Estudo de Joel 2:27 – Comentado e Explicado

Sabereis então que estou no meio de Israel, que sou o Senhor, vosso Deus, e que não há outro. E jamais meu povo será confundido.
Joel 2:27

Comentário de Albert Barnes

E sabereis que eu estou no meio de Israel – Deus havia predito a rebelião deles ao abandoná-los, “os problemas” que deveriam “encontrá-los”, e que eles deveriam dizer: “Esses males não caem sobre nós, porque nossos Deus não está entre nós? Deuteronômio 31:17 . Tinha sido a zombaria dos pagãos em sua angústia: “Onde está o Deus deles?” Joel 2:17 . “Agora, pelo cumprimento de Suas promessas e por todos os benefícios de Deus, eles deveriam saber que Ele estava entre eles por graça especial como Seu próprio povo peculiar.” Ainda mais isto deveria ser cumprido pelos cristãos, em cujo coração Ele habita pelo amor e pela graça, e de quem Ele diz: “Onde dois ou três estiverem reunidos em Meu nome, eu estarei no meio deles”. No sentido mais elevado, “Deus estava no meio deles”, no sentido em que “Deus, o Filho, igual a Deus, o Pai, ao tocar Sua divindade, tomou, na verdade da natureza humana, nossa carne. Isso para ver e saber, é glória e felicidade inefável. Por isso, ele repete, e repetindo, confirma o que havia dito: “E meu povo nunca se envergonhará”. Sim, glorioso, magnificado, honrado, serão as pessoas a quem esse Filho foi prometido e de quem Ele nasceu. Glorioso para eles é o que o apóstolo diz: “Ele não tomou sobre si a natureza dos anjos, mas tomou a semente de Abraão”, e essa glória será eterna.

Comentário de E.W. Bullinger

sabereis, etc. Referência ao Pentateuco ( Levítico 26: 11-13 . Deuteronômio 23:14 ). App-92. Compare Ezequiel 37: 26-28 .

Referências Cruzadas

Levítico 26:11 – Estabelecerei a minha habitação entre vocês e não os rejeitarei.

Deuteronômio 23:14 – Pois o Senhor, o seu Deus, anda pelo seu acampamento para protegê-los e entregar-lhes os seus inimigos. O acampamento terá que ser santo, para que ele não veja no meio de vocês alguma coisa desagradável e se afaste de vocês.

Salmos 46:5 – Deus nela está! Não será abalada! Deus vem em seu auxílio desde o romper da manhã.

Salmos 68:18 – Quando subiste em triunfo às alturas, levaste cativo muitos prisioneiros; recebeste homens como dádivas, até mesmo rebeldes, para estabeleceres morada, ó Senhor Deus.

Isaías 12:6 – Gritem bem alto e cantem de alegria, habitantes de Sião, pois grande é o Santo de Israel no meio de vocês”.

Isaías 45:5 – Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro; além de mim não há Deus. Eu o fortalecerei, ainda que você não tenha me admitido,

Isaías 45:18 – Pois assim diz o Senhor, que criou os céus, ele é Deus; que moldou a terra e a fez, ele a fundou; ele não a criou para estar vazia, mas a formou para ser habitada; ele diz: “Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro.

Isaías 45:21 – Declarem o que deve ser, apresentem provas. Que eles juntamente se aconselhem. Quem há muito predisse isto, quem o declarou desde o passado distante? Não fui eu, o Senhor? E não há outro Deus além de mim, um Deus justo e salvador; não há outro além de mim.

Isaías 53:6 – Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.

Ezequiel 37:26 – Farei uma aliança de paz com eles; será uma aliança eterna. Eu os firmarei e os multiplicarei, e porei o meu santuário no meio deles para sempre.

Ezequiel 39:22 – Daquele dia em diante a nação de Israel saberá que eu sou o Senhor, o seu Deus.

Ezequiel 39:28 – Então eles saberão que eu sou o Senhor, o seu Deus, pois, embora os tenha enviado para o exílio entre as nações, eu os reunirei em sua própria terra, sem deixar um único deles para trás.

Joel 2:26 – Vocês comerão até ficarem satisfeitos, e louvarão o nome do Senhor, o seu Deus, que fez maravilhas em favor de vocês; nunca mais o meu povo será humilhado.

Joel 3:17 – “Então vocês saberão que eu sou o Senhor, o seu Deus, que habito em Sião, o meu santo monte. Jerusalém será santa; e estrangeiros jamais a conquistarão”.

Sofonias 3:17 – O Senhor, o seu Deus, está em seu meio, poderoso para salvar. Ele se regozijará em você, com o seu amor a renovará, ele se regozijará em você com brados de alegria”.

2 Coríntios 6:16 – Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: “Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”.

1 Pedro 2:6 – Pois assim é dito na Escritura: “Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e preciosa, e aquele que nela confia jamais será envergonhado”.

Apocalipse 21:3 – Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: “Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *