venho da parte dele, e ele me enviou”.

    João 8:19 – Então lhe perguntaram: “Onde está o seu pai? ” Respondeu Jesus: “Vocês não conhecem nem a mim nem a meu Pai. Se me conhecessem, também conheceriam a meu Pai”.

    João 8:54 – Respondeu Jesus: “Se glorifico a mim mesmo, a minha glória nada significa. Meu Pai, que vocês dizem ser o Deus de vocês, é quem me glorifica.

    João 10:36 – que dizer a respeito daquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo? Então, por que vocês me acusam de blasfêmia porque eu disse: ‘Sou Filho de Deus’?

    João 11:42 – Eu sabia que sempre me ouves, mas disse isso por causa do povo que está aqui, para que creia que tu me enviaste”.

    João 12:49 – Pois não falei por mim mesmo, mas o Pai que me enviou me ordenou o que dizer e o que falar.

    João 14:9 – Jesus respondeu: “Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?

    João 14:26 – Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.

    João 17:25 – “Pai justo, embora o mundo não te conheça, eu te conheço, e estes sabem que me enviaste.

    1 Coríntios 8:4 – Portanto, em relação ao alimento sacrificado aos ídolos, sabemos que o ídolo não significa nada no mundo e que só existe um Deus.

    1 Coríntios 15:34 – Como justos, recuperem o bom senso e parem de pecar; pois alguns há que não têm conhecimento de Deus; digo isso para vergonha de vocês.

    2 Coríntios 4:6 – Pois Deus que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.

    1 Tessalonicenses 1:9 – pois eles mesmos relatam de que maneira vocês nos receberam, como se voltaram para Deus, deixando os ídolos a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro,

    2 Tessalonicenses 1:8 – Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus.

    1 Timóteo 6:15 – a qual Deus fará se cumprir no seu devido tempo. Ele é o bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores,

    Hebreus 8:11 – Ninguém mais ensinará ao seu próximo nem ao seu irmão, dizendo: ‘Conheça ao Senhor’, porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior.

    1 João 4:6 – Nós viemos de Deus, e todo aquele que conhece a Deus nos ouve; mas quem não vem de Deus não nos ouve. Dessa forma reconhecemos o Espírito da verdade e o espírito do erro.

    1 João 4:14 – E vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho para ser o Salvador do mundo.

    1 João 5:11 – E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho.

    1 João 5:11 – E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho.

    1 João 5:20 – Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *