Estudo de João 20:18 – Comentado e Explicado

Maria Madalena correu para anunciar aos discípulos que ela tinha visto o Senhor e contou o que ele lhe tinha falado.
João 20:18

Comentário de E.W. Bullinger

veio = vem.

e disse = dizendo. Grego. apangello. Ver João 4:51 . Mateus 2: 8 . Compare App-121.:6.

visto . Grego. horao. App-133.

Comentário de Adam Clarke

Disse aos discípulos – que ele havia falado essas coisas – São Marcos diz, Marcos 16:11 , que os apóstolos aflitos não podiam acreditar no que ela havia dito. Eles parecem ter considerado isso como um efeito de sua imaginação perturbada.

Comentário de Spurgeon

João 20:18 . Maria Madalena veio e disse aos discípulos que tinha visto o Senhor e que ele havia falado essas coisas com ela.

Ela era uma mulher de verdade – alguém que eles conheciam bem o suficiente para poder confiar nela, e sua testemunha deveria ter acreditado, mas havia algumas que duvidavam.

João 20:19 . Então, no mesmo dia da tarde, sendo o primeiro dia da semana, quando as portas foram fechadas onde os discípulos estavam reunidos por medo dos judeus, vieram Jesus e ficaram no meio, e disseram-lhes: Paz seja convosco.

Como ele chegou lá, não sabíamos, mas as portas não podem trancá-lo. Existe alguma porta entre minha alma e Cristo hoje à noite? Eu me tranquei na câmara da dúvida, desânimo, descrença? Ele pode vir até mim. Enquanto as portas ainda estão fechadas, ele pode aparecer dentro do meu espírito e dizer: “A paz esteja com você. Oh! que ele faria isso! Não clamamos a ele que venha e respire paz sobre nós?

João 20:20 . E quando ele disse isso, mostrou-lhes as mãos e o lado.

Que eles pudessem ter certeza de que era ele – o mesmo que morrera por crucificação – que eles pudessem ver quão íntimo ele estava com eles – familiar – que suas feridas mal curadas deveriam ser vistas por eles.

João 20:20 . Então os discípulos ficaram contentes quando viram o Senhor.

Oh! para tal visão! Há uma profundidade de alegria em um Cristo ressuscitado. Essas feridas pregam paz e alegria.

João 20: 21-23 . Então disse Jesus para eles novamente. A paz esteja convosco: como meu Pai me enviou, também eu vos envio. E quando ele disse isso, ele soprou sobre eles e disse-lhes: Recebi o Espírito Santo. A quem quer que pecareis remetidos, eles são remetidos a eles; e cujos pecados retestes, eles são retidos.

Assim Jesus Cristo apoiou e tornou para sempre verdadeira a sondagem de sua palavra. Declaramos que os pecados dos penitentes são remidos? Eles são remetidos. Em seu nome, somos proibidos de declarar que “quem não crer será condenado”? Assim será. Ele fará com que a palavra que é pronunciada seja verdadeira. Não falaremos sem que nosso Mestre faça com que o enunciado de sua palavra seja mais fácil.

João 20:24 . Mas Tomás, um dos doze, chamado Didymus, não estava com eles quando Jesus veio.

Talvez ele tenha vivido muito longe, ou, sendo bastante lento, ele ficou longe, duvidando, temendo e questionando, e não chegou lá a tempo; de qualquer forma, ele não estava lá. “Não deixes de vos reunir como a maneira de alguns é”, pois será uma perda para vocês, como foi para ele.

João 20:25 . Os outros discípulos disseram-lhe: Vimos o Senhor. Mas ele lhes disse: A menos que eu veja nas suas mãos a impressão das unhas, coloquei o dedo na impressão das unhas e enfiei a mão na lateral do corpo, não acreditarei.

Descrença obstinada e obstinada. Alguns disseram que ele era um homem de bom coração, que investigou a verdade. Eu não vejo isto. Ele não tinha ido ao túmulo, como Pedro e João, para olhar as roupas da sepultura e descobrir que Cristo não estava lá. Ele não parece ter investigado o testemunho de Maria Madalena e dos outros. Ele era tão tacanho quanto poderia muito bem, como acredito que os que duvidam da vida moderna se gabam de sua maravilhosa consideração e liberalidade. Temos apenas sua própria opinião, tenho certeza, sobre esse assunto; e quando um homem toca sua própria trombeta, não há muito nela.

João 20: 26-27 . E depois de oito dias novamente seus discípulos estavam dentro, e Tomé com eles; então veio Jesus, as portas sendo fechadas, e ficou no meio, e disse: Paz seja convosco. Então ele disse a Thomas.

Pois nosso Senhor tem um modo de aplicar pessoalmente sua palavra. Ele cuida da ovelha que está doente e a separa do rebanho, para que possa lidar com ela em sua sabedoria. “Então ele disse a Thomas.”

João 20: 27-28 . Chega aqui o teu dedo, e eis minhas mãos; e alcança a tua mão, e a empurra para o meu lado; e não seja infiel, mas crente. E Thomas respondeu e disse-lhe: Meu Senhor e meu Deus.

E se Thomas colocou o dedo na impressão das unhas ou não, não podemos dizer. Todo mundo pode pensar como ele gosta sobre isso. Ele pode ter feito isso, ou não, mas uma coisa aconteceu: ele “respondeu e disse-lhe: ‘Meu Senhor e meu Deus’”. Ele deu um salto esplêndido das profundezas da dúvida para a rocha firme da confiança. Com dois “meus” abençoados, ele parece agarrar a Cristo com as duas mãos e, em duas grandes palavras, o retrata: “Meu Senhor e meu Deus”.

João 20:29 . Disse-lhe Jesus: Tomé, porque me viste, creste; bem-aventurados os que não viram, e ainda creram.

Essa é a – a verdadeira fé – que não quer apoio e adereços, mas acredita no testemunho de Deus.

João 20: 30-31 . E muitos outros sinais realmente fizeram Jesus na presença de seus discípulos, que não estão escritos neste livro: Mas estes estão escritos para que você acredite que Jesus é o Cristo, o filho de Deus; e que, acreditando que você pode ter vida através o nome dele.

Deus concede que o objetivo de escrever o Novo Testamento possa ser respondido em cada um de nós.

Referências Cruzadas

Mateus 28:10 – Então Jesus lhes disse: “Não tenham medo. Vão dizer a meus irmãos que se dirijam para a Galiléia; lá eles me verão”.

Marcos 16:10 – Ela foi e contou aos que com ele tinham estado; eles estavam lamentando e chorando.

Lucas 24:10 – As que contaram estas coisas aos apóstolos foram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago, e as outras que estavam com elas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *